Exibindo 1–18 de 274 resultados

100 Jogos para Grupos

Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas
Ronaldo Yudi K. Yozo
R$72,30

Este é um instrumento de trabalho indispensável para qualquer profissional que trabalha com grupos, nas áreas referidas. Seu autor, psicodramatista com experiência em várias frentes, não se limita a listar cem jogos aleatoriamente. Ele os classifica de acordo com o momento do grupo, sendo, portanto, extremamente didático. A paginação cuidadosa também facilita sua utilização como obra de consulta rápida e eficiente.

4 principais lideranças da sociedade e suas competências, As

Um livro voltado para pais, educadores, gerentes e líderes comunitários
Ênio Resende
R$42,50

Ao mesmo tempo em que defende a tese de que a liderança é a principal e mais abrangente função no organismo social, o livro destaca a importância específica das 4 principais lideranças da sociedade: os pais, os educadores, os gerentes das organizações e os líderes comunitários.

Abdias Nascimento

Retratos do Brasil Negro
Sandra Almada
R$35,10

Dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta. Abdias Nascimento pertence à elite dos grandes intelectuais engajados nas lutas libertárias dos negros em âmbito mundial – e também na difusão do pan-africanismo. Esta biografia recupera a vida e a obra de Abdias, resgatando as origens da combatividade desse militante respeitado nacional e internacionalmente, para quem o racismo é “a forma assumida pela opressão que mantém na miséria milhões de africanos e afrodescendentes”. Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Aceleração de estudos

Enfrentando a evasão no ensino noturno
CENPEC
R$42,80

Este livro é fruto do trabalho desenvolvido pelo CENPEC com a finalidade de enfrentar os problemas da repetência e do abandono escolar, por meio de uma proposta curricular de aceleração de estudos. é uma tarefa orientada pelo compromisso político de apoiar o sistema público de ensino, com a convicção de que a escola que não aceita pactuar com o fracasso e a exclusão dos alunos, reconhecendo na exclusão escolar reflexos da exclusão sócio-econômica.

Ações afirmativas em educação

Experiências brasileiras
Cidinha da Silva
Cristiano Augusto da Silva
Eduardo Henrique Pereira de Oliveira
e mais 5 autores
R$96,60

Este livro busca aprofundar o debate sobre as ações afirmativas, ampliando-o para além das cotas. São apresentados programas que visam garantir o acesso, a permanência e o sucesso de negros/as na universidade, possibilitando a realização do sonho de jovens que vivenciam processos estruturais de exclusão; são discutidas as metodologias de seleção de pessoas negras nesses projetos; são abordadas a África e a Afro-Ascendência na perspectiva da cultura construída pela matriz banto. Finalmente, são considerados os principais aspectos da discussão sobre as cotas para negros/as, especialmente o falso dilema – quem é negro/a no Brasil? – uma vez que, quando se trata de garantir direitos, a pessoa negra se desvanece na decantada miscigenação racial brasileira.

Ações Educativas

Vivências com psicodrama na prática pedagógica
Escolástica Fornari Puttini (Org.)
Luzia Mara Silva Lima
R$65,70

A busca persistente de uma forma original de ensinar, privilegiando a espontaneidade, como proposto por Moreno, é o denominador comum dos artigos desse livro. Ele é o resultado do trabalho de um grupo de educadoras de diferentes regiões do Brasil e uma da Argentina, que de diferentes maneiras aplicam o psicodrama em sua prática pedagógica. Abordando temas tão diversos como a relação entre as teorias de Moreno com as de Vygotsky e Wallon, e a expressão da espontaneidade através do Tai Chi Chuan, esta obra irá enriquecer o cotidiano de todo profissional que lida com o ato de educar.

Adolescência e Trabalho

João César de Freitas Fonseca
R$53,00

O autor busca entender as reações psicológicas, emocionais e sociais do jovem brasileiro obrigado a trabalhar para sobreviver. Partindo do princípio de que é necessário ouvir os próprios jovens, entrevistou dezenas deles que participam de projetos de educação profissional, conhecendo suas necessidades, expectativas e aspirações. Comparando o resultado obtido a sólidos modelos teóricos, discute o papel e a responsabilidade social das instituições e empresas, oferecendo sugestões para aprimoramento da educação profissionalizante.

Afetividade do Educador, A

Max Marchand
R$47,10

Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.

África na sala de aula, A

Visita à história contemporânea
Leila Leite Hernandez
R$147,70

Uma visão clara e abrangente da África contemporânea, que reúne questões polêmicas sobre o domínio europeu e a diversidade das lutas contestatórias até a formação dos Estados nacionais. Com rica pesquisa cartográfica, a obra interessa aos estudiosos de história, geografia, antropologia, ciência política e sociologia.Edição revista.

