Maria Cristina Cortez Wissenbach

É professora de História da África na Universidade de São Paulo. Mestre e doutora pelo Programa de História Social da mesma universidade, realizou seu pós-doutorado na Universidade de Campinas, no IFCH / Cecult. Coordena e orienta estudos nas áreas de história da escravidão nas Américas e história da África pré-colonial e desenvolve pesquisas sobre as dinâmicas do comércio e as estruturas de poder na África centro-ocidental (norte de Angola) entre as décadas de 1840 e 1870. É organizadora de coletâneas e autora de livros, capítulos e artigos em revistas acadêmicas. Entre seus livros e artigos estão Sonhos africanos, vivências ladinas (Hucitec, 1998, 2010) e “Entre a liberdade e a escravidão: dimensões de uma privacidade possível”, capítulo do volume 3 da História da vida privada no Brasil (org. Nicolau Sevcenko, Companhia das Letras, 1998).

Livros deste autor

ATENÇÃO
Devido à pandemia de COVID-19, a qual nos impede de estimar e cumprir prazos de entrega, nossa loja está desabilitada para compra até que a situação se normalize. Você pode navegar normalmente, acompanhar nosso blog e comprar as obras nas lojas de nossos parceiros por meio dos links diretos na página de cada livro. Em breve nossa loja estará de volta e voltaremos a atendê-lo diretamente.

Exibindo 1 resultado

Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação

Adriana Dantas Reis
Antonio Liberac Cardoso Simões Pires
Camillia Cowling
e mais 17 autores
R$106,40

Em estoque

Como foi a participação das mulheres cativas na sociedade escravista e nas primeiras décadas da pós-emancipação? Como protestaram mirando a escravidão e contrariando a ideia de que aceitaram com passividade a opressão imposta? Os ensaios desta coletânea, que abrange os séculos 18 a 20, constituem um quadro amplo e fascinante das experiências das mulheres africanas, crioulas, cativas e forras.