Psicóloga e psicanalista com experiência em clínica, atenção psicossocial e saúde sexual. Doutora em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Atua em pesquisa, supervisão e docência em graduação e pós‑graduação.
Atualmente, é coordenadora acadêmica na Casa Plural e integrante do Coletivo Intervenção: por uma psicanálise clínico‑política.

Livros deste autor

Exibindo um único resultado

Reescrevendo lutos

Uma nova perspectiva de amparo e justiça
Alessandra Ulrich de Almeida
Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini
Bárbara D. Innocente
e mais 28 autores
R$85,30

A perda de um filho para a violência — seja ela obstétrica, de gênero, urbana, médica ou decorrente de tragédias anunciadas e do suicídio — é uma dor que rompe a estrutura da vida. Reescrevendo lutos nasce da urgência de escutar essa dor e transformá-la em ação, memória e reparação. Em uma iniciativa pioneira que uniu o Conselho Federal de Psicologia, a Ordem dos Advogados do Brasil e uma equipe multidisciplinar de psicólogas, advogadas, jornalistas, assistentes sociais e filósofos, esta obra dá voz à participação ativa e visceral de 13 mães enlutadas. Ao contar suas histórias, elas desenham a cartografia dos impactos psíquicos e jurídicos dessas perdas no cotidiano do país. Assim, o livro cruza de forma inédita o acolhimento clínico e o rigor jurídico, analisando a legislação existente e apontando novos caminhos legislativos para cada cenário. Leitura indispensável e contundente para profissionais e estudantes de psicologia, direito, serviço social, sociologia e jornalismo, bem como para legisladores, formuladores de políticas públicas e, acima de tudo, mães e famílias que buscam no amparo e na justiça um sentido para continuar.