NOITE DE AUTÓGRAFOS DE “VELHICE – UMA NOVA PAISAGEM” FOI UM SUCESSO

Maria Celia de Abreu recebeu amigos e convidados no lançamento de seu livro Velhice – Uma nova paisagem, da Editora Ágora. A noite de autógrafos ocorreu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Confira abaixo alguns momentos do evento:

MCelia PalestraDSCN0081DSCN0083DSCN0084

 

 

 

DSCN0085DSCN0087DSCN0088

DSCN0089DSCN0091DSCN0092

DSCN0093DSCN0094DSCN0098

DSCN0108DSCN0110DSCN0113

DSCN0116MCelia MAdelaide

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

……………

20199

 

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro//Velhice

ODIR CUNHA LANÇA “LIÇÕES DE JORNALISMO” NA LIVRARIA DA VILA, NO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS

A Summus Editorial e a Livraria da Vila (Shopping Pátio Higienópolis-SP) promovem no dia 14 de março, terça-feira, das 18h30 às 21h30, o lançamento do livro Lições de jornalismo, do premiado jornalista e escritor Odir Cunha. A livraria fica no Shopping Pátio Higienópolis, piso Pacaembu (Av. Higienópolis, 618 – São Paulo).

Os profissionais mais críticos dizem que o jornalismo morreu. Não para os jovens que continuam encantados com a profissão. Embora tenham pouca ou nenhuma ideia do que fazer e por onde começar no jornalismo, eles ainda veem a profissão como uma forma de mudar o mundo. É para esses jovens que o premiado jornalista e escritor Odir Cunha escreveu o livro Lições de jornalismo, lançamento da Summus Editorial.

Com mais de 40 anos de profissão e passagem pelas grandes mídias, o autor reuniu 60 histórias valiosas de lições que aprendeu ao longo de sua carreira. São relatos de um profissional que desenvolveu seu talento, respeitando e lapidando qualidades essenciais para quem sonha com a profissão.

“O fato de não ter permanecido muitos anos em uma mesma empresa e de não ter me dedicado à mesma tarefa jornalística acabou por me dar, acredito, uma vivência enriquecedora em várias mídias: do jornal diário às revistas, às rádios, às tevês e à internet, sem contar os livros, para mim também uma forma de fazer jornalismo”, afirma Cunha, que tem 27 obras publicadas.

Ganhador de dois Prêmios Esso e três da Associação Paulista dos Críticos de Arte, Odir estabelece um diálogo franco e amigável com o leitor em suas lições. Para ele, a primeira qualidade de um jornalista é a humildade – essencial para aprender com os outros, para ser educado até com os arrogantes e para se colocar no lugar de um mero instrumento entre a notícia e o público. “Sem a consciência das próprias limitações e a vontade de trabalhar, humildemente, para superá-las, não se chega a lugar nenhum na profissão”, afirma.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1461/9788532310590
 

Lições de jornalismo

‘MARIA CELIA DE ABREU LANÇA LIVRO’

Velhice – Uma nova paisagem” é o livro da psicóloga Dra. Maria Celia de Abreu publicado pela Editora Ágora, com lançamento marcado para o dia 13 de março, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo. A obra traz  novos conceitos sobre o envelhecimento, além de  muitas informações para viver essa fase da maturidade com mais sabedoria e qualidade de vida. Dia 13, às 18h30, a autora faz palestra sobre o tema do livro e, em seguida, autografa os exemplares.

Publicado no Blog do Ideac em 19/02/2017: https://ideacblog.wordpress.com/2017/02/19/maria-celia-de-abreu-lanca-livro/

Velhice - uma nova paisagem

WILSON CASTELLO DE ALMEIDA AUTOGRAFA O LIVRO “ELOGIO A JACQUES LACAN” NA LIVRARIA DA VILA, EM SÃO PAULO

A Summus Editorial e a Livraria da Vila (Vila Madalena – SP) promovem no dia 6 de março, segunda-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Elogio a Jacques Lacan. O psiquiatra Wilson Castello de Almeida, autor da obra, receberá os convidados no piso térreo da livraria, que fica na Rua Fradique Coutinho, 915 – Piso Térreo – Vila Madalena, São Paulo.

