Historiadora e ativista, atua como pesquisadora no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Tem bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP),
mestrado em Estudos de Gênero e Teoria Feminista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo
(USP). Ao longo dos anos, vem pesquisando a interseccionalidade de gênero e raça na América
Latina. Além disso, é autora de Somos todas rainhas (2012), sobre a história das mulheres negras no Brasil, e coautora de Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe — Deudas de igualdad (2018), organizado e publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal‑ONU) no Chile e no Brasil.

Livros deste autor

Exibindo um único resultado

Feminismos negros e mulherismo africana

Ana Cristina Conceição Santos
Ayni Estevão de Araujo
Carmem Lúcia dos Santos
e mais 8 autores
R$84,40

Este livro reúne 11 intelectuais negras que mapeiam as encruzilhadas entre raça, gênero e resistência. Partindo de territórios distintos — Brasil, América Latina e África —, as autoras constroem um diálogo plural sobre existências, agências políticas e saberes coletivos de mulheres negras. Longe de propor um caminho teórico único, os capítulos extrapolam o feminismo negro hegemônico e trazem o mulherismo africana para o centro do debate. Mais que uma coletânea, o livro é um território de encontros onde memórias, ancestralidade, espiritualidade e luta se entrelaçam. Leitura essencial e inspiradora para quem deseja compreender as complexidades políticas, culturais e intelectuais das mulheres negras, ontem e hoje.