A Summus Editorial e a Livraria da Vila (Shopping Pátio Higienópolis-SP) promovem no dia 29 de agosto, quarta-feira, das 18h30 às 21h30, o lançamento do livro Trilhas abertas na universidade – Renovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores. O autor Marcos T. Masetto receberá amigos e convidados para a noite de autógrafos na livraria, que fica no Shopping Higienópolis, piso Pacaembu (Av. Higienópolis, 618 – Piso Pacaembu, São Paulo).

Os inúmeros desafios que se apresentam para ensino superior no Brasil, no início deste novo milênio, estão marcados por grandes movimentos para transformar a educação superior no século 21. Na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, cresce a insatisfação com os atuais currículos tradicionais de formação dos profissionais, incompatíveis com as necessidades urgentes nas sociedades. Esse cenário tem obrigado as instituições de ensino superior (IES), inclusive em nosso país, a se reinventar. Baseado em sua longa experiência na área, Masetto discute no livro Trilhas abertas na universidade formas efetivas de mudar esse cenário.

No livro, Masetto debate formas de pensar, inventar e construir inovações em currículos para a formação de novos profissionais; formar professores em novas competências e atitudes para uma docência com profissionalismo; construir caminhos que incentivem a mudança de atitudes dos alunos para um protagonismo diante de sua formação; descobrir e implantar práticas pedagógicas significativas com metodologias ativas, exploradas tempos e espaços inusitados e reconhecendo novas entidades parceiras para essa formação.

“Falamos em trilhas abertas porque estas constituem caminhos convergentes em alguns pontos essenciais para que se construam inovações, mas divergentes em outros porque procuram responder às necessidades e carências de seus respectivos contextos e a problemas reais e específicos de sua região”, afirma o professor. Segundo ele, caminhos que partem de contextos diferentes caminham paralelos, “se encontram e se entrecruzam em processos semelhantes em buscas conjuntas, integram-se em ações grupais e prosseguem juntos ou por caminhos diversos em direção aos próprios objetivos de formação profissional em nosso Brasil no século 21”.

Para saber mais, acesse:
https://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1500/9788532311078

Para conhecer o outro livro do autor, Competência pedagógica do professor universitário, também publicado pelaSummus, acesse:
https://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1299/9788532306418

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X