|
TV SÃO JUDAS ENTREVISTA ALEX MOLETTA
O programa Arteletra, da TV São Judas, entrevista neste sábado, dia 3 de outubro, às 19h30, Alex Moletta, autor do livro Criação de curta-metragem em vídeo digital (Summus Editorial). Em linguagem simples e direta, o livro possibilita que qualquer pessoa interessada em fazer cinema crie e produza seus vídeos com estética cinematográfica. A TV São Judas é transmitida pelo Canal Universitário de São Paulo (canal 11 NET digital e analógico / canal 71 TVA analógico e canal 187 TVA digital). Acesse o site (www.usjt.br/midia/tvsaojudas.php) para conhecer os horários alternativos de exibição.
Inspirado no Cinema Novo brasileiro, que tem como lema “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, e no manifesto dinamarquês Dogma 95, uma reação ao modo hollywoodiano de fazer filmes, o cinema feito com poucos recursos deve estar calcado em ideias – boas, elaboradas e surpreendentes.
Por tratar-se de uma forma de criação coletiva, segundo Moletta, deve também valorizar o trabalho de grupo. Esclarecendo essas e outras questões, o livro oferece um amplo leque de aspectos envolvidos em uma obra audiovisual e é complementado com indicações de bibliografia e sites importantes para os interessados na área. “Tão importante quanto saber usar corretamente um bom equipamento cinematográfico é saber produzir um filme sem ele”, afirma o autor. Não se trata, segundo ele, de desqualificar o processo cinematográfico, mas de qualificar o vídeo digital de curta-metragem.
Os seis capítulos, escritos de maneira didática e informativa, abordam todas as etapas da produção e a função de cada membro da equipe. O roteiro, a pré-produção, a edição, a escolha do elenco, a direção, a fotografia, a montagem e a finalização são alguns dos temas presentes.
Estimulado pelo boom dos curtas em sites como YouTube e MySpace, Moletta mostra que é possível fazer filmes caseiros com qualidade artística. Resultado de seis anos de trabalho ministrando oficinas de cinema e vídeo a iniciantes, a obra oferece uma forma menos custosa e mais criativa de tornar o trabalho mais cinematográfico e menos caseiro.
Clique aqui para saber mais sobre o livro.
|