Jacques-Marie Émile Lacan (1901-1981) foi presença heroica para a união contemporânea da psicanálise com a psiquiatria. No livro, Almeida apresenta uma visão geral, ampla e apaixonada da vida e do pensamento do psiquiatra. Segundo o autor, a afirmação imperativa de Lacan – “o psicanalista não deve recuar diante da psicose” – é compreendida como convocação para se ter coragem intelectual de aprofundar-se no estudo teórico e clínico da psicopatologia com rigor e ética.  “Cabe ao psiquiatra o destemor para ampliar sua prática, formando-se em outra dimensão do conhecimento sem precisar renegar a sua origem médica”, afirma o autor.

Ao longo da obra, o psicoterapeuta ressalta os elementos que sustentam as ideias de Lacan sobre a psicose e sua repercussão na clínica psiquiátrica, com destaque para dois casos: Schreber e Joyce. “O meu papel é o do médico, psicoterapeuta com formação em psiquiatria, psicodrama e psicanálise, que se entusiasmou pelo Lacan, também médico, que nunca se afastou da psiquiatria, abrindo, entretanto, espaço para filósofos e não filósofos na compreensão da psicanálise”, diz Wilson.

Em suas leituras, o autor afirma ter detectado os três lados de Lacan: o filósofo, o retórico e o clínico – capaz de ver e ler a psicanálise de outro modo. Segundo ele, Lacan é aquele que tira a psiquiatria do limbo das especulações inúteis do “achismo” para dar a ela novo movimento, conforme a evolução das ciências contemporâneas, atrelando-a à psicanálise, que ele relê e enriquece com sua visão criativa.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1459/Elogio+a+Jacques+Lacan

Elogio a Jacques Lacan

ANDRÉ TRINDADE AUTOGRAFA O LIVRO “MAPAS DO CORPO” NA LIVRARIA CULTURA DO SHOP. IGUATEMI

A Summus Editorial e a Livraria Cultura – Shopping Iguatemi (São Paulo) promovem no dia 22 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h30, o lançamento do livro Mapas do corpo – Educação postural de crianças e adolescentes, do psicólogo e psicomotrista André Trindade. O autor receberá os convidados para sessão de autógrafos na livraria, que fica Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Piso 3, Jd. Paulistano – SP. 

Pesquisador e estudioso na área da educação postural, André Trindade conhece bem o caminho para o desenvolvimento humano. Ligado à área do movimento, domina a arte de orientar crianças e adolescentes a adquirir e manter uma boa postura. Em seu livro, que conta com prefácio de Rosely Sayão, ele resume sua experiência de mais de 20 anos de trabalho em escolas e no consultório.

Com muitas ilustrações – de autoria do próprio autor –, desenhos e fotografias, o livro aborda a infância e a adolescência – dos 3 aos 16 anos – do ponto de vista do corpo, da postura e do movimento. “A leitura visual do livro é um gancho para os adolescentes e os desenhos servem de roteiro para serem compartilhados com as crianças”, reflete Trindade.

Com objetividade, o autor trata dos temas e dos desafios da educação enfrentados pelos professores e pelos pais, como a falta de concentração dos alunos, o aumento da violência, a desorganização postural e o impacto do mundo virtual e da internet. E propõe soluções práticas, mediante a inclusão do corpo e do movimento no cotidiano de crianças e jovens. A ideia é que pais e educadores apliquem os conhecimentos adquiridos no dia a dia de seus filhos e alunos.

Dividida em sete partes, a obra aborda, entre outros temas, a linguagem corporal, a pele, os ossos, músculos e articulações e o que o autor denomina “Mapas do corpo” – conjunto de referências capazes de determinar distâncias, direções e ligações entre as partes do corpo, a fim de facilitar o movimento coordenado. Ao longo do livro, o autor compartilha com os leitores dezenas de atividades para estimular a boa postura, a flexibilidade, a autoconfiança e o prazer da brincadeira.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1458/Mapas+do+corpo

convite-eletronico2-sp-mapas-do-corpo

 

DENISE DE CASTRO AUTOGRAFA “O MÉTODO CORPO INTENÇÃO” NA LIVRARIA DA VILA, EM SÃO PAULO

Denise de Castro em noite de autógrafos de seu livro recém-lançado pela Summus Editorial, O método Corpo Intenção - Uma terapia corporal da prática à teoria.       O evento ocorreu no dia 27 de outubro, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis.

