ISBN: 9788532309945

Vamos brincar de quê?

Cuidado e educação no desenvolvimento infantil

Organizador(es): Daniele Nunes Henrique Silva, Fabrício Santos Dias de Abreu

Autor(es): Anna Maria Lunardi Padilha, Clícia Assumpção Martarello de Conti, Daniele Nunes Henrique Silva, Fabrício Santos Dias de Abreu, Gabriela Sousa de Melo Mieto, Ivone Martins de Oliveira, Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Maria Nazaré da Cruz, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Silviane Barbato

A obra foi estruturada com o objetivo de problematizar com docentes as ações do brincar que emergem no cotidiano escolar, e o seu papel essencial para o desenvolvimento da criança. A leitura organiza-se em um formato mais dinâmico, no qual, com base em uma proposta teórico-prática, busca-se fomentar nos professores um olhar mais sensível para a infância e suas produções. As análises tecidas pelos autores, tendo como eixo teórico a perspectiva histórico-cultural, buscam subsidiar a prática de professores no que tange às expressões infantis em que a imaginação e a criação estão, majoritariamente, presentes. Vale salientar que o livro traz sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula. Prefácio de Ana Luiza Smolka, grande especialista em Vigotski.

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ISBN: 9788532309945

Assunto:

Coleção: Imaginar e Criar na Educação Infantil

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532309945
REF: 10994
Edição 1
Ano 2015
Nº de Páginas 160
Peso 0,19 kg
Formato 14 × 21 cm

Daniele Nunes Henrique Silva

Daniele Nunes Henrique SilvaProfessora do Programa de Pós‑Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG‑PDS/UnB) e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Unicamp) e vice‑líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UnB). Tem experiência nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação, com ênfase investigativa nos seguintes temas: infância e cultura, psicologia da arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), educação inclusiva, processos mediacionais no ensino e na aprendizagem, surdez e outras necessidades especiais.

Fabrício Santos Dias de Abreu

Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Instituto de Psicologia/UnB), cursa especialização em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como eixo epistemológico as proposições teóricas da psicologia histórico‑cultural, principalmente nos seguintes temas: infância, imaginação, deficiência e linguagem. No mestrado, tem se dedicado a estudar as dimensões do afeto e da sexualidade em surdos homossexuais. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UnB), atuando ainda como supervisor do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (FE/UnB). É professor das séries iniciais do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Anna Maria Lunardi Padilha


Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC‑Campinas), é mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela mesma instituição. Atualmente, é professora titular da Universidade Metodista de Piracicaba, no Programa de Pós‑Graduação em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão e exclusão social, práticas educativas escolares e não escolares, formação de professores, desenvolvimento humano, processos de ensino e aprendizagem, conhecimento e cotidiano escolar. É autora de Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental (Autores Associados/Fapesp, 2005) e coautora de Educação para todos: as muitas faces da inclusão escolar (Papirus, 2013).

Clícia Assumpção Martarello de Conti


Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise de Campinas e pelo Centro Winnicott de Campinas. Ex‑professora universitária, atende crianças, adolescentes e adultos em consultório particular. Oferece, desde 2008, supervisões clínicas periódicas na equipe de saúde mental de um centro de saúde em Campinas (SP). Publicou artigos em revistas científicas e atua como parecerista em editoras de revistas e livros na área da psicanálise e educação. Presta assessoria a educadores em escolas de educação infantil e a projetos artístico‑culturais para a infância.

Daniele Nunes Henrique Silva


Daniele Nunes Henrique Silva

Professora do Programa de Pós‑Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG‑PDS/UnB) e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Unicamp) e vice‑líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UnB). Tem experiência nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação, com ênfase investigativa nos seguintes temas: infância e cultura, psicologia da arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), educação inclusiva, processos mediacionais no ensino e na aprendizagem, surdez e outras necessidades especiais.

Fabrício Santos Dias de Abreu


Pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Mestrando em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Instituto de Psicologia/UnB), cursa especialização em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como eixo epistemológico as proposições teóricas da psicologia histórico‑cultural, principalmente nos seguintes temas: infância, imaginação, deficiência e linguagem. No mestrado, tem se dedicado a estudar as dimensões do afeto e da sexualidade em surdos homossexuais. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UnB), atuando ainda como supervisor do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (FE/UnB). É professor das séries iniciais do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Gabriela Sousa de Melo Mieto


Professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela UnB, foi bolsista da Capes no estágio de doutorado sanduíche realizado na Universidad Autónoma de Madrid e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Psicologia pela UnB, graduou‑se em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Membro do Laboratório Ágora Psyché e do Grupo de Pesquisa GPPCult (CNPq), colabora também com o grupo de pesquisa Desarrollo Temprano y Educación (Deteduca). Atualmente, dedica‑se ao desenvolvimento das crianças na primeira infância e à sua interface com os contextos educacionais e familiares.

Ivone Martins de Oliveira


É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e doutora pela mesma instituição, é professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuando também no Programa de Pós‑Graduação em Educação. Tem experiência na área de educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, desenvolvendo estudos e pesquisas principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, práticas educativas na educação infantil, educação especial e formação de professores. É líder do grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas em Espaços Escolares e não Escolares.

Lavínia Lopes Salomão Magiolino


Professora e pesquisadora na interface da psicologia com a educação,  tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre emoção, significação, criação e arte, numa perspectiva histórico‑cultural do processo de constituição humana, em diferentes campos de investigação: a dinâmica da afetação no espaço escolar, o trabalho do ator e a criação estética e, mais recentemente, a adolescência e a conflitualidade. Mestre e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é pós‑doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC‑SP). Atualmente, é professora do mestrado Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Maria Nazaré da Cruz


Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é docente do Programa de Pós‑Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem se dedicado ao estudo de questões relativas à linguagem, às interações sociais e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, na perspectiva da psicologia histórico‑cultural, bem como em pesquisas nas áreas de educação infantil e formação de professores.

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa


É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da UnB, é pedagoga e professora na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).

Silviane Barbato


Professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e pesquisadora do Laboratório Ágora Psychè, desenvolve projetos de pesquisa sobre a construção do self de crianças de 6 anos, tendo em vista os processos de ritmo, musicalidade e brincadeira em contextos formais e informais, enfocando linguagem e movimento em atividades mediadas por leitura, escrita, novas tecnologias e videojogos.

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