ISBN: 9788532310781

Escola para todos e para cada um, A

Organizador(es): Augusto Galery

Autor(es): Andreia Pinto, Augusto Galery, Deigles GiacomelIi Amaro, Edith Rubinstein, Patrícia Vieira

Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.

R$69,10

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ISBN: 9788532310781

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Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532310781
REF: 11078
Edição 1
Ano 2017
Nº de Páginas 176
Peso 0,22 kg
Formato 14 × 21 cm

Augusto Galery

Doutor e pós‑doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP‑USP), mestre em Inclusão Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV‑SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso‑USP), do Centro de Estudos em Administração Pública e Democracia (Apud‑Fecap) e do grupo Educação e Docência no Ensino Superior (EDES‑Fecap). Professor da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Foi coordenador do projeto Diversa (www.diversa.org.br) por cinco anos. Autor e coautor de diversos textos sobre inclusão escolar, digital e no trabalho, incluindo “Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva” (PUC/Minas).

Andreia Pinto


Pedagoga com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/Piracicaba), psicopedagoga com formação em Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) I e Básico e arteterapeuta. Tem experiência como professora na educação especial e no ensino regular. Especialista em jogos, ministra cursos e oficinas para educadores.

Augusto Galery


Doutor e pós‑doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP‑USP), mestre em Inclusão Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV‑SP) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso‑USP), do Centro de Estudos em Administração Pública e Democracia (Apud‑Fecap) e do grupo Educação e Docência no Ensino Superior (EDES‑Fecap). Professor da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (Fecap). Foi coordenador do projeto Diversa (www.diversa.org.br) por cinco anos. Autor e coautor de diversos textos sobre inclusão escolar, digital e no trabalho, incluindo “Avanços e desafios na construção de uma sociedade inclusiva” (PUC/Minas).

Deigles GiacomelIi Amaro


Doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE‑USP); mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da mesma instituição (IP‑USP); especializada em Terapia Corporal – Método Terapia Ocupacional Dinâmica – e Saúde Coletiva; e graduada em Terapia Ocupacional e Pedagogia. Tem experiência no atendimento a pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade; na coordenação e gestão de serviços voltados a essa população; em assessoria técnica pedagógica; na coordenação de grupos de trabalho. Atua como participante de conselhos e como docente na formação de pessoas nas áreas de educação, desenvolvimento humano, políticas públicas e inclusão social.

Edith Rubinstein


Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade São Marcos, psicopedagoga e terapeuta familiar. Formadora em Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) pelo Centre for the Enhancement of Learning Potential (Icelp‑Jerusalém). Coordenadora e docente do Centro de Estudos Seminários de Psicopedagogia. Ex‑presidente, sócia‑fundadora e membro do conselho nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Organizadora dos livros: Psicopedagogia – Uma prática, diferentes estilos (Casa do Psicólogo, 2012) e Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo (Casa do Psicólogo, 2014). Autora do livro O estilo de aprendizagem e a queixa escolar, entre o saber e o conhecer (Casa do Psicólogo, 2014) e de diversos artigos em revistas.

Patrícia Vieira


Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC‑SP), psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae, psicanalista e membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Consultora de projetos de inclusão escolar. Professora do curso de expansão de inclusão escolar no Instituto Sedes Sapientiae e organizadora do livro Medicação ou medicalização? (Primavera Editorial, 2014).

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