carlos-eduardo-correa-caca-importante-pediatra-com-abordagem-humanizada-para-atendimento-de-bebes-e-criancas-com-a-autora-denise-de-castrotadeu-jungle-diretor-de-cinema-e-tv-e-autora-denise-de-castroo-empresario-hugo-bethlem-e-esposa-laura-bethlem-com-denise-de-castro

marco-aurelio-nogueira-cientista-politico-e-sua-esposa-peia-souza-dias-educadora-ao-lado-da-autora-denise-de-castrojorge-khun-e-ginecologista-e-obstetra-referencia-do-parto-humanizado-e-a-autora-denise-de-castrojayme-garfinkel-presidente-do-conselho-de-administracao-da-porto-seguro-s-a-e-sua-mulher-monica-sampaio-com-a-autora-do-livro-denise-de-castro
rafael-terpins-fez-a-ilustracao-do-livro-ao-lado-da-autora-denise-de-castroa-filosofa-e-terapeuta-regina-favre-com-denise-de-castro

 

 

 

 

 

 

 
………………………..

 

…..

 

…………………………

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/9788532310521

 

 

 

JOSÉ OSVALDO ALBANO DO AMARANTE AUTOGRAFA O LIVRO “OS SEGREDOS DO GIM” NO SUBASTOR, EM SÃO PAULO

A Mescla Editorial e o bar SubAstor, em São Paulo, promovem no dia 7 de novembro, segunda-feira, das 19h às 23h, a noite de autógrafos do livro Os segredos do gim, de José Osvaldo Albano do Amarante, um dos maiores especialistas em bebidas do país. Seu novo livro reúne todas as informações sobre a produção e o consumo do gim no Brasil e no exterior. A obra é resultado de um trabalho de mais de 25 anos, incluindo pesquisas, degustações e visitas a bares especializados na bebida. Os convidados serão recebidos no bar, que fica Rua Delfina, 163, Vila Madalena, São Paulo – SP.

Segundo Amarante – que é também autor dos livros Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados e Queijos do Brasil e do mundo para iniciantes e apreciadores, ambos da Mescla Editorial –, a primeira data de que se tem registro na produção de gim foi no início do século XVII, na Holanda. Mais tarde, a bebida chegou ao Reino Unido, levada pelos britânicos que formaram as tropas que lutaram na Holanda durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). “A bebida fez imenso sucesso no Reino Unido, em particular na Inglaterra, razão pela qual hoje é considerada a pátria do gim”, complementa o autor.

“O Reino Unido é um dos principais fabricantes de gim e a casa do gim tipo London gin”, afirma o autor.  Segundo ele, em 2014, existiam 202 destilarias registradas no estado, sendo 134 na Escócia, 61 na Inglaterra, seis no País de Gales e uma na Irlanda do Norte. Essa grande concentração de destilarias, diz ele, deve-se ao fato de as grandes empresas do setor terem optado por consolidar, na Escócia, as indústrias do uísque escocês, do gim e da vodca, obtendo uma maior economia de escala. Ele revela ainda que, em 2013, foram exportadas do Reino Unido 139 milhões de garrafas de gim de 750 ml.

Ao traçar o panorama mundial da bebida, o autor mostra também que as Filipinas são o maior mercado de gim do mundo, com consumo de cerca de 50 milhões de caixas de 9 litros. Esse volume, diz ele, representa cerca de 40% de todo o mercado mundial de gim e o consumo doméstico é dominado pela produção local (98%). “A destilaria filipina San Miguel é, de longe, a marca mais importante, com produção de 22 milhões de caixas de 9 litros, equivalendo a 62% do mercado”, afirma o especialista.

Para saber mais sobre o livro, acesse http://www.gruposummus.com.br/mescla/livro/9788588641464

Noite de autógrafos do livro Os segredos do gim

ROSANE RODRIGUES AUTOGRAFA “TEATRO DE REPRISE” NA LIVRARIA DA VILA DO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS (SP)

A Editora Ágora e a Livraria da Vila (Shopping Pátio Higienópolis-SP) promovem no dia 28 de setembro, quarta-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Teatro de reprise – Improvisando com e para grupos. A psicodramatista Rosane Rodrigues receberá amigos e convidados na livraria, que fica no Shopping Pátio Higienópolis, piso Pacaembu (Av. Higienópolis, 618 – São Paulo).

Em 1993, quando surgiu o Teatro de Reprise, na cidade de São Paulo, inspirado no Playback Theatre americano (1975) de Jonathan Fox, o Grupo Reprise estabeleceu uma relevante inovação no cenário sociopsicodramático e nas artes cênicas do Brasil. Na ocasião, o movimento psicodramático brasileiro buscava o entendimento da linguagem cênica e a aceitação da potência estética contida nas intervenções sociais, com foco nos grupos e em sua sociodinâmica. A trajetória dessa metodologia brasileira que interage com o público de maneira improvisada é o tema do livro.

