Se você tiver interesse em publicar um livro pela Edições GLS, leia atentamente as instruções abaixo.

Para mais informações, envie uma mensagem para editorial@gruposummus.com.br

 

As Edições GLS alinham-se com o movimento pela afirmação dos direitos da população LGBTQIA+. Seus fins, contudo, são comerciais. Isso significa que todo e qualquer original recebido é avaliado, antes de tudo, em termos de sua possível aceitação por um público comprador.

Ficção
A editora interessa-se em avaliar originais literários inéditos, em bom português, contendo entre 100 e 200 laudas. Os personagens devem ter um perfil bem definido, sem serem estereotipados. Não aceitaremos conteúdos preconceituosos.
No caso de haver cenas de sexo, as histórias ganham pontos a favor se ele for praticado de maneira segura.

Não-ficção
A editora interessa-se em avaliar originais inéditos, contendo entre 100 e 200 laudas, com:

  • linguagem acessível a pessoas de nível secundário;
  • temas favoráveis às minorias sexuais;
  • ênfase mais pronunciada nas soluções do que nos problemas;
  • dados concretos, pesquisados e ainda não largamente divulgados.

Nenhum original será aceito se considerar que a homossexualidade, a bissexualidade, a transexualidade e o travestismo sejam doenças, desvios psicológicos, pecados ou necessariamente negativos de qualquer maneira. Preconceitos contra mulheres, negros, índígenas, pessoas pobres ou qualquer classe de desfavorecidos tampouco permitirão publicação.

Poesia
Esse gênero – apesar de muito praticado – lamentavelmente é pouco consumido por compradores de livros. Por essa razão, a editora não publica poesia.

 

Apresentação de seu original
1. Tendo certeza de que seu trabalho se encaixa em nossa linha editorial, envie o texto completo, em PDF, para: editorial@gruposummus.com.br, com o assunto “Envio de originais – Edições GLS”.  Não esqueça de mencionar seus dados – nome completo, endereço, telefone, e-mail – para que possamos entrar em contato. Envie também um breve currículo seu e um resumo do livro, inclusive definindo o público-alvo.

2. Na maioria dos casos, o original requer uma análise cuidadosa não só da equipe editorial, mas também de consultores externos. Como esse é um processo demorado, que depende de diversos fatores (como o tipo de material, a disponibilidade dos consultores e o volume de títulos recebidos pela editora), não é possível estabelecer um prazo para a resposta. Pedimos sua compreensão e a gentileza de não cobrar respostas por telefone.

3. Se seu original for aprovado, você receberá essa informação por e-mail. A editora esclarecerá se a aprovação foi integral ou se ajustes se fazem necessários para tornar o livro editável e vendável, ajustes esses que você terá de fazer até determinada data. Assuntos contratuais e previsões de datas também poderão ser tratados. Pode acontecer de seu original ser aprovado e não ter espaço em nosso cronograma do ano vigente. Como isso talvez não seja de seu interesse, você será avisado antes de se comprometer com as Edições GLS.

4. Se seu original for recusado, você receberá essa informação por e-mail. Edições GLS se reserva o direito de não explicar o motivo de suas decisões, que também se baseiam no funcionamento do mercado, e não somente na qualidade do material submetido.

Se tiver qualquer dúvida sobre envio de originais para as Edições GLS, entre em contato pelo e-mail: editorial@gruposummus.com.br