ISBN: 9788585689766

Letramento

Referências em saúde e educação

Organizador(es): Ana Paula Berberian, Cristiane C. Mori-de Angelis, Giselle Massi

Autor(es): Ana Claudia Balieiro Lodi, Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Berberian, Ana Paula Fadanelli Ramos, Ana Paula Santana, Claudia Campos Machado Araújo, Clay Rienzo Balieiro, Cristiane C. Mori-de Angelis, Cristina B.F. de Lacerda, Giselle Massi, Heloísa de Oliveira Macedo, Lucia Masini, Lucila Maria Pastorello, Maria Cecília Bonini Trenche, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Neusa Amorim Fleury Machado, Patrícia Prado Calheta, Sueli Fernandes

A obra reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores nos campos de educação e saúde em diferentes instituições do país. O tema do letramento, que tem sido objeto de discussão tanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares como em contextos clínicos, é abordado de maneira atual, constituindo um referencial teórico-prático para fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, lingüistas, neurologistas e pediatras.

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ISBN: 9788585689766

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Detalhes do Livro

ISBN 9788585689766
REF: 60076
Edição 1
Ano 2006
Nº de Páginas 400
Peso 0,45 kg
Formato 14 × 21 cm

Ana Paula Berberian

É fonoaudióloga, pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); docente do mestrado e do doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP. Coordena, desde 2002, o Núcleo de Trabalho Linguagem, Surdez e Educação, constituído por pesquisadores envolvidos com a investigação de aspectos referentes à linguagem escrita e suas manifestações atípicas.

Cristiane C. Mori-de Angelis

É fonoaudióloga, mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) e docente do Departamento de Lingüística da PUC-SP desde 1992. Faz parte, desde 1996, da equipe de especialistas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), analisando livros didáticos de língua portuguesa. E-mail: de-angelis@uol.com.br

Giselle Massi

É fonoaudióloga, mestre e doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e da pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza projetos de pesquisa e intervenção relacionados à linguagem escrita. Dentre suas produções, destaca-se a participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações, é ainda autora do livro A dislexia em questão, todos publicados pela Plexus. Seu e-mail: giselle.massi@utp.br

Ana Claudia Balieiro Lodi


É fonoaudióloga, doutora pelo Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Lael-PUC-SP). É docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba. Coordena o Curso Seqüencial de Formação Específica de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais da Universidade Metodista de Piracicaba, no qual também é docente. E-mail: analodi@uol.com.br

Ana Cristina Guarinello


É fonoaudióloga e doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Nessa Universidade, coordena o Núcleo de Trabalho Linguagem, Surdez e Educação, desde 2002, constituído por pesquisadores envolvidos na investigação de aspectos referentes à surdez. Dentre suas produções, destaca-se a participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações, é ainda autora do livro O papel do outro na escrita de sujeitos surdos, todos publicados pela Plexus. Seu e-mail: ana.guarinello@utp.br

Ana Paula Berberian


É fonoaudióloga, pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); docente do mestrado e do doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP. Coordena, desde 2002, o Núcleo de Trabalho Linguagem, Surdez e Educação, constituído por pesquisadores envolvidos com a investigação de aspectos referentes à linguagem escrita e suas manifestações atípicas.

Ana Paula Fadanelli Ramos


Graduou-se em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria e obteve os títulos de mestre e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É docente do curso de graduação em Fonoaudiologia da Ulbra, professora colaboradora do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Ulbra e fonoaudióloga clínica. E-mail: anafara@uol.com.br

Ana Paula Santana


Ana Paula Santana

É fonoaudióloga e especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), mestre e doutora em Lingüística pela Unicamp, docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Nessa Universidade, coordena o Núcleo de Trabalho Aspectos Preventivos, Avaliativos e Terapêuticos da Linguagem Oral. Entre suas produções, destacam-se as obras Escrita e afasia – A linguagem escrita na afasiologia, Letramento – Referências em saúde e educação, Surdez e linguagem - Aspectos e implicações neurolingüísticas e Abordagens grupais em fonoaudiologia – Contextos e aplicações, publicados pela Plexus Editora. Seu e-mail: anaposantana@hotmail.com

