ISBN: 9788532309402

Gestalt-terapia: conceitos fundamentais

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Alexandra Cleopatre Tsallis, Angela Schillings, Beatriz Helena Paranhos Cardella, Celana Cardoso Andrade, Claudia Baptista Távora, Gladys D'Acri, Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Marcelo Pinheiro, Mônica Botelho Alvim, Patrícia Lima, Sandra Salomão, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa

O segundo volume da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas trata de temas como awareness, funções, fases e ciclo de contato, fronteira de contato, o self e suas funções, autorregulação organísmica e homeostase, ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades, aqui e agora, autossuporte e heterossuporte, indiferença criativa, teoria paradoxal da mudança e concepção de neurose em Gestalt-terapia.

R$81,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532309402

Assuntos: ,

Tag:

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532309402
REF: 10940
Edição 1
Ano 2014
Nº de Páginas 224
Peso 0,25 kg
Formato 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Lilian Meyer Frazão

Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Alexandra Cleopatre Tsallis


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Psicologia e Praticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia Social pela Uerj em associação com o Centre de Sociologie de l'Innovation - Ecole de Mines (Paris). Pós-doutora pela UFRJ, é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Uerj, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Cognição e Coletivos da UFRJ, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa entre Redes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Instituto Gestalt em Figura (RJ).

Angela Schillings


Psicóloga clínica, Gestalt -terapeuta pelo CEG -SP e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de Psicologia. Fundadora, diretora e responsável técnica da Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia em Florianópolis, é coordenadora, professora e supervisora de cursos de formação, especialização e atualização em Gestalt- terapia. Autora de artigos e capítulos de livros sobre essa abordagem, é editora-geral da revista eletrônica AW@RE e atua como psicoterapeuta de adultos, casais, famílias e grupos.

Beatriz Helena Paranhos Cardella


Beatriz Helena Paranhos Cardella

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e em Gestalt-terapia, foi professora convidada e membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Formação em Gestalt-terapia do Centro de Estudos e Pesquisas em Gestalt-terapia de Campinas (Satori-GT). Foi ainda coordenadora dos Grupos de Estudos de Temas Clínicos, trabalho de formação continuada para psicoterapeutas em São Paulo e Campinas. Autora dos livros: O amor na relação terapêutica (Summus, 1994), A construção do psicoterapeuta (Summus, 2002), Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas (Ágora, 2009) e De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica contemporânea (Foca, 2017). Faleceu em 5 de março de 2024, em Campinas (SP).  

Celana Cardoso Andrade


Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego), é especialista em Gestalt –terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt -terapia de Goiânia (ITGT). Mestre em Psicologia Clínica pela UCG, é doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do ITGT, faz psicoterapia com indivíduos, casais e famílias, atuando também em grupos psicoterapêuticos e de supervisão. Editora associada da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, organiza os Encontros Goianos da Abordagem Gestáltica e de Fenomenologia do Centro-Oeste. É pesquisadora do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, projeto desenvolvido no CNPq na linha de pesquisa Fenomenologia e Subjetividade.

Claudia Baptista Távora


Psicóloga, atua como psicoterapeuta de jovens, adultos, casais e famílias desde 1988. Psicóloga concursada em Saúde Pública, é coordenadora do Serviço de Psicologia do Departamento de Assistência Médica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Clínica, é mestre em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Formada no Programa em Sistemas Íntimos pelo Center for the Studies of Intimate Systems/Gestalt International Study Center (EUA), é colaboradora do Instituto Gestalt de São Paulo (IGSP) e do Instituto de Gestalt -terapia e Atendimento Familiar do Rio de Janeiro (IGT). Autora de artigos sobre psicoterapia, saúde mental e subjetividade na contemporaneidade, em publicações nacionais e internacionais, é membro do corpo editorial da revista Gestalt!Review.

Gladys D'Acri


Psicóloga e Gestalt-terapeuta, atende adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos. Diretora do Instituto Terapêutico Corpo e Mente, é pós-graduada em Psicossomática pela Universidade Gama Filho (UGF), tem formação em Terapia de Casal e Família (Instituto Mosaico, Instituto de Terapia de Família e com Teresinha Mello da Silveira) e em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (com Luciana Soares). Idealizadora, autora e organizadora do Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007), é autora de artigos científicos e revisora técnica. Palestrante em eventos de Gestalt-terapia, organizou diversos encontros e congressos dessa abordagem.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Lilian Meyer Frazão


Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Marcelo Pinheiro


Psicólogo, é mestrando em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Gestalt -terapeuta. É especialista em  Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) e em Atendimento de Casal e Família na Abordagem Sistêmica pelo Instituto de Terapia de Família (ITF -RJ). Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (Indivíduo, Grupo e Família) e sócio fundador do Instituto de Gestalt e Terapia Familiar (IGT), é editor-chefe da revista virtual IGT na Rede e coordenador do Centro de Documentação da Gestalt -terapia Brasileira.

