Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais de Grupos em 2022. Tem experiência com intervenções em saúde mental nos contextos da clínica ampliada e da luta antimanicomial. Trabalha como acompanhante terapêutica em ambiente escolar desde 2022. Nos anos de 2023-2024, realizou práticas de cuidado através de oficinas artísticas e convivência no Instituto Casa do Todos, estagiou na área de psicologia comunitária pelo projeto CCA do Dom Bosco e atuou no projeto Fique Vivo — Clínica Social (UPM) atendendo pessoas em situação de rua. Atualmente, atua como psicóloga clínica na modalidade online. Aperfeiçoou-se em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens na Fundação Oswaldo Cruz (MS).
Livros deste autor
Ações e reflexões
- Adriana Ricci dos Santos
- Aline Souza Martins
- Allan Henrique Gomes
- e mais 42 autores
R$113,50
Em um Brasil marcado por profundas desigualdades sociais e econômicas, a psicologia social se posiciona como um campo vital para a transformação e a emancipação. Nesse sentido, esta obra fundamental não apenas revisita a rica tradição das práticas grupais no país, mas também oferece ferramentas e insights cruciais para enfrentar os desafios contemporâneos.
Este livro transcende a teoria, apresentando diversas experiências concretas em contextos de vulnerabilidade social. Da desconstrução do racismo em Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) à reconstrução de existências em instituições de acolhimento para pessoas em situação de rua, cada capítulo ilustra a potência do grupo como espaço de coconstrução, conscientização e resistência.
A obra se aprofunda nas perspectivas teóricas e metodológicas dos processos grupais, dialogando com autores como Paulo Freire e Enrique Pichon-Rivière, e explora abordagens que vão do psicodrama à psicologia analítica. Contudo, seu grande diferencial reside na articulação entre a teoria e a prática transformadora, revelando como a intervenção psicossocial pode operar a partir do “comum”, desafiando a lógica individualizante e meritocrática que invisibiliza as opressões. Assim, esta é uma leitura indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais da psicologia e de áreas afins que buscam compreender e intervir nas complexas dinâmicas sociais brasileiras.