É psicólogo. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é analista reichiano e há mais de 40 anos se dedica à clínica. É professor de cursos de especialização em terapias psicorporais em diversas instituições. Autor de A transferência na clínica reichiana (2023), Futebol e orgasmo — Ensaio sobre orgonomia e futebol (1998) e Freud e Reich — Continuidade ou ruptura? (1996), todos publicados pela Summus.
Livros deste autor
Exibindo todos 4 resultados
Wilhelm Reich e saberes insurgentes
R$91,10Este é um livro inédito e revolucionário. Temos aqui uma constelação de pesquisadores que se desdobram para articular o pensamento e a obra do psiquiatra austríaco com diferentes campos do saber, extrapolando, para isso, os contornos da psicologia e da psicanálise. Os doze capítulos do livro instauram diálogos entre a obra reichiana e a política, a sociologia, a filosofia, a biologia, a educação e uma série de outros saberes que em algum momento estiveram presentes em seus estudos. Aqui, o Reich reivindicado é aquele iconoclasta, rebelde, afeito às transformações sociais — o qual, por vezes, se aproxima do pensamento libertário.
Transferência na clínica reichiana, A – 2ª edição revista
R$69,10O corpo teórico psicanalítico, concebido por Sigmund Freud, ensejou uma série de escolas e clínicas psicanalíticas (psicanálise kleiniana, lacaniana, bioniana, winnicottiana etc.). Analogamente, as teorias da psicologia corporal preconizadas por Wilhelm Reich funcionaram como uma matriz da clínica reichiana para várias escolas de psicoterapia corporal (vegetoterapia caracteroanalítica, orgonoterapia, bioenergética, biodinâmica, biossíntese etc.). Partindo do tema da transferência – assunto, aliás, caro a Reich –, Claudio Mello Wagner apresenta a vegetoterapia não só como técnica, mas também como método de investigação do inconsciente pela via do corpo. Com o relato de casos clínicos, o autor demonstra como a abordagem corporal contribui com o processo psicanalítico, tornando-o mais pulsátil e vibrante ao integrar corpo e alma, razão e emoção, ciência e arte.
Freud e Reich: continuidade ou ruptura?
O objetivo deste livro é verificar se as diferenças entre Freud e Reich, efetivamente, implicam uma ruptura entre ambas as escolas ou se podem ser superadas. O fio condutor do pensamento do autor é a análise dessas diferenças, revelando que em muitas circunstâncias os motivos responsáveis pela ruptura foram muito menos de caráter teórico, mas resultado de atitudes políticas ou pessoais.
Futebol e Orgasmo
Ensaio sobre orgonomia e futebol
Em estilo alegre e descontraído, na linguagem do nosso dia-a-dia, este livro nos traz um histórico dos jogos como atividade de prazer, culminando no futebol e sua simbologia específica. O leitor irá se deliciar com a curva orgástica de alguns jogos importantes, e ter bons momentos com as comparações e analogias deste que é, efetivamente, um ensaio pioneiro vinculando orgonomia e cultura.