Mônica Botelho Alvim


Psicóloga com especialização em Gestalt-terapia, é mestre em Psicologia Social e do Trabalho e doutora em Psicologia Clínica. Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Atuando como docente no ensino superior desde 1999 e como Gestalt-terapeuta desde 1990, tem produção bibliográfica no Brasil e no exterior, sendo membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt - Terapia a partir do diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas (Neifecs) e ao Núcleo de Pesquisa para a Infância e a Adolescência Contemporânea (Nipiac).

Patrícia Lima


Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras na área de clínica fenomenológica existencial. Psicoterapeuta e supervisora na abordagem gestáltica, é colaboradora dos cursos de especialização do Instituto Carioca de Gestalt -terapia, do Instituto de Gestalt e Terapia Familiar (IGT) e da Comunidade Gestáltica. Membro do corpo de pareceristas da Revista da Abordagem Gestáltica, da revista IGT na rede e da Revista de Psicologia da Uerj, é co-organizadora do Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007).  

Sandra Salomão


Psicóloga, é mestre em Psicologia Social e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC -Rio), é Gestalt -terapeuta pelo Training Center of Gestalt therapy (EUA). Professora de Terapia de Família no Instituto de Firenze (Itália) e na Sociedade Luso-Espanhola de Gestalt-terapia, é especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Terapia de Casal e Sistemas Íntimos. Coordena cursos de formação em Gestalt-terapia e cocriou o curso de especialização em Terapia de Família (Modelo de Intervenção Gestáltico Sistêmico Relacional). Uma das pioneiras da Gestalt-terapia no Brasil, é fundadora e responsável técnica do CGT Sandra Salomão e membro da Associação Brasileira de Terapia de Família (Abratef) e da AAGT - Gestalt -terapia. Organizadora e conferencista de congressos nacionais e internacionais, é autora de publicações na área de terapia de família e em Gestalt-terapia.  

Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa


Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília/ Universidade Federal de Goiás (UnB/UFG), é mestre em Educação, professora adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e fundadora, professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Membro do conselho consultivo da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, fez cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles (EUA) e no Canadá. Gestalt - Terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos, é autora de artigos e capítulos de livro, coautora do verbete “Eu-tu-e-eu-isso” no Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007) e pesquisadora do CNPq.  

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [97.19 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gestalt-terapia: conceitos fundamentais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Dicionário de Gestalt-terapia

Gestaltês
Gladys D'Acri
Patrícia Lima
Sheila Orgler
R$99,90

Nesta obra de referência, autores de várias tendências e com diversos olhares apresentam os principais conceitos da Gestalt-terapia, mantendo-se fiéis à conceituação dos fundadores dessa abordagem e oferecendo ao leitor informações relativas à evolução de cada termo na contemporaneidade. Dessa forma, estudantes e profissionais têm em mãos um vigoroso compêndio e material bibliográfico para embasar teoria e prática. Edição revista e ampliada.

Gestalt-Terapia

Frederick S. Perls
Paul Goodman
Ralph Hefferline
R$99,70

Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.

Gestalt-terapia Explicada

Frederick S. Perls
R$123,60

Fritz Perls, com sua constante inquietação e intransigência, deixa-nos como legado esta síntese genuína de sua grande criação, a gestalt-terapia. O livro apresenta de maneira simples e informal – palestras e sessões gravadas – as idéias nas quais se sustenta a gestalt-terapia. Difícil imaginar algo que nos aproxima-se mais da gestalt-terapia do que o próprio Perls atuando e comentando suas intervenções.

Diversidade, violência, sofrimento e inclusão em Gestalt-terapia

Gizele da Costa Cerqueira
Kahuana Leite
Karina Okajima Fukumitsu
e mais 7 autores
R$75,70

Neste nono volume, a Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas dá as boas-vindas à diversidade e à inclusão. Diversidade implica a apreciação da diferença integrada à mobilização de energia em direção à novidade. Inclusão, por sua vez, consiste na articulação de identificações nutritivas a fim de que a pessoa se sinta pertencente ao mundo. Com base em suas experiências clínicas e tecendo correlações com a perspectiva gestáltica, os autores aqui reunidos promovem reflexões que são semeadura fértil para transcender a violência e o sofrimento humano na atualidade. Seus compartilhamentos são intercâmbios necessários rumo ao respeito e ao desenvolvimento da dignidade existencial.