Claudia Campos Machado Araújo


É fonoaudióloga clínica, especialista em Linguagem pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, mestre e doutoranda do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (SCA/FCM/Unicamp), locais onde desenvolve, desde 1998, sua linha de pesquisa em linguagem e desenho infantil. E-mail é: claudia-araujo@uol.com.br

Clay Rienzo Balieiro


É fonoaudióloga, mestre em Distúrbios da Comunicação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, docente do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Fonoaudiologia – PUC-SP, e fonoaudióloga do Serviço de Audiologia Educacional Derdic-PUC-SP, local em que tem desenvolvido pesquisas na área da escrita e deficiência de audição. E-mail: clay@pucsp.br

Cristiane C. Mori-de Angelis


É fonoaudióloga, mestre em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) e docente do Departamento de Lingüística da PUC-SP desde 1992. Faz parte, desde 1996, da equipe de especialistas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), analisando livros didáticos de língua portuguesa. E-mail: de-angelis@uol.com.br

Cristina B.F. de Lacerda


É fonoaudióloga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado realizado no Centro de Pesquisas Italiano (CNR-Roma), docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba e docente ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep. É pesquisadora atuante com projetos financiados pela Fapesp e CNPq. E-mail: clacerda@unimep.br

Giselle Massi


É fonoaudióloga, mestre e doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e da pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Realiza projetos de pesquisa e intervenção relacionados à linguagem escrita. Dentre suas produções, destaca-se a participação nos livros Letramento: referências em saúde e educação, Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica e Abordagens grupais em fonoaudiologia – contextos e aplicações, é ainda autora do livro A dislexia em questão, todos publicados pela Plexus. Seu e-mail: giselle.massi@utp.br

Heloísa de Oliveira Macedo


É fonoaudióloga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC de São Paulo. Suas produções atuais têm versado sobre a relação entre oralidade e letramento nas produções escritas de afásicos e não-afásicos (adultos e crianças). Atua como pesquisadora junto ao Centro de Convivência de Afásicos (CCA) – IEL, Unicamp, onde também é uma das participantes e colaboradoras no trabalho do Grupo I. E-mail: helomacedo@uol.com.br

Lucia Masini


É fonoaudióloga clínica, doutora em Lingüística Aplicada pelo Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael/PUC-SP) e docente da faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP. E-mail: lumasini@uol.com.br

Lucila Maria Pastorello


É fonoaudióloga, mestre em Semiótica e Lingüísltica Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e doutoranda na área de Linguagem e Educação na Faculdade de Educação da USP. É consultora para projetos em literatura infantil em escolas e editoras e membro da banca examinadora do Certificado de Proficiência em Português como Língua Estrangeira (Celpe-Bras), organizado pelo MEC. E-mail: lucilap@uninet.com.br

Maria Cecília Bonini Trenche


É fonoaudióloga, mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP, doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP e docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP. Lidera, junto com Clay Rienzo Balieiro, o grupo de pesquisa Métodos e Processos Clínico-Terapêuticos, cadastrado no diretório do CNPq. E-mail: cecilia@trenche.com.br

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan


É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Na mesma Universidade coordena o Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho, no qual desenvolve atualmente Projetos de Pesquisa e Extensão em Práticas de Letramento e Processos Subjetivos de inclusão e exclusão escolar. Doutora e mestre em Letras pela UFPR. Especialista em Educação Especial pela PUC-PR, onde se graduou em psicologia e fonoaudiologia. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E-mail: panpsico@netbank.com.br

Neusa Amorim Fleury Machado


É pedagoga e fonoaudióloga, com especialização em psicopedagogia, e mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. É docente do curso de Pedagogia e Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí-SC. E-mail: neusafm@brturbo.com.br

Patrícia Prado Calheta


É fonoaudióloga, mestre em Lingüística Aplicada pelo Lael-PUC-SP e docente da Faculdade de Psicologia e Fonoaudiologia da Universidade Metodista de São Paulo. Participou da organização do livro Assessoria e fonoaudiologia: perspectivas de ação (Revinter, 2005). E-mail: anselmopatricia@uol.com.br

Sueli Fernandes


É doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Atua como assessora técnico-pedagógica do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; é professora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) e em cursos de pós-graduação em diferentes instituições de ensino superior do estado do Paraná. Desenvolve pesquisas e consultoria na área de letramento para surdos, com foco no ensino de português como segunda língua. E-mail: suelif@seed.pr.gov.br

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