ISBN: 9788532311078

Trilhas abertas na universidade

Inovação curricular, práticas pedagógicas e formação de professores

Autor(es): Marcos Tarciso Masetto

Os inúmeros desafios que se apresentam para o ensino superior no Brasil, no início deste novo milênio, estão marcados por grandes movimentos para transformar a educação superior no século 21. Na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, cresce a insatisfação com os atuais currículos tradicionais de formação de profissionais, incompatíveis com as necessidades emergentes nas sociedades. Esse cenário tem obrigado as instituições de ensino superior (IES), inclusive em nosso país, a se reinventar.Baseado em sua longa experiência na área, Marcos T. Masetto discute aqui formas efetivas de:• pensar, inventar e construir inovações em currículos para a formação de novos profissionais;• formar professores com novas competências e atitudes para uma docência com profissionalismo;• construir caminhos que incentivem a mudança de atitudes dos alunos para um protagonismo diante de sua formação;• descobrir e implantar práticas pedagógicas significativas com metodologias ativas, explorando tempos e espaços inusitados e reconhecendo novas entidades parceiras para essa formação.Assim, aborda trilhas inovadoras na educação universitária e mostra caminhos que procuram responder às necessidades e carências de contextos específicos e a problemas reais de diversas instituições de ensino superior. Obra fundamental para docentes e gestores de todas as áreas e de todos os cursos de graduação.

R$99,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532311078

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532311078
REF: 11107
Edição 1
Ano 2018
Nº de Páginas 248
Peso 0,413 kg
Formato 17 × 24 cm

Marcos Tarciso Masetto


Marcos T. Masetto é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde iniciou sua carreira docente em 1963. Defendeu mestrado e doutorado em Psicologia Educacional na PUC e a livre-docência em Didática pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor associado livre-docente da USP e professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas pesquisas se desenvolveram refletindo sobre a formação de professores para a docência no ensino superior em seus diversos aspectos: relação professor-aluno (andragogia); perfil do professor na história do ensino superior brasileiro; condições facilitadoras de aprendizagem em sala de aula universitária diante dos novos conceitos e teorias de aprendizagem; desenvolvimento pessoal e profissional do docente; mediação pedagógica; docência no ensino superior com profissionalismo; competência pedagógica, tecnologias digitais de informação e comunicação; formação de professores iniciantes no ensino superior. Inovação educacional, paradigmas curriculares inovadores e modalidades de formação de professores para que integrem tais currículos estão entre suas mais recentes pesquisas. A socialização dessas investigações se deu em 16 livros, 29 capítulos de livros, 29 artigos em periódicos científicos, 52 trabalhos completos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais e 107 orientações de pós-graduandos de mestrado e doutorado.  

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [203.67 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Trilhas abertas na universidade”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Autogestão na sala de aula

As assembleias escolares
Ulisses F. Araújo
R$47,10

Depois de conceituar a educação baseada na resolução de conflitos, esta obra oferece um guia prático para implantar as assembleias escolares, incluindo os passos a serem seguidos na promoção das assembleias de classe, de escola, de docentes e dos fóruns escolares. Por fim, dá voz aos sujeitos que já vivenciaram as assembleias, mostrando as mudanças vividas nas relações escolares e sua contribuição para a ética e a cidadania.

Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior

Genoveva Sastre
Ulisses F. Araújo
R$86,80

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Partindo de experiências pioneiras em universidades renomadas do mundo todo, esta obra proporciona uma excelente base conceitual e prática dos fundamentos teóricos e históricos da ABP e de sua implementação no ensino universitário nos últimos quarenta anos.

Competência pedagógica do professor universitário

Marcos Tarciso Masetto
R$75,70

Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando o ensino superior, Marcos Masetto propõe aqui reflexões importantes para que a relação ensino-aprendizagem na universidade seja efetiva. A obra aborda diferentes aspectos da atividade do professor, como o planejamento curricular, os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis hoje e a interação entre professores e alunos.