LIVROS DE GESTALT TÊM NOVA DATA DE LANÇAMENTO

A sessão de autógrafos do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus Editorial), que seria realizada no dia 22 de junho e foi cancelada em virtude das manifestações realizadas na Avenida Paulista no mesmo dia, já tem nova data marcada: dia 24 de julho de 2013, no mesmo local (Livraria Martins Fontes Paulista), das 18h30 às 21h30. Na mesma ocasião, será realizada uma nova sessão de autógrafos do livro Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas (Summus Editorial), cuja realização também foi prejudicada em função das manifestações. O evento acontecerá no auditório da livraria (piso superior), que fica na  Av. Paulista, 509, São Paulo, próximo à estação Brigadeiro do metrô, com estacionamento conveniado.

A prática clínica da Gestalt-terapia cresce a olhos vistos, e cada vez mais são necessárias leituras e produções que auxiliem o leitor – seja ele profissional ou estudante de psicologia – a compreender melhor o universo do adolescente. No livro A clínica gestáltica com adolescentes – Caminhos clínicos e institucionais, organizado pela psicóloga Rosana Zanella, autores engajados e atuantes relatam suas experiências no campo educacional, institucional e na clínica, tecendo reflexões e trazendo novas possibilidades de intervenção. Entre os temas abordados na obra estão transtorno de conduta, conflitos com a lei, bullying, orientação profissional e o papel da família durante o tratamento.

“A prática clínica da Gestalt-terapia vem crescendo, o que exige de nós novas leituras e produções que auxiliem o profissional e o estudante de psicologia a compreender melhor o público adolescente. A prática clínica com esse público é singular”, avalia a psicóloga, destacando a importância de ferramentas como filmes, arte, jogos, diálogos e orientação aos pais. Segundo ela, o adolescente necessita de recursos diferentes dos utilizados na clínica com crianças para expressar sentimentos, inquietações e tudo que possa ser compartilhado em psicoterapia.

Já a obra Gestalt-terapia – Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas, primeiro volume da coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, oferece à comunidade gestáltica informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível.

Organizada pelas psicólogas Lilian Meyer Frazão e Karina Okajima Fukumitsu, o livro traz de forma didática as bases filosóficas e teóricas sobre as quais se desenvolve a abordagem gestáltica. Sua característica principal é articular de modo coerente a visão de homem da Gestalt-terapia e seus fundamentos epistemológicos. “Os capítulos foram cuidadosamente escritos para que fossem enfatizados tanto as influências teóricas que fundamentam a abordagem gestáltica quanto seus influenciadores”, afirmam as organizadoras. Entre os temas abordados estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.

Clique na imagem abaixo para visualizar o convite em tamanho maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*