Exibindo 217–234 de 274 resultados

Tuneu, Tarsila e Outros Mestres…

O aprendizado da arte como um rito de iniciação
Ana Angélica Albano
R$68,80

O livro é um relato em que muitas questões são levantadas com relação à arte e ao ensino da arte, começando com o fascínio por histórias e pelo desenho. Também passa por questões relativas ao aprendizado da arte, por como se dá a iniciação artística e como a relação mestre-discípulo propicia essa iniciação, por intermédio do depoimento de extrema lucidez do artista plástico Tuneu.

Um olhar sobre a família

Trajetória e desafios de uma ONG
Célia Valente
R$74,70

O CEAF – Centro de Estudos e Assistência à Família, que vem desempenhando um papel importante com atendimento psicológico, terapêutico e educacional gratuito a famílias de baixa renda, completa vinte anos.Anualmente, duas a três mil pessoas passam pelo CEAF, que trabalha com metodologia própria e é referência na área. A história desta bem sucedida ONG é narrada neste livro, com o objetivo de estimular outros profissionais que trabalham com populações de risco a seguirem os seus passos. Um livro prático e estimulante.

Uma outra verdade

Perguntas e respostas para pais e educadores sobre homossexualidade na adolescência
Claudio Picazio
R$47,10

A adolescência é, por si só, uma fase complexa. Porém, quando o jovem se descobre homo ou bissexual, as complicações aumentam. Especialista no atendimento desse público, Claudio Picazio aborda neste livro os problemas enfrentados pelos adolescentes LGBT e aponta soluções baseadas na ética e no resgate da dignidade.

Valores e as atividades corporais, Os

David Rodrigues
R$75,70

Reunindo textos de pesquisadores brasileiros e portugueses, este livro oferece reflexões sobre o porquê das práticas corporais contemporâneas. Dirigido a todos os que praticam ou orientam atividades em que movimento e corpo têm papel primordial –profissionais e estudantes de educação física, psicologia, saúde e educação –, a obra mostra o corpo para além do óbvio.

Vamos brincar de quê?

Cuidado e educação no desenvolvimento infantil
Anna Maria Lunardi Padilha
Clícia Assumpção Martarello de Conti
Daniele Nunes Henrique Silva
e mais 7 autores
R$62,80

A obra foi estruturada com o objetivo de problematizar com docentes as ações do brincar que emergem no cotidiano escolar, e o seu papel essencial para o desenvolvimento da criança. A leitura organiza-se em um formato mais dinâmico, no qual, com base em uma proposta teórico-prática, busca-se fomentar nos professores um olhar mais sensível para a infância e suas produções. As análises tecidas pelos autores, tendo como eixo teórico a perspectiva histórico-cultural, buscam subsidiar a prática de professores no que tange às expressões infantis em que a imaginação e a criação estão, majoritariamente, presentes. Vale salientar que o livro traz sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula. Prefácio de Ana Luiza Smolka, grande especialista em Vigotski.

Violência na Escola, A

C. Colombier
G. Mangel
M. Perdriault
R$58,40

O tema da violência escolar é uma presença cada vez mais constante em todos os veículos de imprensa. Ele encontra um enfoque atualizado e detalhado neste livro, do ponto de vista da pedagogia institucional. São quatro monografias que abordam a violência na escola, com descrições do ambiente opressivo que circunda os adolescentes, a agressividade entre professores e alunos entre si. É o relato de uma experiência visando meios de trabalhar com uma classe especialmente violenta. A violência selvagem e a violência simbólica aqui analisadas tornam esse livro um instrumento esclarecedor e necessário. Um texto forte e realista, de leitura imprescindível.

Visão Holística em Psicologia e Educação

Dênis H.S.Brandão
Roberto Crema
R$74,70

Segundo volume de textos selecionados no Primeiro Congresso Holístico Internacional de Brasília, dentro da perspectiva de apontar novos caminhos que permitam sair da situação de caos em que nos encontramos neste fim de século. Uma orientação para pessoas e instituições à procura de conceitos mais ricos e metodologias mais adequadas e atualizadas para se pensar os grandes dilemas de nossa era.

Adolescentes perguntam

Christian Spitz

Um livro que constitui um canal aberto para responder às angústias e dúvidas de adolescentes sobre sexo, amor, família, vida social, entre outros assuntos. Os jovens perguntam e o Doutor Spitz responde às cartas e às questões, elaborando assim um guia para adolescentes, pais, orientadores escolares e psicólogos.

Afetividade na escola

Alternativas teóricas e práticas
Antoine Bechara
Elizabeth Harkot-de-La-Taille
Genoveva Sastre
e mais 10 autores

Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.

