Sérgio Lizias Costa de Oliveira Rocha
Psicólogo graduado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Especialista em Psicologia Clínica. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Co-organizador do livro Gestalt e gênero (Livro Pleno, 2005). Realizou pesquisa sobre a história dos brinquedos de meninos e meninas orientado por Michel Manson, na Universidade Paris XIII – Villetaneuse (Capes, 2007). Entre seus temas de estudos e pesquisas atuais estão: estudos de gênero, clínica ampliada, processos de subjetivação e produção de audiovisuais. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – campus Vitória da Conquista.
Selma Ciornai
Psicóloga e Gestalt-terapeuta formada pelo San Francisco Gestalt Institute (EUA), é doutora em Psicologia Clínica (Saybrook/USP) e atua como psicoterapeuta há 35 anos. Docente do Instituto Sedes Sapientiae, do Instituto Gestalt de São Paulo e da especialização em Gestalt da Universidade Cruzeiro do Sul, participa da formação de Gestalt-terapeutas em vários institutos do Brasil. Profissional convidada em países latinos, é também pioneira da arteterapia gestáltica no Brasil. Publicou artigos em revistas de Gestalt nacionais e internacionais (The Gestalt Journal, Cahiers de Gestalt-thérapie etc.). Autora e organizadora da Coleção Percursos em Arteterapia (Summus, 2004-2005), é coautora de Gestalt-terapia: encontros (IGSP, 2009), Modalidades de intervenção clínica em Gestalt-terapia (Summus, 2016) e Questões do humano na contemporaneidade (Summus, 2017).
Rosana Zanella
Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora no Departamento de Gestalt e coeditora da Revista de Gestalt. Coordenadora do curso “A clínica gestáltica infantojuvenil”. Autora de capítulos de livros sobre Gestalt com crianças e adolescentes e organizadora do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013). Cocoordenadora do curso de especialização em Gestalt na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (grupo Laureate).
Maria Aparecida Barreto
Psicóloga, psicoterapeuta e especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Acupunturista formada pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Trabalha em clínica psicossomática com equipe multidisciplinar e em consultório particular há 34 anos, atendendo adultos, adolescentes, casais e famílias.
Luciane Patrícia Yano
Psicóloga pela Universidade da Amazônia de Belém do Pará e especialista em Comunicação Assertiva e Social Skills Training pela Miyazaki National University do Japão. PhD em Humanities and Social Sciences pela Nagoya City University do Japão; e mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Gestalt-terapeuta pelo Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (CCGT) de Belém do Pará. Docente na Universidade Federal do Acre (Ufac). Supervisora clínica (avaliação psicológica) em abordagem gestáltica. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Extensão em Estudos Fenomenológico-Existenciais da Ufac desde 2015. Fundadora e facilitadora do Grupo de Estudos e Experimentos em Gestalt-terapia da cidade de Rio Branco (AC). Membro da divisão 12 da American Psychological Association (APA).
Lucas Caires Santos
Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Fez parte do projeto de iniciação à pesquisa “Corpo e imaginário: interdições, performances e produção de audiovisual” por meio do plano de trabalho “Estudos sobre a performance de gênero”, bem como do projeto “Psicologia e população LGBT: políticas públicas e educação em saúde para a garantia de direitos”. Foi monitor no grupo de estudos “Produção de subjetividade, sexualidade e gênero”. Estagiou no Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) do município de Vitória da Conquista (BA), com abordagem em Gestalt-terapia.
Laura Cristina de Toledo Quadros
Gestalt-terapeuta, doutora em Psicologia Social (Uerj), professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), supervisora e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da Uerj. Professora da Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj, coordenadora do Projeto COMtextos: Arte e livre expressão na abordagem gestáltica e vice-coordenadora do Laboratório Gestáltico. Professora de cursos de especialização em Gestalt-terapia no estado do Rio de Janeiro. Co-organizadora do livro O tempo e a escuta da vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas (Quintet, 2014) e autora de artigos na área. Ganhadora do prêmio Fritz Perls (2009) e pesquisadora do grupo Entre_Redes, do CNPq.
Fátima Aparecida Gomes Martucelli
Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde atualmente é professora e coordenadora do setor de Cursos Diversos do Departamento de Gestalt-terapia. Formação em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae, em Filosofia Oriental pelo Instituto Pain Lin e em Psicologia Transpessoal pela Nazaré Uniluz. Professora convidada para ministrar o curso de Sonhos em vários núcleos de formação em Gestalt-terapia do Brasil. Treinamento em workshops no Brasil com Richard Hycner, Lynne Jacobs, Serge e Anne Ginger, Gary M. Yontef, Michael Vincent Miller e Joseph Zinker.
Eleonôra Torres Prestrelo
Psicóloga, Gestalt-terapeuta, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Entre_Redes (CNPq), professora de Gestalt-terapia no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora interessada em histórias e práticas de cuidado. Coordenadora dos projetos de extensão “Laboratório gestáltico: configurações e práticas contemporâneas” e “GAPsi: grupos de apoio psicológico”, e do Núcleo de Extensão do Instituto de Psicologia da Uerj. Autora de diversos artigos publicados em livros e revistas nacionais, e co-organizadora do livro O tempo e a escuta da vida: configurações e práticas contemporâneas (Quartet, 2014). Professora convidada de cursos de especialização em Gestalt-terapia do estado do Rio de Janeiro. Uma nordestina, natural de Pernambuco, que anda pela vida ouvindo, contando e fazendo histórias.
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e em Gestalt-terapia. Professora convidada e membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Formação em Gestalt-terapia do Centro de Estudos e Pesquisas em Gestalt-terapia de Campinas (Satori-GT). Coordenadora dos Grupos de Estudos de Temas Clínicos, trabalho de formação continuada para psicoterapeutas em São Paulo e Campinas. Autora dos livros: O amor na relação terapêutica (Ágora, 1994), A construção do psicoterapeuta (Ágora, 2002), Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas (Ágora, 2009) e De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica contemporânea (Foca, 2017).
Alysson de Oliveira Mendes
Psicólogo pela Universidade Barão do Rio Branco. Psicoterapeuta, aluno da Primeira Turma de Formação em Gestalt-terapia do Acre pelo Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (CCGT) de Belém do Pará e aluno da especialização lato sensu em Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Membro do Grupo de Estudos em Gestalt-terapia do Acre (GEEGT) desde 2016.