Usando o Playback Theatre como base de comparação, a autora, que ajudou a criar a metodologia do Teatro de Reprise, busca refletir sobre como acontece o processo de transformação, o aprofundamento de temas e até a aprendizagem mútua, na coconstrução e corresponsabilização propiciadas pela metodologia, por meio da mobilização do coconsciente e do coinconsciente grupais.

Na avaliação de Rosane, o Teatro de Reprise, alinhado com os princípios sociopsicodramáticos da inclusão e da alegria, contribui para um dos grandes desafios atuais da nossa sociedade: retomar a noção de que somos seres grupais, de que temos de construir coletivamente os nossos caminhos em contraposição ao individualismo e ao consumismo, além de prevenir uma violência sempre existente em grupos humanos, cada vez mais perigosa e poderosa.

“Espero ter contribuído para diminuir a distância entre a psicologia e a arte, de tal forma que os artistas possam estudar seus personagens como ressonâncias estéticas e não somente pelo viés racional ou da mistura com seus preconceitos, principalmente com os doentes mentais. Cada um de nós tem qualquer grau de loucura que nos torna mais ricos e diferentes uns dos outros, e, na medida do possível, não devemos temer nossos monstros e sombras, mas dialogar metaforicamente com eles”, conclui.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1444/Teatro+de+reprise

teatro-de-reprise

NOITE DE AUTÓGRAFOS DE “PSICODRAMA COM CASAIS” NA LIVRARIA DA VILA, SP

A Editora Ágora e a Livraria da Vila (Al. Lorena-São Paulo) promovem no dia 23 de agosto, terça-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Psicodrama com casais. A organizadora da obra, Gisela Castanho, e os autores receberão amigos e convidados no piso térreo da livraria, que fica na Al. Lorena, 1.731, nos Jardins, em São Paulo.

Desde o começo do namoro, os casais formam um tecido relacional, que é a base do casamento. Esse tecido é feito de afetos, escolhas, reações e decisões. Cada relacionamento tem suas características, tecendo-se na convivência uma trama peculiar. O papel da terapia de casal é cuidar desse tecido, que às vezes fica esgarçado e quase se rompe. No livro Psicodrama com casais, lançamento da Editora Ágora, psicodramatistas compartilham suas experiências no atendimento de casais, indagando e refletindo sobre amor e conjugalidade. Organizada pela psicoterapeuta Gisela Castanho, a obra aborda temas como dificuldades sexuais, infidelidade, relações de poder, dinheiro, impasses e conflitos conjugais – todos sob a ótica moreniana e com base na prática clínica com casais em consultórios, instituições e comunidades.

Dividido em três partes, o livro tem 11 capítulos escritos por psicodramatistas com experiências diversas e vários exemplos de práticas clínicas. Questões como a difícil arte de viver a dois, a mulher ferida e a síndrome de Estocolmo, infidelidade e o dilema entre desejo e compromisso, terapia de casal e perda ambígua, a abordagem psicodramática das dificuldades sexuais e os problemas do vínculo conjugal na atualidade são apresentadas e avaliadas pelos especialistas.

Os casos apresentados pelos autores revelam que a terapia é solicitada em função de dificuldades consideradas insolúveis, pois os recursos do casal estão quase esgotados ao chegarem à sessão inicial. Cada um dos cônjuges pensa que a intervenção do terapeuta pode modificar a situação a seu favor e fica temeroso ao que lhe pareça desfavorável. As respostas do terapeuta são passíveis de ser deturpadas pela expectativa dos cônjuges. “Interessa a ambos influenciar o julgamento dele e, se puderem, tê-lo como aliado”, afirma Gisela.

Os exemplos ilustrados na obra mostram que a relação conjugal é um sistema que se auto-organiza e tem alto grau de estabilidade dinâmica. Dessa forma, sofre flutuações contínuas, múltiplas e interdependentes. “O casal saudável é um casal flexível”, diz a organizadora. Segundo ela, a terapia de casal busca desvelar a trama oculta das inter-relações pela qual os problemas se manifestam e bloqueiam a espontaneidade e a criatividade promotoras de saúde.

