AUTORA DE “COMIDA DE CRIANÇA” PARTICIPA DO DOMINGO ESPETACULAR, DA TV RECORD

Claudia Lobo2A nutricionista Cláudia Lobo, autora do livro Comida de criança (MG Editores), participa do programa Domingo Espetacular, da TV Record, neste domingo, 26 de outubro. Ela acompanhou a rotina de uma casa em que a mãe tem dificuldade de fazer o filho comer verduras. Assista! O programa começa às 19h20.

“Eu não gosto de salada!”; “Não tô com fome, mãe!”; “Detesto esse negócio verde no meu prato!”; “Por que eu tenho que comer isso?”; “Cadê a batata frita?” Que mãe nunca ouviu essas frases? Numa época em que o apelo do fast-food e a correria do dia a dia dificultam o consumo de alimentos saudáveis, muitas são as batalhas perdidas na conquista da saúde. Resultado: crianças obesas, com sérios problemas clínicos, e mães culpadas. 50066Partindo da própria experiência, de quem conseguiu vencer a obesidade e hoje adota uma dieta saudável, Cláudia mostra no livro que é possível fazer seu filho gostar de alimentos naturais e nutritivos. O segredo? Aliar criatividade e conhecimento para mudar os hábitos alimentares da família.

Cláudia começa o livro com uma afirmação incômoda para as mães, mas totalmente verdadeira: “você é responsável pela qualidade e pela quantidade de comida que seu filho come”. Quando criança, a própria autora sempre teve suas vontades atendidas, só comia o que desejava. Bem intencionada e solícita, a mãe nunca imaginou que pudesse estar contribuindo para um quadro grave de obesidade. “Conto a minha história para ilustrar como é comum esse comportamento nas famílias. E, principalmente, para mostrar como isso acontece por falta desconhecimento”, afirma a nutricionista, que é mãe de dois filhos.

Dividida em cinco partes, a obra aborda os principais problemas do consumo de alimentos processados, explica a importância do consumo regular de proteínas, carboidratos, fibras e outros nutrientes, revela os benefícios do consumo de comida saudável e, principalmente, mostra como montar um cardápio equilibrado e tornar as refeições mais atraentes para as crianças.

“Todo o embasamento científico que apresento no livro é para convencer as mães da importância do que será posto em prática. Para entender a maneira como tudo funciona”, diz Cláudia. A alimentação saudável, explica a nutricionista, não é um ideal utópico, da dona de casa que tem todo o tempo do mundo. “O livro mostra que é possível, mesmo tendo de comer fora de casa, seguir as dicas e orientar a alimentação dos filhos, obtendo resultados e mantendo o bom hábito”, diz.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1241/Comida+de+crian%C3%A7a

ELIZABETH MONTEIRO PARTICIPA DO DOMINGO ESPETACULAR, DA TV RECORD

A psicóloga Elizabeth Monteiro, autora do livro Criando filhos em tempos difíceis – Atitudes e brincadeiras para uma infância feliz (Summus Editorial), participou do programa Domingo Espetacular, da TV Record. Ela falou sobre o comportamento das crianças que discutem com os pais. Assista à reportagem no vídeo abaixo:…..

 ..

Falta de tempo, correria, excesso de trabalho, pouco dinheiro, medo de sair na rua… Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos pais modernos. O resultado? Crianças entediadas, desinteressadas, obesas, carentes e, ao mesmo tempo, sem limites. Como criar filhos em tempos tão difíceis? 10890Para Elizabeth – psicóloga, psicopedagoga e mãe de quatro filhos – participar mais da infância dos filhos é um ótimo estímulo para a saúde. E estar junto deles é fazer coisas que sejam também do interesse da criança. No livro, ela aborda os benefícios do brincar e explica as brincadeiras preferidas pelas crianças em cada fase do desenvolvimento. Fala ainda sobre a “criança difícil” – a que não come, a medrosa, a do contra etc. – e dá dicas para lidar com conflitos.

Elizabeth defende a infância. Para tanto, ela mostra a importância do brincar e das brincadeiras. Ao longo do livro, dividido em 15 capítulos, a psicóloga aborda as diversas fases do desenvolvimento de bebês e crianças, dá dicas práticas sobre educação e comportamento, sugere inúmeras brincadeiras e fala sobre os desafios de criar filhos hoje. “Resgatar a infância de nossos filhos é investir no futuro da civilização”, afirma. Para a autora, as famílias estão passando por várias transformações e as crianças não estão brincando como deveriam.

