Exibindo 1–18 de 38 resultados

Abordagens grupais em fonoaudiologia

Contextos e aplicações
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Ana Paula Santana
e mais 1 autores
R$71,60

Em estoque

Reconhecendo a importância do contexto grupal no tratamento de diversos distúrbios, as organizadoras reuniram as experiências de vários profissionais da área de fonoaudiologia que trabalham com grupos. Entre os temas abordados estão afasia, surdez, autismo e alterações de linguagem. Obra fundamental para fonoaudiólogos, professores, médicos e terapeutas.

Aprender a Compreender (FÁCIL)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

Indisponível

As autoras trazem a público as atividades que desenvolveram em mais de 25 anos de experiência clínica de linguagem e psicopedagógica, oferecendo ao leitor inúmeros exercícios fundamentais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de linguagem e cognição, além de haver a possibilidade de professores utilizarem na escola, em classes especiais ou no acompanhamento escolar. Aspectos cognitivos como seriação, raciocínio ou habilidades numéricas, com graus de dificuldades do mais fácil ao mais difícil, integram os volumes desta coleção.

Aprender a Compreender (MÉDIO)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

Indisponível

Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).

Às Margens do Sentido

Monica Cristina Gandolfo
R$42,80

Em estoque

O livro é importante no atendimento da afasia, tanto para profissionais quanto para os familiares, pois aborda a teoria discursiva da linguagem com o relato de um caso clínico – Síndrome Frontal leve – revelando, de forma inédita, os sintomas lingüísticos desta síndrome até então vista apenas pelas alterações comportamentais e propondo um tratamento discursivo na linguagem patológica.

Atividade Verbal

Processo de diferença e integração entre fala e escrita
Ana Paula M. G. MacKay
R$59,70

Em estoque

Identificar os organizadores do movimento do discurso, algumas características do desenvolvimento da narrativa, manifestações de recursos de coesão e coerência do contexto dialógico ou do texto escrito, detectar os marcadores de seqüência, elementos avaliativos e outros são alguns pontos que a autora oferece ao leitor, numa análise extensa, teórica e prática.

Caminhando sobre fronteiras

O papel da educação na vida de adultos migrantes
Fernando Frochtengarten
R$59,70

Em estoque

Esta belíssima obra examina a experiência de retomada da vida escolar por adultos trabalhadores migrantes. Partindo de sua experiência como Educador de Jovens e Adultos em São Paulo, o autor reflete sobre os papéis da escola na participação de migrantes pouco letrados na sociedade urbana. Ao mesmo tempo, analisa os impactos gerados pela condição de educador em seu olhar sobre o mundo familiar.

Cidadania, surdez e linguagem

Desafios e realidades
Ivani Rodrigues Silva
Samira Kauchakje
Zilda Maria Gesueli
R$81,80

Em estoque

O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da língua de sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do mundo, são discutidas questões relativas à família e à comunidade, trazendo contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.

Como brincam as crianças surdas

Daniele Nunes Henrique Silva
R$48,20 R$28,92

Em estoque

O brincar, fonte promotora do desenvolvimento da criança, é a melhor forma de conhecermos os seus processos mentais, refinados com a mobilização da imaginação, da cognição e do afeto. E este é o tema que a autora há muito tempo estuda, trazendo agora ao leitor suas constatações da importância da relação entre a linguagem e o brincar. Suas reflexões mostram a riqueza da atividade infantil vista nos enunciados recriados no jogo imaginário que estão vinculados a cenas realmente vividas e observadas; essas relações compõem o tema central com ênfase nas possibilidades imaginativas da criança surda.

Conhecendo melhor a doença de Parkinson

Uma abordagem multidisciplinar com orientações práticas para o dia-a-dia
Denise Knoop
João Carlos Papaterra Limongi
Marcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro
e mais 3 autores
R$59,70

Em estoque

Um livro especializado, com textos atraentes, simples, dirigido ao leitor que precisa de mais informação do que aquela recebida no consultório médico. Esclarece as mudanças que a enfermidade ocasiona, auxiliando tanto o portador da doença quanto a sua família. Inclui informações sobre a doença em si, exposição ilustrada de exercícios físicos, recomendações para melhorar o desempenho no falar e esclarecimentos sobre alimentação adequada.