Para saber mais sobre a obra, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1443/Psicodrama+com+casais

Psicodrama com casais

 

MG EDITORES LANÇA “DOENÇA DE ALZHEIMER – O GUIA COMPLETO”

Renomados pelo conhecimento nessa área, os médicos Judes Poirier e
Serge Gauthier apresentam no livro uma visão geral dos últimos avanços médicos e científicos, as causas e os tratamentos do Alzheimer. Eles abordam também as formas de prevenção que vêm sendo desenvolvidas e os hábitos e estilos de vida que foram validados cientificamente e podem desacelerar ou impedir a progressão sintomática da doença.

50121Pesquisas recentes revelam que até 2030 o número de idosos no Brasil será maior do que o de crianças e adolescentes – e será comum passar dos 80 anos de idade. Se de um lado o aumento da longevidade representa uma vitória, de outro traz consequências. Em 2015, 44 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com a doença de Alzheimer. No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de pessoas com a doença, sendo dois terços delas mulheres. Por conta desse prognóstico, os médicos canadenses Judes Poirier e Serge Gauthier, um dos maiores especialistas no tema atualmente, se debruçaram em estudos científicos realizados nas últimas décadas para trazer informações multidisciplinares e atualizadas sobre esse mal, abordando aspectos fundamentais, como genética, fatores de risco, diagnóstico, progressão da doença, tratamentos e prevenção. O resultado está no livro Doença de Alzheimer – O guia completo, lançamento da MG Editores, uma obra ricamente ilustrada, escrita em linguagem didática, mas de maneira direta e rigorosa.

Na avaliação dos professores, o Alzheimer é muito mais do que uma enfermidade que afeta a memória. Desenvolve-se lentamente nas pessoas acima de 65 anos e atinge várias regiões do cérebro, onde estão situados a memória, o aprendizado, o discernimento, as emoções e até mesmo o movimento. “E o fato é que os primeiros filhos do baby boom, os adultos em idade avançada que nasceram após a Segunda Guerra Mundial, acabaram de completar 65 anos – idade em que a prevalência da doença de Alzheimer começa a crescer quase de forma exponencial”, complementam.

Dividida em nove capítulos, a obra oferece uma análise detalhada do estado atual do distúrbio, de sua progressão ao longo do tempo e dos esforços que vêm sendo feitos por várias equipes médicas para desacelerar seu avanço ou efetivamente controlar alguns de seus sintomas mais problemáticos. Segundo os autores, o objetivo é desmistificar a doença como um todo e responder às perguntas mais comuns feitas por pacientes ou seus familiares. Ao longo do livro, os autores abordam os últimos avanços médicos e científicos, as causas e os tratamentos da doença e as formas de prevenção que vêm sendo desenvolvidas, além de hábitos e estilos de vida, validados cientificamente, que podem desacelerar ou impedir sua progressão sintomática. Segundo eles, entre os muitos fatores discutidos estão a dieta e a atividade física, duas escolhas pessoais que não requerem receita nem consulta médica.

“Entendemos a doença muito melhor do que há cinco anos. Passamos da fase em que diagnosticar a doença era difícil, avançando para a etapa de desenvolver estratégias de prevenção sofisticadas”, avaliam os especialistas, destacando que é justamente essa nova compreensão das causas e dos tratamentos que querem compartilhar com os leitores de maneira menos técnica e mais acessível.

Os autores 

Serge Gauthier é professor titular de Psiquiatria, Neurologia, Neurocirurgia e Medicina na Universidade McGill. Dirige a unidade de pesquisa em doença de Alzheimer no Centro de Estudos de Envelhecimento da mesma instituição. É internacionalmente reconhecido por sua profícua contribuição ao desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e de tratamento para os pacientes com Alzheimer.  Judes Poirier é professor titular de Medicina e Psiquiatria na Universidade McGill. Dirige a unidade de neurologia biomolecular do Douglas Mental Health University Institute, em Montreal. Pioneiro na pesquisa biomédica sobre as causas e os tratamentos das doenças de Alzheimer e Parkinson e autor de inúmeros artigos e capítulos de livros, é conhecido internacionalmente por suas contribuições científicas nessas áreas. Também é especialista internacional na biologia do envelhecimento normal e de centenários.

_________________________________________________________________________

À venda nas melhores livrarias,
pelo site do Grupo Summus (
http://www.gruposummus.com.br/mg/livro/1446/9788572551212
ou pela Amazon.com.br (http://amzn.to/2bcHRfE
)
_________________________________________________________________________