QUAL É O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO EM 2013?

A professora Silvia Colello, autora de A escola que não ensina a escrever (Summus Editorial), responde a questão em vídeo produzido pela revista Educação para a TV UOL. Professores, pesquisadores, representantes de movimentos sociais falam sobre os desafios da área. Assista a seguir:

 

Em seu livro, Silvia, que é professora da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do Geal, (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento), chama a atenção para as falhas didáticas e as tendências pedagógicas viciadas nas escolas. Segundo ela, compreender esse processo é o caminho para a constituição de um sujeito “senhor de sua própria palavra” no contexto de uma escola que efetivamente ensine a escrever.

Diante das metas de erradicação do analfabetismo e da necessidade de superar o baixo nível de letramento no país, o tema do ensino da língua escrita é sempre oportuno e o livro trata de um despertar pedagógico para o qual todos os educadores estão convocados. “Mais do que escrever corretamente, a alfabetização deveria proporcionar ao sujeito a oportunidade de se aventurar na língua para dialogar com os outros, libertar o pensamento e compreender o mundo”, afirma a autora.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro//Escola+que+(n%C3%A3o)+ensina+a+escrever,+A

Para conhecer todos os títulos da autora publicados pela Summus Editorial, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/autor//Silvia+M.+Gasparian+Colello

Uma ideia sobre “QUAL É O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO EM 2013?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*