ISBN: 9788532307118

Textos em contextos

Reflexões sobre o ensino da língua escrita

Organizador(es): Silvia M. Gasparian Colello

Autor(es): Andréa Luize, Gláuci Helena Mora Dias, Maria Aparecida Vedovelo Sarraf, Maria de Lurdes Valino, Martha Sirlene da Silva, Márcia Martins Castaldo, Nilma Guimarães, Silvia M. Gasparian Colello, Teresa Cristina Fernandes Teixeira, Érica de Faria Dutra

Com o objetivo de discutir a alfabetização em sua complexidade, esta obra usa o referencial socioconstrutivista para relacionar teoria e prática em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição didática e a formação de professores alfabetizadores.

R$81,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532307118

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532307118
REF: 10711
Edição 2
Ano 2011
Nº de Páginas 224
Peso 0,27 kg
Formato 14 × 21 cm

Silvia M. Gasparian Colello

Silvia M. Gasparian ColelloÉ pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, atua como docente dos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se também à orientação de mestrandos e doutorandos. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e membro do núcleo de pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. É autora de Alfabetização - O quê, por quê e quando (2021) e A escola que (não) ensina a escrever (2012), coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2011) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), todos publicados pela Summus.​ Conheça o site da autora: http://www.silviacolello.com.br/ 

Andréa Luize


Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e mestre pela mesma instituição, foi professora de educação infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I e atuou na formação de educadores. Desde 1995 trabalha como coordenadora do núcleo de práticas de linguagem da Escola da Vila. Coordena o curso de Especialização em Alfabetização, no qual também ministra aulas, e oferece outros cursos no Centro de Formação da Escola da Vila. É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Érica de Faria Dutra


Formada em Pedagogia pela Universidade Anchieta (Unianchieta), é especialista em Psicopedagogia pela mesma instituição e em Construtivismo e Educação pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), na Argentina. Mestranda na Faculdade de Educação da USP, tem experiência como professora de séries iniciais e atou na formação de educadores. Nessa condição, participou de diversos eventos acadêmicos e iniciativas de formação continuada. Atualmente, trabalha com formação de professores na rede municipal de São Caetano do Sul (SP). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Gláuci Helena Mora Dias


Formada  em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso), é especialista, pela mesma instituição, em Linguagem nos Meios de Comunicação e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Trabalhou nos programas de formação continuada da Secretaria Municipal de Sorocaba, de Votorantim e de Piedade. Atualmente, é docente de instituições públicas e privadas em diversos níveis de ensino. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Márcia Martins Castaldo


Bacharel e licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências  Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com habilitação em Português, Inglês e Francês, fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Realiza trabalhos de docência, assessoria e coordenação em Língua Portuguesa, com ênfase em ensino de redação, nas redes particular e pública nos diversos níveis de ensino. Coordenadora pedagógica de uma escola da prefeitura do município de São Paulo, é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Maria Aparecida Vedovelo Sarraf


Formada  em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Nove de Julho (hoje Uninove), é especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Atuou como docente em cursos de formação de professores no Ensino Médio. Atualmente, dá aulas no curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano (Unisal-SP) e trabalha nos programas de formação continuada da Secretaria Municipal de São Paulo e de São Bernardo do Campo. É membro do grupo de educadores da Fundação Polisaber, onde coordena o curso de especialização em Alfabetização e Educação Infantil, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal).  É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Maria de Lurdes Valino


Formada  em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip), é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Docente nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em São Paulo, atua também na área de Educação de Jovens e Adultos. Como pesquisadora, participa de eventos acadêmicos e de formação de professores, tendo ministrado inúmeras palestras. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Martha Sirlene da Silva


Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Braz Cubas, é especialista em Supervisão e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em educação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), tem experiência como professora universitária e como coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino. Atua em programas de formação permanente destinados a professores da rede pública e privada. Assessorou projetos pedagógicos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de outros municípios. Na condição de pesquisadora é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Nilma Guimarães


Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), é doutoranda em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Mestre em Educação pela mesma instituição, é licenciada, também por ela, em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atua como docente no Instituto Superior de Educação, de Santa Rita do Sapucaí (MG) e na Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Silvia M. Gasparian Colello


Silvia M. Gasparian Colello

É pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Nessa mesma instituição, atua como docente dos cursos de graduação e pós-graduação, dedicando-se também à orientação de mestrandos e doutorandos. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal) e membro do núcleo de pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas, onde desenvolve pesquisas na área de Ensino da Língua Escrita. É autora de Alfabetização - O quê, por quê e quando (2021) e A escola que (não) ensina a escrever (2012), coautora de Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos (2011) e organizadora de Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita (2011), todos publicados pela Summus.​ Conheça o site da autora: http://www.silviacolello.com.br/ 

Teresa Cristina Fernandes Teixeira


Formada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Tem experiência no atendimento de crianças com problemas na área da linguagem oral e escrita e em orientação de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental). Atua como fonoaudióloga em uma clínica que atende portadores de problemas de aprendizagem. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento (Geal). É uma das autoras do livro Textos em contextos - Reflexões sobre o ensino da lingua escrita, (Summus, 2011).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [96.59 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Textos em contextos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Angela Vidal Gonçalves
Cecilia M. A. Goulart
Claudia dos Santos Andrade
e mais 8 autores
R$93,00

Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.

Leitura, escrita e ensino

Discutindo a formação de leitores
Bruno Araújo
Glaucia Guimarães
Isabel Cristina M. Bezerra
e mais 11 autores
R$86,80

Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.

Escola que (não) ensina a escrever, A

Silvia M. Gasparian Colello
R$82,40

A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.