Detalhes do Livro
| ISBN | 9786555492170 |
|---|---|
| SKU: | 12217 |
| Edição | 15 |
| Ano | 2026 |
| Nº de Páginas | 272 |
| Formato | 1,40 × 14 × 21 cm |
Autor(es): John O. Stevens
Discípulo direto de Fritz Perls, John O. Stevens foi responsável por registrar e editar suas primeiras obras nos Estados Unidos, consolidando-se como uma das figuras centrais na difusão desse modelo teórico e prático. Neste livro, Stevens traduz a teoria da awareness em um itinerário estruturado de experiências e exercícios vivenciais, cobrindo os eixos centrais da prática: consciência individual e interpessoal, recursos expressivos e fantasia e trabalhos com grupos. Com condução objetiva e focada na experiência do aqui e agora, este volume se estabelece como manual prático e atemporal, indispensável tanto para o autoconhecimento quanto para a atuação de psicólogos, educadores e coordenadores/facilitadores de grupo.
R$104,70
| ISBN | 9786555492170 |
|---|---|
| SKU: | 12217 |
| Edição | 15 |
| Ano | 2026 |
| Nº de Páginas | 272 |
| Formato | 1,40 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.
Este livro é uma coletânea de artigos elaborada oito anos após o início da explosão da gestalt, ocorrida na Califórnia entre 1966 e 1968. Naquela época Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, trabalhava intensamente em contato com um grande número de terapeutas que vinham de todas as partes dos Estados Unidos para assistir seus seminários e workshops no Esalen Institute. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como Wilson Van Dusen, Stephen A. Tobin, John B. Emright, Barry Stevens, Robert K. Hall, Stella Rensnick, Marc Joslyn, além de John O. Stevens que organizou a coletânea nos Estados Unidos.
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
Este livro é uma divertida autobiografia de Fritz Perls, criador da Gestalt-terapia. Fritz escreve com leveza e informalidade, aplicando um dos princípios básicos do método terapêutico por ele criado: acompanhar o foco da consciência, escrevendo “tudo aquilo que queira ser escrito”. Com a irreverência que sempre caracterizou seu comportamento, narra fatos pitorescos e viaja pelas lembranças significativas da sua vida pessoal e profissional, desde a sua participação como paramédico na Primeira Guerra Mundial até as suas descobertas em terapias com alunos. Não poupa comentários irreverentes ou elogiosos sobre os mestres da psiquiatria, da psicanálise, da psicologia, da neurologia e da filosofia, fazendo desfilar diante dos olhos do leitor praticamente quase todas as grandes personalidades do final do século 19 à metade do século 20 – e aí se encontram Freud, Goodman, Goldstein, Stein, Reich, Sullivan. Trata-se de um testemunho primoroso para todos os que queiram conhecer os detalhes das origens e dos primeiros tempos da Gestalt-terapia.
Em Gestalt-terapia explicada, Frederick S. Perls — o lendário Fritz Perls — nos convida a uma jornada revolucionária de despertar e autodescoberta. Marco fundamental da psicologia humanista e existencial, este livro desconstrói a ideia da terapia como mera análise intelectualizada de problemas e a transforma em uma experiência viva, crua e profundamente transformadora. Acompanhe a mente brilhante e provocativa de Perls por meio de palestras dinâmicas, diálogos afiados e transcrições reais de workshops conduzidos na hot seat. Sem rodeios ou jargões distantes, o autor expõe os mecanismos de defesa que usamos para nos enganar, ensinando a fechar situações inacabadas, integrar partes fragmentadas da nossa personalidade e resgatar a responsabilidade por nossa existência. Indispensável para psicólogos, psicoterapeutas, psicanalistas, estudantes e qualquer pessoa decidida a abandonar papéis fáceis em busca de uma vida autêntica, Gestalt-terapia explicada não é um livro para ser apenas lido: é uma obra para ser vivenciada.