ISBN: 9788532300782

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva

Autor(es): António M. Magalhães, Carlos Skliar, Catarina Tomás, David Rodrigues, Fátima Denari, João Barroso, Júlio Romero Ferreira, Luiza Cortesão, Luís de Miranda Correia, Manuel Jacinto Sarmento, Maria Teresa Eglér Mantoan, Natália Fernandes, Soraia Napoleão Freitas, Stephen R. Stoer, Windyz B. Ferreira

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

R$111,00

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532300782

Assuntos: , ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788532300782
REF: 10078
Edição 1
Ano 2006
Nº de Páginas 320
Peso 0,38 kg
Formato 14 × 21 cm

António M. Magalhães


Carlos Skliar


Catarina Tomás


David Rodrigues


Professor da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação Especial e Reabilitação. Coordena o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas. É pesquisador nas áreas da Educação Inclusiva, Educação Especial e Psicomotricidade. Leciona em várias universidades portuguesas (Lisboa, Coimbra, Porto e Açores), é professor convidado na Universidade Católica de Lovaina e conferencista na Espanha, na França e na Itália. Trabalha em projetos europeus na Ucrânia, na Lituânia e na Rússia. Visita regularmente universidades brasileiras, especialmente a Unicamp e a Udesc. Trabalha para a Unesco em projetos de educação inclusiva e é coordenador do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva (www.fmh.utl.pt/feei). É membro do conselho editorial de várias revistas portuguesas e de seis internacionais. É autor e organizador de diversos livros, entre eles Aprender juntos para aprender melhor (Feei, 2007), O corpo que (des)conhecemos (Edições FMH), Investigação em educação inclusiva – vol. 1 e 2 (Edições FMH). No Brasil, publicou: Atividade motora adaptada: a alegria do corpo (Artes Médicas, 2006), Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva (Summus, 2006), Os valores e as atividades corporais (Summus, 2008), Os lugares da exclusão social (Cortez, 2004), com Stephen Stoer e Antônio Magalhães, e Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais (UFSM, 2005), com Ruy Krebs e Soraia Freitas. Pertence à rede de peritos europeus em defi ciência (Aned) da Comissão Européia e é embaixador paralímpico da seleção portuguesa para o projeto Pequim 2008. Recebeu em 2007 o prêmio de pesquisa “União Latina”.

Fátima Denari


João Barroso


Júlio Romero Ferreira


Luís de Miranda Correia


Luiza Cortesão


Manuel Jacinto Sarmento


Maria Teresa Eglér Mantoan


Maria Teresa Eglér Mantoan

É pedagoga. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Membro da Ordem Nacional do Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação brasileira, dedica-se, nas áreas de docência, pesquisa e extensão, ao direito incondicional de todos à educação e à formação inicial e continuada de professores para assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência.

Natália Fernandes


Soraia Napoleão Freitas


Stephen R. Stoer


Windyz B. Ferreira


Desenvolve há dez anos estudos sobre processos de exclusão e inclusão nas escolas. É consultora da Unesco (Paris e América Latina) para assuntos de educação inclusiva desde 1997, tendo participado da elaboração de importantes documentos. Implantou e coordenou o projeto nacional Educar na Diversidade, do Ministério da Educação. Docente de universidades brasileiras há mais de 25 anos, atualmente é professora doutora na Universidade Federal da Paraíba. Publicou inúmeros artigos e capítulos de livros, tanto no Brasil como no exterior, e em 2003 elaborou, para a organização Save the Children, a cartilha Aprendendo sobre os direitos das crianças com deficiência: guia de orientação à família, escola e comunidade.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

No Url Found

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Inclusão e educação”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Escola para todos e para cada um, A

Andreia Pinto
Augusto Galery
Deigles GiacomelIi Amaro
e mais 2 autores
R$69,10

Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$47,10

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.