AUTORAS DO LIVRO FONOAUDIOLOGIA EM CONTEXTOS GRUPAIS AUTOGRAFAM EM CURITIBA

A Plexus Editora e as Livrarias Curitiba promovem no dia 29 de novembro, quinta-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Fonoaudiologia em contextos grupais. A obra, organizada pelas fonoaudiólogas Ana Paula Berberian e Ana Paula Santana, contribui para a sistematização consistente e fundamentada de abordagens grupais fonoaudiológicas em diferentes contextos. A livraria fica no Shopping Barigui (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Lj.T17,   Barigui, Curitiba).

A obra reúne estudos e experiências de vários autores, abrangendo diversas facetas da profissão – do atendimento a crianças com dificuldades de linguagem à intervenção com idosos.

Dividido em onze capítulos, o livro revela que o trabalho com grupos tem se mostrado um importante dispositivo para a concretização dos propósitos da fonoaudiologia nos seus diversos espaços de atuação. “Pretendemos oferecer elementos que permitam compreender aspectos atrelados ao uso limitado do atendimento e também contribuam para a sistematização de abordagens grupais fonoaudiológicas que incidam sobre diferentes aspectos, grupos sociais e contextos institucionais”, afirmam as organizadoras.

Ao longo da obra, os autores abordam várias propostas de intervenção grupal, assentadas em distintos pressupostos teóricos. São reflexões e intervenções que focalizam terapeuticamente desde o atraso na aquisição e no desenvolvimento da linguagem oral, as dificuldades linguísticas impostas pela surdez, as dificuldades de leitura e escrita de adolescentes, as alterações de motricidade orofacial, as alterações vocais e as disfagias decorrentes de patologias neurológicas até a linguagem de idosos e a intervenção com familiares e trabalhadores.

Na avaliação das organizadoras, a divulgação, o debate e o aprofundamento das práticas fonoaudiológicas grupais que vêm sendo desenvolvidas são uma precondição para suprir uma lacuna de formação e de atuação dos profissionais da área, em especial os que trabalham em instituições de saúde e educação. “A constituição de grupos em torno de interesses, propostas e objetivos comuns potencializa a realização de projetos que, se individualmente são difíceis ou impossíveis de ser efetivados, tornam-se uma realidade em grupo”, complementam as organizadoras.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1319/Fonoaudiologia+em+contextos+grupais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>