Construção de sentidos na escrita do aluno surdo

Marília da Piedade Marinho Silva
R$42,80

Em estoque

Discute a questão da linguagem na educação do surdo, com base nas proposições de Vygotsky e Bakhtin, tomando como foco para a análise de redações de surdos os aspectos coesivos e o sentido do texto por meio dos enunciados e da continuidade temática. Percebe-se a interferência da LIBRAS, isto é, a condição bilíngüe – oral e de sinais – intervindo na instância interativa dos textos escritos.

Criança Surda, A

Linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista
Marcia Goldfeld
R$62,80

Em estoque

Como pode uma pessoa viver sem ouvir, tendo dificuldade de compreender simples conversas? O que ela sente, pensa, sonha? Como consegue falar tão rápido com as mãos? Assim, a autora introduz seu trabalho que traz uma análise crítica e teórica de todas as abordagens terapêuticas e educacionais, colocando em evidência a língua de sinais e aspectos de cognição do surdo.

Depois da queda… Dançaterapia!

María Fux
R$42,80

Em estoque

Neste livro, María Fux relata sua recente queda e conseqüente fratura da patela. Ela utiliza essa experiência para explicar ao leitor como as partes sadias do corpo – assim como no trabalho com deficientes – são as que determinam a reconstrução corporal integral. Num estilo informal e espontâneo, María organiza recordações e experiências, transmitindo ao leitor suas propostas para uma pedagogia artística, artesanal, que se apóia na música e no poder da palavra.

Dislexia em questão, A

Giselle Massi
R$84,60

Em estoque

A obra problematiza o reconhecimento da dislexia como distúrbio ou dificuldade de aprendizagem da escrita. Discutindo a inconsistência etiológica e sintomatológica desse suposto distúrbio, bem como a fragilidade das formas de diagnosticá-lo, a autora analisa casos de sujeitos rotulados como portadores de dislexia e mostra que eles – ao contrário dos rótulos que carregam – estão em pleno processo de construção da escrita.

Educação de surdos: pontos e contrapontos

Núria Silvestre
Regina Maria de Souza
R$68,80

Em estoque

Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.

Educação motora em portadores de deficiência

Formação da consciência corporal
Chrystianne Simões Frug
R$42,80

Em estoque

O livro mostra como atividades específicas de educação motora podem desenvolver e aprimorar a consciência corporal de crianças portadoras da Síndrome de Down e de Paralisia Cerebral. A experiência da autora revela, também, como a espontaneidade e a individualidade são preservadas e estimuladas com o desenvolvimento da consciência corporal.

Escrita e Afasia

A linguagem escrita na afasiologia
Ana Paula Santana
R$57,10

Em estoque

Tem origem na dissertação de mestrado da autora que descreve o percurso de muitas questões envolvidas no tema. Discute a classificação das alterações da linguagem escrita nas afasias a partir de uma perspectiva discursiva; discute a avaliação da linguagem escrita na afasiologia; e considera as implicações de uma abordagem discursiva para o trabalho com a linguagem escrita nas afasias.

Fonoaudiologia e educação

Um encontro histórico
Ana Paula Berberian
R$51,00

Em estoque

Utilizando dados históricos, a autora analisa o encontro entre educação e fonoaudiologia nas décadas de 1920 a 1940, época em que houve um controle sistemático da língua pátria para neutralizar a influência dos imigrantes. A institucionalização dos distúrbios de linguagem e sua conceituação, fortemente ligadas a esse controle, são ricamente ilustradas na obra. Edição revista.

Fonoaudiologia em contextos grupais

Referenciais teóricos e práticos
Ana Paula Berberian
Ana Paula Santana
R$74,50

Em estoque

Este livro responde a perguntas como: por que ainda prevalece na área fonoaudiológica a visão de que o atendimento grupal visa apenas atender uma demanda pública ou diminuir custos? Por que as abordagens fonoaudiológicas grupais são pouco adotadas? A obra contribui, assim para a sistematização consistente e fundamentada de abordagens grupais fonoaudiológicas em diferentes contextos.