Segundo a psicóloga, brincar é o melhor remédio para uma criança. A maioria dos pais, diz ela, não imagina até que ponto as brincadeiras ajudam os pequenos e contribuem para que eles sejam adultos criativos e bem-sucedidos. Elizabeth explica também que a criança tem um mundo próprio. “Quanto mais próximos dela estivermos, mais depressa a ajudaremos a compreendê-lo, tomando o cuidado de não impor nossos padrões de adultos”, afirma. Ela esclarece ainda que a criança inicia o desenvolvimento de seu psiquismo já na fase intrauterina, sendo capaz de sentir tudo que a mãe sente. Além disso, diz, o bebê continuará incorporando o clima afetivo do ambiente mesmo depois do nascimento.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1335/Criando+filhos+em+tempos+dif%C3%ADceis

Para conhecer todos os livros da autora pela Summus Editorial, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/busca/elizabeth+monteiro/all/0

 

ELIZABETH MONTEIRO FALA SOBRE A DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA EM ENTREVISTA PARA RECORD E GNT

A psicóloga Elizabeth Monteiro, autora dos livros Criando adolescentes em tempos difíceis, Criando filhos em tempos difíceis e A culpa é da mãe, todos da Summus Editorial, deu duas entrevistas recentes sobre o tema depressão na adolescência.  Acesse os links para ver as entrevistas do programa Domingo Espetacular, da Record, e Saia Justa, da GNT, respectivamente:  http://goo.gl/NaebO (minuto 2:33) e http://goo.gl/e9Vo6.

Numa época em que reina a falta de limites e os jovens são vistos como irresponsáveis, o diálogo entre pais e filhos é fundamental. Para Betty Monteiro, nunca foi tão importante dar exemplos. No livro Criando adolescentes em tempos difíceis, ela revela que o jovem precisa de modelos seguros para enfrentar a árdua etapa da adolescência. Já os pais devem parar de estigmatizar os filhos, oferecendo-lhes a oportunidade de mostrar seu valor. “O objetivo do livro é resgatar a dignidade do adolescente que é discriminado pelos próprios pais”, afirma a autora.

Baseada em sua experiência como psicóloga, psicopedagoga e mãe, a autora fala da necessidade de proteger os adolescentes de ameaças como as drogas e, ao mesmo tempo, incentivar a autonomia deles. O amor parental não é estático. Ele muda com o tempo, conforme os filhos crescem. Por isso, segundo Elizabeth, os pais precisam atualizar seu modo de sentir e amar os adolescentes.

O livro é resultado de um trabalho que durou seis anos. Nesse período, ela colheu experiências em seu consultório e observou, em diferentes lugares e momentos, o comportamento de pais e adolescentes. “Trata-se de uma constatação de tudo que eu vivo”, revela a psicóloga.

Sem fórmulas mágicas e com uma linguagem leve, a autora estabelece com pais e educadores um diálogo amplo e profícuo, abordando temas como sexualidade, irmãos, amizades, aprendizagem, futuro profissional e distúrbios físicos e psicológicos comuns na puberdade. Para mostrar a fragilidade do adolescente, ela incluiu na obra trechos de poemas de Fernando Rinaldi escritos quando ele tinha 16 anos. A autora acompanhou o desenvolvimento do jovem, que hoje tem 18 anos, desde a infância, quando ele já demonstrava paixão pela literatura.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1191/Criando+adolescentes+em+tempos+dif%C3%ADceis

AUTORA DA SUMMUS PARTICIPA DO DOMINGO ESPETACULAR, DA TV RECORD

A psicanalista Anna Mehoudar foi entrevistada pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record, neste domingo, dia 11 de novembro. Ela falou sobre a importância do bom humor na gravidez no quadro “A família Faro vai aumentar”, que está acompanhando a gravidez da atriz e apresentadora Vera Viel, mulher de Rodrigo Faro. No livro Da gravidez aos cuidados com o bebê, recém-lançado pela Summus Editorial, Anna aborda aspectos físicos e psicológicos da gestação e dos primeiros meses com o bebê. Acesse o link para ver a reportagem: http://goo.gl/4UgJX

Voltada para o parto humanizado e a atenção global à gestante e à família, a obra tem caráter prático e cobre uma vasta gama de assuntos. O leitor encontrará informações imprescindíveis sobre as diferentes fases do processo gestacional – das roupinhas que devem ser levadas à maternidade aos sinais de atenção para a depressão pós-parto; dos direitos da gestante às vacinas recomendadas. Tudo permeado pelo olhar experiente de quem já acolheu milhares de pais e mães e realiza um trabalho com obstetras, pediatras, enfermeiros e psicólogos.

Dividida em oito capítulos, a obra responde a perguntas e inquietações frequentes em reuniões de preparo para o parto e cuidados com o bebê. No capítulo “A gravidez: tempo de espera”, a psicanalista fala do tempo provável de gestação, da gravidez e da sexualidade, do pré-natal, da evolução em cada trimestre e dos sinais de desconforto e alerta. Em “O parto: uma passagem”, Anna destaca passo a passo um plano de parto, dos sinais de aproximação e confirmação do trabalho de parto aos estágios do processo de nascimento. Já em “O pós-parto: novos tempos”, ela esclarece as dúvidas mais comuns sobre as primeiras horas de vida do bebê e aborda aspectos psicológicos do pós-parto, ressaltando quando é necessário pedir ajuda profissional.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro//Da+gravidez+aos+cuidados+com+o+bebê