APRENDER A COMPREENDER (FÁCIL)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

As autoras trazem a público as atividades que desenvolveram em mais de 25 anos de experiência clínica de linguagem e psicopedagógica, oferecendo ao leitor inúmeros exercícios fundamentais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de linguagem e cognição, além de haver a possibilidade de professores utilizarem na escola, em classes especiais ou no acompanhamento escolar. Aspectos cognitivos como seriação, raciocínio ou habilidades numéricas, com graus de dificuldades do mais fácil ao mais difícil, integram os volumes desta coleção.

APRENDER A COMPREENDER (MÉDIO)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).

Aprovados!

Cursinho pré-vestibular e população negra
Antonio Carlos Pezzi
Benedito Carlos dos Santos
Clayton Wenceslau Borges
e mais 11 autores
R$67,70

Um estudo precioso sobre a relação entre os afrodescendentes com os cursinhos pré-vestibulares e as universidades. Os autores da coletânea são profissionais renomados, com vivência no meio e propõem uma reflexão sobre os mecanismos de dominação e exclusão racial. Alguns artigos contêm entrevistas com pessoas que contribuem para uma maior visibilidade da importância e capacidade da população negra.

Aulas Vivas

Tese (e prática) de livre docência
Marcos Tarciso Masetto

Juntamente com professores e alunos, o autor procurou identificar e testar condições facilitadoras de aprendizagem; possíveis de serem realizadas em sala de aula do 3º grau, que estejam ao alcance dos professores, que não exijam necessariamente recursos especiais e que possam envolver, motivar e interessar o aluno com relação ao processo de sua aprendizagem, bem como tornar gratificante para o professor seu árduo trabalho docente.

Canção da Inteireza, A

Uma visão holística da educação
Clodoaldo Meneguello Cardoso
R$38,90

Pensar em uma nova sociedade é pensar, necessariamente, em educação. Entre as diversas tendências de pensamento, a visão holística oferece pistas para encontrar pressupostos e propostas educacionais para essa questão. Neste livro, o autor discute os fundamentos da abordagem holística em educação e demonstra que o paradigma holístico é um modelo abrangente de pensar e viver a realidade.

Causa dos Alunos, A

Marguerite Gentzbittel

Um novo olhar sobre adolescentes. Percebendo os alunos não só como um cérebro e uma nota no boletim escolar e analisando-os com um corpo, com suas roupas, ossos e tripas, como criaturas realizadas ou não, mentirosas ou solitárias, risonhas ou tristes, a autora nos coloca diante de um quadro instigante e inovador. Esta famosa diretora de um não menos famoso colégio francês nos aponta a necessidade de ver os jovens como seres humanos totais, sensíveis e merecedores de apoio integral.

Chega de ser o País do Futuro

Novos paradigmas para resolver o Brasil
Ênio Resende

Chega de ser o “País do Futuro” focaliza um conjunto de temas, de alguma forma interligados, que são, na opinião do autor, as causas mais fundamentais das crises que fazem retardar demasiado a evolução do país. Essas causas são mais de natureza política e cultural do que econômica. O livro trata, de forma destacada, do resgate da ética na sociedade brasileira, da elevação da auto-estima dos brasileiros, dos malefícios do exagerado corporativismo, das previsões dos economistas e, ainda, de novas maneiras de ver as importantes questões da distribuição de renda e da educação, essenciais, também, para o desenvolvimento do país.

Cidadão na Linha

Uma aventura pedagógica
Clarice Murakami Kelbert

Incentivado pelas idéias do jornalista Gilberto Dimenstein, o colégio Bandeirantes deixou que a Internet entrasse em cena no seu dia-a-dia. O livro conta a experiência bem-sucedida de ensinar e aprender de um jeito diferente: os desafios contínuos na construção coletiva de uma página na Internet que reúne conteúdo programático, e novas tecnologias educacionais conectadas pelo tema cidadania. Nesta aventura temos alunos do ensino médio, na condição de protagonistas de seu processo de aprendizagem, e professores na condição de orientadores e aprendizes de novas ferramentas pedagógicas.

Confrontos na sala de aula

Uma leitura institucional da relação professor-aluno
Julio Groppa Aquino

Focalizando a relação professor-aluno como núcleo de vínculos pedagógicos, este livro circunscreve a constituição imaginária do cotidiano escolar contemporâneo. Pelos depoimentos de professores e alunos de diferentes níveis, percebem-se pronunciadas exigências de normatização da conduta alheia, bem como diferentes estratégias normativas e de resistência em cada etapa da escolarização.