AUTOR DE A TV NO ARMÁRIO FALA SOBRE PERSONAGENS GAYS DA TV

Em entrevista ao jornal A Gazeta do Espírito Santo, o jornalista Irineu Ramos Ribeiro, autor do livro A TV no armário (Edições GLS), criticou a postura da TV Globo em relação aos personagens gays das novelas. Segundo ele, a emissora acertou no folhetim “Insensato Coração”, mas retrocedeu em “Fina Estampa”. “É uma relação de poder. A Globo foi acusada de levantar a bandeira gay [em Insensato Coração]. Mesmo não concordando com as reações, ela precisava ceder para aliviar a pressão. Assim, em Fina Estampa havia só o Crô, um gay caricato que não oferece ameaça e é mais aceitável”, afirma. Leia a reportagem: http://goo.gl/cHJe4

Para Ribeiro, a mídia, em geral, aponta a sexualidade com deboche, discriminação e caricaturização. Em seu livro, analisa diversos aspectos do tratamento dado aos gays na programação humorística, em telejornais e em novelas, demonstrando as diversas formas pelas quais o preconceito é estimulado. Baseando-se no pensamento de Michel Foucault e noções da teoria queer, ou teoria do estranhamento, o autor comprova que a televisão brasileira acaba transmitindo valores negativos, depreciativos e caricatos no que se refere aos gays. “Está na hora de mudar de rumo”, afirma o jornalista, lembrando que a mídia tem um papel determinante na formação de identidade.

Fruto de ampla pesquisa, desenvolvida durante dois anos, incluindo também a observação de toda a programação de TV, a obra abre caminhos para problematizar a maneira pejorativa como a comunidade LGBT é retratada na telinha. Ribeiro mostra, em quatro capítulos, que os meios de comunicação ainda precisam percorrer um longo caminho para retratar as diferenças de gênero, ajudando a reafirmar a identidade gay e a construir um mundo onde a diversidade seja respeitada. “A TV tem dificuldade de se pautar por abordagens que informam sobre a amplitude que o tema sexualidade implica. A consequência disso é que acabam se restringindo à reprodução de enfoques que estimulam o preconceito”, complementa o autor.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1217/TV+no+arm%C3%A1rio,+A

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*