Agente social que transforma, O

O Sociodrama na Organização de Grupos
Marlene Magnabosco Marra
R$70,60

Uma amostragem clara e objetiva do uso do sociodrama na formação de pessoas capazes de promover o resgate da cidadania e dos Direitos Humanos. A autora descreve trabalhos que permitiram a boa comunicação entre conselheiros tutelares e famílias, tendo como resultado o surgimento de multiplicadores. Para profissionais das áreas de psicologia, educação, saúde e serviço social.

Alfabetização

O quê, por quê e como
Silvia M. Gasparian Colello
R$78,80

Admitindo que a alfabetização, além de legítima meta pedagógica, é decisiva para a constituição do ser humano, o tema merece ser considerado por meio de abordagem multifacetada – o mosaico de fundamentação, conceitos, diretrizes, processos de aprendizagem, práticas de ensino e compreensão dos mecanismos de fracasso escolar. Com base nos apelos de nossa sociedade e nos desafios para a reversão dos quadros de analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento, esta obra pretende contribuir para os debates educacionais, apontando possíveis articulações entre “o que se ensina quando se ensina a ler e escrever”, “por que se ensina a ler e escrever” e “como se ensina a ler e escrever”. Na dialética entre teoria e prática, o livro assume o propósito de promover a compreensão para que melhor se possa ensinar. Nessa perspectiva, constitui-se como uma coletânea de textos que, mesmo independentes, “dialogam” recursivamente entre si e, ainda, marcam uma posição no atual cenário de incertezas e diversidade de proposições. Ao final, material complementar recheado de vídeos sobre a temática de cada capítulo.

Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos

Sérgio Antônio da Silva Leite
Silvia M. Gasparian Colello
R$83,60

Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em sala de aula? Que paradigmas devem ser revistos no caso da aprendizagem escrita? Essas e outras perguntas são respondidas e debatidas nesta obra fundamental ao professor.

Alfabetização em valores humanos

Um método para o ensino de habilidades sociais
Dâmaris Simon Camelo Borges
Edna Maria Marturano
R$75,70

Fruto de um intenso trabalho de pesquisa dentro de sala de aula, esta obra mostra que valores humanos como ética, solidariedade e respeito podem ser aprendidos. Depois de aplicar um método de resolução de conflitos e transmissão de valores a uma classe de primeira série do ensino fundamental, as autoras contam os recursos pedagógicos que utilizaram e como as crianças incorporaram tais valores em seu caráter.

Amar um Adolescente

... mesmo quando isso parece impossível
Judy Ford
R$62,80

O que distingue esse livro de orientação para adolescentes é o tom cordial, de respeito e de profunda empatia com relação aos jovens. Em tópicos curtos, lê-se de uma sentada e fica-se com a sensação de que, afinal, não é tão difícil amar e entender um adolescente. Os pais e todos os envolvidos com criaturas nessa faixa etária costumam amar o livro! A autora é psicóloga, trabalha com famílias e adolescentes há trinta anos e sua filha era adolescente à época em que o livro foi escrito.

Amar uma Criança

Dicas para expressar o afeto no cotidiano
Judy Ford
R$58,40

Num texto conciso, em pequenos capítulos, e de leitura agradável, este livrinho encantador é indicado para pais, tios, avós, professores, gente que lida com crianças, que ama crianças e que gostaria de “aquecer” sua forma de comunicação com elas. São sugestões de brincadeiras ou pequenos gestos no cotidiano, com emoção, responsabilidade e muita risada. A autora é terapeuta, orientadora educacional e mãe de “produção independente”.

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Angela Vidal Gonçalves
Cecilia M. A. Goulart
Claudia dos Santos Andrade
e mais 8 autores
R$93,00

Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.

Aprender: Verbo Transitivo

A parceria professor-aluno na sala de aula
Beatriz Penteado Lomônaco
R$65,70

No momento atual, em que o Brasil se depara com o desafio de fazer com que as crianças aprendam e permaneçam na escola completando as oito séries do ensino fundamental, este livro traz uma contribuição significativa para este debate ao enfocar temas como: a relação professor-aluno-conhecimento, o papel da afetividade na aprendizagem e os determinantes de sucesso na aprendizagem.

Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior

Genoveva Sastre
Ulisses F. Araújo
R$86,80

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Partindo de experiências pioneiras em universidades renomadas do mundo todo, esta obra proporciona uma excelente base conceitual e prática dos fundamentos teóricos e históricos da ABP e de sua implementação no ensino universitário nos últimos quarenta anos.