Assuntos abordados: amor, sexo e o vínculo dialógico; violência contra mulheres, vitimização secundária e acolhimento; clínica de pessoas em situação de refúgio; atendimento a pessoas em situação de rua; Gestalt-terapia e redução de danos no cuidado de pessoas que usam drogas; compromisso ético e político de uma Gestalt-terapia racializada; clínica gestáltica e a normatividade do campo; manejo de atendimentos emergenciais envolvendo suicídio.

Isto é Gestalt

John O. Stevens
R$122,30

Este livro é uma coletânea de artigos elaborada oito anos após o início da explosão da gestalt, ocorrida na Califórnia entre 1966 e 1968. Naquela época Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, trabalhava intensamente em contato com um grande número de terapeutas que vinham de todas as partes dos Estados Unidos para assistir seus seminários e workshops no Esalen Institute. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como Wilson Van Dusen, Stephen A. Tobin, John B. Emright, Barry Stevens, Robert K. Hall, Stella Rensnick, Marc Joslyn, além de John O. Stevens que organizou a coletânea nos Estados Unidos.

Situações clínicas em Gestalt-terapia

Alysson de Oliveira Mendes
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Eleonôra Torres Prestrelo
e mais 8 autores
R$62,80

Nesta obra, terapeutas com vasta experiência apresentam ensaios profundos e sensíveis sobre como se trabalha e se pensa clinicamente em Gestalt-terapia. Articulando teoria e prática, examinam diferentes temáticas: o fechamento de Gestalten; o trabalho com sonhos; o apoio a jovens prestes a entrar na vida adulta; a escuta de pacientes transexuais; a clínica com crianças e adolescentes; o trabalho com pacientes que apresentam ansiedade e depressão etc.Trata-se de narrativas sensíveis e delicadas, relatadas por profissionais que diariamente dedicam seu tempo e esforço a ser testemunhas dos sofrimentos, histórias, alegrias e dificuldades de seus pacientes.

 

Gestalt-terapia: Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas

Ari Rehfeld
Claudia Lins Cardoso
Hugo Elídio Rodrigues
e mais 5 autores
R$70,60

Este primeiro volume da Coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas apresenta as bases epistemológicas e as influências filosóficas que norteiam a abordagem e compõem os alicerces sobre os quais ela se desenvolveu. Nem sempre esses alicerces foram claramente explicitados pelos fundadores da Gestalt-terapia. Assim, este livro tem o objetivo de oferecer à comunidade gestáltica (estudantes de psicologia, especializandos, profissionais de Gestalt) informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados na obra estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.

 

Modalidades de intervenção clínica em gestalt-terapia

Claudia Lins Cardoso
Enila Chagas
Jorgete de Almeida Botelho
e mais 8 autores
R$78,80

Este livro focaliza a prática clínica e suas especificidades aplicadas a diferentes grupos, bem como à saúde pública. Alguns dos temas abordados são: a psicoterapia dialógica, base da Gestalt-terapia; o lugar do corpo e da corporeidade na clínica gestáltica; o trabalho psicoterapêutico com crianças; as particularidades do atendimento a adolescentes; psicoterapia gestáltica com idosos, população que cresce cada vez mais no Brasil; terapia de casal e de família na abordagem gestáltica; e o trabalho com grupos.

Clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, A

Alberto Pereira Lima Filho
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Ênio Brito Pinto
e mais 5 autores
R$70,60

Entre os temas abordados aqui estão a primeira entrevista em Gestalt-terapia, o contrato terapêutico, a importância do sagrado no processo psicoterápico, o pensamento diagnóstico processual e os ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais, as técnicas e os recursos da abordagem, o trabalho com sonhos, os términos no processo psicoterapêutico e o trabalho clínico institucional.

Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia

Angela Schillings
Arlene Leite Nunes
Cintia Lavratti Brandão
e mais 11 autores
R$96,60

Este volume apresenta diversos quadros disfuncionais ilustrados por casos clínicos em que o indivíduo, cujo funcionamento se apresentava interrompido, estava impedido de viver com qualidade e bem-estar. Desse modo, desmistifica a visão dualista de que “saúde” e “doença” são opostos, devendo a doença ser combatida a qualquer custo. Temas como psicose, bipolaridade, suicídio, adoecimento autoimune, automutilação, ansiedade, borderline, autismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e depressão são abordados segundo os referenciais da Gestalt-terapia, que consideram sobretudo o sofrimento humano.