Psicoterapeuta, professor, formador de gestaltistas, supervisor, consultor e treinador em empresas e eventos — 65 anos de atividades profissionais e 50 como psicólogo. Marido, pai, sogro, avô. Conversar, desde menino, é minha preferência. Lembro mais das pessoas, do gosto de estar com elas do que do dito, das amizades, amores, professores, psicoterapeutas, supervisores, acasos, leituras, conversas na rua, nas igrejas. Gosto tanto que conversar é minha profissão, minha arte nas suas tantas e diferentes formas. Levei “ao pé da letra” a proposta da minha geração de contestar o sistema e não aceitei, nem fui aceito, na academia.
E-mail: abelguedes@uol.com.br

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Pioneiros da Gestalt-terapia no Brasil

Histórias e memórias
Abel Guedes
Alexandra Cleopatre Tsallis
Ari Rehfeld
e mais 11 autores
R$91,10

Este livro reúne histórias dos pioneiros da Gestalt-terapia no Brasil. Organizado por Celana Cardoso Andrade, ele capta a essência de uma abordagem que valoriza o contato autêntico e a totalidade humana, congregando as vozes que moldaram a teoria e a prática gestáltica e a adaptaram ao contexto cultural, social e político brasileiro. Tratando de temas como superação, liberdade, autenticidade, transformação e produção acadêmica — além de questões de classe, raça e gênero —, a obra convida o leitor a mergulhar nas vivências desses terapeutas que dedicaram a vida ao desenvolvimento da Gestalt-terapia em nosso país. Trata-se de um convite inspirador para todos os que desejam compreender e preservar o legado dessa abordagem.

Histórias de Abel Guedes, Ari Rehfeld, Jean Clark Juliano, Jorge Ponciano Ribeiro, Lilian Meyer Frazão, Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz), Maria Cristina Frascaroli (Tsallis), Myrian Bove Fernandes, Paulo Eliezer Ferri de Barros, Selma Ciornai, Teresinha Mello da Silveira, Thérèse Amelie Tellegen, Walter Ribeiro.

Ser terapeuta

Depoimentos
Abel Guedes
Anna Veronica Mautner
Denise G. Ramos
e mais 5 autores
R$62,80

Esta nova edição do clássico organizado por Ieda Porchat e Paulo Barros mostra que a obra continua mais atual que nunca. Por meio de conversas e entrevistas com psicoterapeutas militantes, estudantes e profissionais entram em contato com depoimentos vivos, válidos e ricos sobre a intimidade do terapeuta – seus conflitos e desenganos, suas lutas e realizações.