REVISTA VIVA SAÚDE SUGERE A LEITURA DO LIVRO “GLAUCOMA”

A edição de novembro da revista Viva Saúde deu destaque para o livro Glaucoma (MG Editores), do professor Remo Susanna Jr., um dos maiores especialistas mundiais da doença.  Em nota, a publicação alerta para o número crescente de portadores. A cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo. Leia a íntegra: http://goo.gl/OOwWct

O glaucoma é uma doença assintomática que, aos poucos, ceifa a visão do paciente, podendo levá-lo à cegueira total e irreversível. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60 milhões de pessoas tinham glaucoma em 2010. Esse número chegará a 80 milhões em 2020. No Brasil, não há estatísticas populacionais sobre a doença, mas estima-se que existam mais de 1 milhão de portadores. Os números são alarmantes, mas há dados ainda piores. Boa parte dos doentes em estágio avançado teria chances de evitar a cegueira se tivesse sido diagnosticado a tempo e recebido o tratamento adequado. Até mesmo nos países desenvolvidos, 50% dos indivíduos afetados não receberam o diagnóstico nem estão em tratamento. Metade deles, no entanto, fez exames oftalmológicos nos últimos dois anos.

No livro, o professor Susanna traz informações claras e precisas para portadores e seus familiares. Ele oferece definições importantes sobre o glaucoma, explica os mitos mais comuns relacionados à doença, aborda os principais tipos de tratamento e oferece recursos para melhorar a deficiência visual decorrente do problema.

“O glaucoma é considerado o mais astuto ladrão da visão, que não respeita classe social, sexo e raça, sendo a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Quando o paciente percebe que algo não vai bem com a sua visão, a extensão da lesão já é enorme e o glaucoma encontra-se em fase avançada”, explica o autor, destacando que 2% a 4% da população acima de 40 anos têm a doença.

O principal objetivo do livro, único no país sobre o tema, é oferecer ao leitor dados que lhe permitam entender e lidar melhor com o glaucoma. “Com esse conhecimento, o paciente poderá interagir com seu médico e estabelecer com ele uma parceria indispensável para o controle do glaucoma, evitando a progressão da doença”, afirma o professor Susanna

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro//Glaucoma

 

REVISTA VIVA SAÚDE DESTACA O LIVRO “MEDICINA E MEDITAÇÃO”

A edição de março da revista Viva Saúde deu destaque para o livro Medicina e meditação (MG Editores), do médico Roberto Cardoso. A reportagem, intitulada “Acalme a mente com a meditação”, afirma que pesquisas científicas comprovam que a meditação combate diversas doenças físicas e mentais. Clique para saber mais sobre o livroEm seu livro, Cardoso mostra com precisão várias técnicas de meditação e os seus benefícios para a saúde. Sem qualquer orientação religiosa, filosófica ou moral, trata-se de uma obra para ler, aprender e praticar. Leia reportagem: http://goo.gl/Bm4qz

Em terceira edição revista e atualizada, a obra revela que a meditação é acessível mesmo àqueles que não querem praticar rituais para aprendê-la. Grande pesquisador do assunto, o autor explica os benefícios da prática e ensina, em linguagem direta e envolvente, diversos tipos de meditação que podem ser aplicados no dia a dia.

Embasada em pesquisas de ponta, a obra já conquistou projeção internacional e tem sido fonte para elaboração de teses de pós-graduação e artigos científicos em vários países. “A definição operacional da meditação ganhou o mundo”, complementa o autor. Dirigida tanto às pessoas que já praticam alguma forma de meditação como àquelas que gostariam de conhecer melhor o tema, a nova edição traz novidades científicas e amplia as técnicas meditativas. Estudioso e praticante do método há mais de trinta  anos, Cardoso conta tudo que aprendeu; alia conhecimentos teóricos, prazer pessoal e experiência didática, tratando a meditação como um tema de saúde e apresentando os benefícios do método.

Com base em estudos e artigos publicados, o autor explica o que é meditação e o bem que faz à saúde, além de ensinar várias técnicas, incluindo as melhores posições para a prática, os cuidados com a respiração e as dificuldades iniciais. Explica, ainda, os efeitos psicofísicos da

meditação e seus possíveis usos terapêuticos. Além disso, apresenta a alternativa de meditar caminhando para aqueles que não conseguem se imaginar sentados, imóveis.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1248