O grafólogo Paulo Sergio de Camargo participou do Jornal da Globo News, edição das 10, nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro. Ele conversou com os apresentadores sobre o tema do seu novo livro Não minta pra mim! – Psicologia da mentira e linguagem corporal, que acaba de ser lançado pela Summus Editorial.
Para assistir, acesse:
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/t/assunto-em-debate/v/especialistas-debatem-a-relacao-das-pessoas-com-a-mentira/2281783/
Fruto de mais de 15 anos de pesquisa, o livro trata da linguagem corporal e, especialmente, da mentira. Diferentemente de outros livros que falam de culturas estrangeiras, o autor parte da realidade nacional. O grafólogo, especialista em linguagem corporal, não imprime um tom moralista, mas defende que não se constrói algo bom com base na mentira.
Especialista em grafologia e linguagem corporal, Camargo mergulhou no tema com o objetivo de revelar ao leitor um meio prático de reconhecer as mentiras, lidar com os mentirosos e evitar as armadilhas que as mentiras impõem em diversos contextos: em casa, na escola, no ambiente de trabalho, na política. “Temos a equivocada propensão a acreditar que somos capazes de identificar mentiras com certa facilidade. Não é bem assim. Após anos de estudos e pesquisas, sei que devemos ter cautela ao tentar reconhecer alguém com capacidade e habilidade cognitivas para enganar quem quer que seja”, afirma.

De acordo com Camargo, não somos um país singular quando o assunto é mentira, mas há muitas diferenças em relação a outras culturas. “Talvez a leniência com que tratamos as mais descaradas mentiras seja nossa característica mais marcante”, diz o especialista.
Da falsa informação acrescentada no currículo às falácias dos políticos, do conto do vigário ao autoengano, o livro apresenta os mais diversos tipos de mentira. “Pequenas mentiras, mentiras brancas, mentiras inocentes – ou qualquer que seja o nome dado a elas – vão minar a confiança de alguém ao longo do tempo”, esclarece o especialista. Segundo ele, a maioria das pessoas está acostumada a avaliar os benefícios que as mentiras nos trazem e não os danos e os prejuízos que acarretam aos demais. De acordo com estudos, escutamos, em média, 210 mentiras por dia.
Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1323/N%C3%83O+MINTA+PRA+MIM!+PSICOLOGIA+DA+MENTIRA+E+LINGUAGEM+CORPORAL