Exibindo 253–270 de 274 resultados

MACONHA E JOVEM, SAIBA MAIS SOBRE

Um guia para leigos e interessados no assunto
Içami Tiba

O autor analisa a maconha, seus efeitos, e a maneira pela qual os jovens acabam se envolvendo com ela. Útil para pais, jovens e terapeutas, escrito em linguagem coloquial, o livro estabelece também um paralelo entre as etapas do desenvolvimento escolar e os aspectos preventivos.

Manual do Telespectador Insatisfeito

Wagner Bezerra

A baixa qualidade da programação de TV tem gerado acaloradas discussões. Este livro indica como o telespectador descontente pode aprender a lidar de forma crítica e ativa diante desse forte veículo de comunicação. A proposta básica do autor é para que haja uma reação contra a passividade que a televisão impõe ao espectador, educando-o e tornando-o capaz de criticar, responder e até mesmo exercer influência sobre a programação.

Missa do Galo

Variações sobre o mesmo tema
Antonio Callado
Autran Dourado
Julieta de Godoy Ladeira
e mais 4 autores

Experiência singular na literatura brasileira, esta obra traz recriações do conto “Missa do galo”, de Machado de Assis, produzidas por seis baluartes da literatura nacional. Aqui, Antonio Callado, Autran Dourado, Julieta de Godoy Ladeira, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Osman Lins aprofundam-se no universo ficcional machadiano e produzem as próprias versões da narrativa, ora seguindo os passos do mestre, ora adaptando a história a seu modo. O resultado é uma obra vigorosa, que resulta em grande prazer para os que apreciam a verdadeira literatura.

Mito da Infância Feliz, O

Fanny Abramovich

O mito da ‘infância feliz’ está a exigir uma ampla reflexão. Foi o que fizeram educadores, escritores, jornalistas, dramaturgos, produtores de TV, nesta antologia, que reúne contos, relatos e ensaios sobre o tema, propiciando extenso material para o estudo psicológico e pedagógico do assunto.

Mito da liberdade, O

B. F. Skinner

B. F. Skinner é um dos mais lidos e acatados psicólogos do mundo contemporâneo. Sua obra não é muito extensa, mas suas proposições atingiram em cheio a problemática do homem de nosso tempo. O Mito da Liberdade, em nova tradução, é uma análise lúcida – muito bem apoiada em dados psicológicos e antropológicos – do que se pode fazer em prol de uma reconstrução do Homem. Sem abrir falsas perspectivas, Skinner mostra, no entanto, que há muito que se pode fazer, com fundadas esperanças de se chegar a uma nova atitude do Homem face a seus semelhantes e face ao planeta que habita.

Orientação Profissional em Ação

Formação e prática de orientadores
Dulce Helena Penna Soares
Marilu Diez Lisboa
R$29,00

Diante das grandes transformações no mercado profissional nas últimas décadas, tem-se tornado cada vez mais valiosa a tarefa do orientador profissional como facilitador nos processos de escolha nos mais variados contextos e camadas sociais. Esta coletânea oferece uma visão ampla das diversas alternativas de atividade em Orientação Profissional, em áreas que abrangem desde o ensino fundamental e médio até a recolocação profissional na aposentadoria.

Pedagogia e Terapia em Eutonia

Guia de regulação psicotônica
Anne-Marie Winkler
Gunna Brieghel-Müller
R$56,10

A eutonia tem por objetivo o domínio do tônus muscular, com todas as suas nuanças. Constitui uma prática que traz relaxamento e bem-estar. Pela liberação e reorganização de energias, consegue-se um equilíbrio que permite a realização de tarefas com um mínimo de esforço. As autoras expõem técnicas de tratamento, bem como seus efeitos sobre as funções vitais do organismo, das quais decorrem benefícios em uma série de distúrbios e doenças.

Piaget, Vygotsky, Wallon

Teorias Psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille

Três professores da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.

Planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino

Carlos Monteiro
Ryon Braga

Hoje, as instituições de ensino precisam de estratégias inteligentes, adaptabilidade e competência operacional. O comportamento dos gestores educacionais é decisivo para a competitividade das escolas. Este livro traduz a vivência prática de seus autores, que acompanham há mais de três décadas os bastidores da gestão administrativa e acadêmica de centenas de instituições de ensino no Brasil.

Política do Livro Didático, A

Helena M.B. Bomény
João Batista Araujo e Oliveira
Sonia D.P. Guimarães

Uma análise ampla e bem documentada da política oficial em relação ao livro didático. Os autores estudam como as autoridades educacionais, nos últimos 40 anos, interferiram no conteúdo do livro didático e como a compra oficial influencia as características do produto. Co-edição com a Editora da UNICAMP.

Professor que Não Ensina, O

Guido de Almeida

Uma análise do conteúdo semântico de redações de professores e de especialistas em educação. É um levantamento bem-humorado da ideologia educacional brasileira. Leitura obrigatória para os que atuam na área de educação e ensino, em especial para os envolvidos na formação de professores.

Professor Universitário em Aula, O

Marcos Tarciso Masetto
Maria Celia de Abreu

O livro tenta suprimir a lacuna que há em um docente do ensino superior: o professor se caracteriza como um especialista em seu campo de conhecimento, porém, não necessariamente domina a área educacional e pedagógica. Através de pistas, sugestões, idéias a obra estimula a reflexão, para uma renovação da ação filtrada pela consciência crítica do professor e adaptadas conforme sua vivência e criatividade.Este livro foi substituído pelo recém-lançado “Competência Pedagógica do Professor Universitário”, da Summus Editorial.

Puberdade e Adolescência

Desenvolvimento biopsicossocial
Içami Tiba

Este livro aborda a puberdade psíquica, corporal e social, as crises da adolescência, os conflitos familiares e sociais. O autor possui sólida experiência clínica com púberes e adolescentes e discorre sobre temas como: tóxicos, sexo, escolaridade, antidependência, psicose e outros.

Quem Educa Quem?

Fanny Abramovich

Neste livro, a autora discute, entre outros temas, a necessidade do diploma universitário tal como se coloca no contexto brasileiro,as formas de aprendizagem não escolar, os desacertos da educação artística e a postura do educador. Num texto indagativo e bem-humorado, o questionamento está sempre presente.

Reflexões: A Criança / O Brinquedo / A Educação

Walter Benjamin

Aqui estão 19 pequenos ensaios de um dos mais importantes pensadores alemães de nosso século. Alguns dos temas: a vida estudantil, os livros infantis, o brinquedo, o teatro infantil, a pedagogia e a ideologia. Obra rica em reflexões válidas nocontexto atual, apoiadas na sólida tradição filosófica européia.

Reich

História das Idéias e Formulações para a Educação
Paulo Albertini

Amplia-se cada vez mais o interesse pela psicologia reichiana e este livro vem atender a uma demanda antiga dos profissionais e estudiosos da área. Partindo de uma análise estrutural e histórica dos escritos reichianos, o autor nos apresenta o desenvolvimento da obra de Reich até 1934 e elabora uma inédita interpretação de suas formulações sobre a educação.

Riso Doído, O

Atualizando o mito, o rito e o teatro grego
Albor Vives Reñones
R$76,90

O autor é um estudioso de mitologia e de teatro grego. Ele retorna esses temas com o olhar da atualidade e encontra novas formas de aplicá-los em sua prática profissional, psicodrama e o teatro da criação. Um texto brilhante.

Ritos de Passagem

De nossa infância e adolescência
Fanny Abramovich

Escritores, professores, jornalistas, músicos, dramaturgos, sob a forma de ficção ou depoimento, discutem a iniciação ou rupturafeita em situações vitais: a sexualidade, o amor, a religião, a morte. Em textos bem-humorados ou densos, busca o repensar do questionamento educacional amplo, de como se efetivam, de fato, essas passagens atinentes à condição humana.