Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília/ Universidade Federal de Goiás (UnB/UFG), é mestre em Educação, professora adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e fundadora, professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Membro do conselho consultivo da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, fez cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles (EUA) e no Canadá. Gestalt - Terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos, é autora de artigos e capítulos de livro, coautora do verbete “Eu-tu-e-eu-isso” no Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007) e pesquisadora do CNPq.
Sandra Salomão
Psicóloga, é mestre em Psicologia Social e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC -Rio), é Gestalt -terapeuta pelo Training Center of Gestalt therapy (EUA). Professora de Terapia de Família no Instituto de Firenze (Itália) e na Sociedade Luso-Espanhola de Gestalt-terapia, é especialista em Terapia Familiar Sistêmica e em Terapia de Casal e Sistemas Íntimos. Coordena cursos de formação em Gestalt-terapia e cocriou o curso de especialização em Terapia de Família (Modelo de Intervenção Gestáltico Sistêmico Relacional). Uma das pioneiras da Gestalt-terapia no Brasil, é fundadora e responsável técnica do CGT Sandra Salomão e membro da Associação Brasileira de Terapia de Família (Abratef) e da AAGT - Gestalt -terapia. Organizadora e conferencista de congressos nacionais e internacionais, é autora de publicações na área de terapia de família e em Gestalt-terapia.
Patrícia Lima
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras na área de clínica fenomenológica existencial. Psicoterapeuta e supervisora na abordagem gestáltica, é colaboradora dos cursos de especialização do Instituto Carioca de Gestalt -terapia, do Instituto de Gestalt e Terapia Familiar (IGT) e da Comunidade Gestáltica. Membro do corpo de pareceristas da Revista da Abordagem Gestáltica, da revista IGT na rede e da Revista de Psicologia da Uerj, é co-organizadora do Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007).
Mônica Botelho Alvim
Psicóloga com especialização em Gestalt-terapia, é mestre em Psicologia Social e do Trabalho e doutora em Psicologia Clínica. Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília. Atuando como docente no ensino superior desde 1999 e como Gestalt-terapeuta desde 1990, tem produção bibliográfica no Brasil e no exterior, sendo membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt - Terapia a partir do diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas (Neifecs) e ao Núcleo de Pesquisa para a Infância e a Adolescência Contemporânea (Nipiac).
Marcelo Pinheiro
Psicólogo, é mestrando em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Gestalt -terapeuta. É especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) e em Atendimento de Casal e Família na Abordagem Sistêmica pelo Instituto de Terapia de Família (ITF -RJ). Coordenador do curso Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (Indivíduo, Grupo e Família) e sócio fundador do Instituto de Gestalt e Terapia Familiar (IGT), é editor-chefe da revista virtual IGT na Rede e coordenador do Centro de Documentação da Gestalt -terapia Brasileira.
Lilian Meyer Frazão
Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.
Karina Okajima Fukumitsu
É psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).
Gladys D'Acri
Psicóloga e Gestalt-terapeuta, atende adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos. Diretora do Instituto Terapêutico Corpo e Mente, é pós-graduada em Psicossomática pela Universidade Gama Filho (UGF), tem formação em Terapia de Casal e Família (Instituto Mosaico, Instituto de Terapia de Família e com Teresinha Mello da Silveira) e em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (com Luciana Soares). Idealizadora, autora e organizadora do Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007), é autora de artigos científicos e revisora técnica. Palestrante em eventos de Gestalt-terapia, organizou diversos encontros e congressos dessa abordagem.
Claudia Baptista Távora
Psicóloga, atua como psicoterapeuta de jovens, adultos, casais e famílias desde 1988. Psicóloga concursada em Saúde Pública, é coordenadora do Serviço de Psicologia do Departamento de Assistência Médica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Clínica, é mestre em Psicologia e Práticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Formada no Programa em Sistemas Íntimos pelo Center for the Studies of Intimate Systems/Gestalt International Study Center (EUA), é colaboradora do Instituto Gestalt de São Paulo (IGSP) e do Instituto de Gestalt -terapia e Atendimento Familiar do Rio de Janeiro (IGT). Autora de artigos sobre psicoterapia, saúde mental e subjetividade na contemporaneidade, em publicações nacionais e internacionais, é membro do corpo editorial da revista Gestalt!Review.
Celana Cardoso Andrade
Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG) e em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (Esefego), é especialista em Gestalt –terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt -terapia de Goiânia (ITGT). Mestre em Psicologia Clínica pela UCG, é doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do ITGT, faz psicoterapia com indivíduos, casais e famílias, atuando também em grupos psicoterapêuticos e de supervisão. Editora associada da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, organiza os Encontros Goianos da Abordagem Gestáltica e de Fenomenologia do Centro-Oeste. É pesquisadora do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, projeto desenvolvido no CNPq na linha de pesquisa Fenomenologia e Subjetividade.
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e em Gestalt-terapia. Professora convidada e membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Formação em Gestalt-terapia do Centro de Estudos e Pesquisas em Gestalt-terapia de Campinas (Satori-GT). Coordenadora dos Grupos de Estudos de Temas Clínicos, trabalho de formação continuada para psicoterapeutas em São Paulo e Campinas. Autora dos livros: O amor na relação terapêutica (Ágora, 1994), A construção do psicoterapeuta (Ágora, 2002), Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas (Ágora, 2009) e De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica contemporânea (Foca, 2017).
Angela Schillings
Psicóloga clínica, Gestalt -terapeuta pelo CEG -SP e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de Psicologia. Fundadora, diretora e responsável técnica da Comunidade Gestáltica - Clínica e Escola de Psicoterapia em Florianópolis, é coordenadora, professora e supervisora de cursos de formação, especialização e atualização em Gestalt- terapia. Autora de artigos e capítulos de livros sobre essa abordagem, é editora-geral da revista eletrônica AW@RE e atua como psicoterapeuta de adultos, casais, famílias e grupos.
Alexandra Cleopatre Tsallis
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Psicologia e Praticas Socioculturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia Social pela Uerj em associação com o Centre de Sociologie de l'Innovation - Ecole de Mines (Paris). Pós-doutora pela UFRJ, é professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Uerj, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia da mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Cognição e Coletivos da UFRJ, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa entre Redes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Instituto Gestalt em Figura (RJ).