João César de Freitas Fonseca

Mineiro, nascido e criado em Belo Horizonte em plena vigência do regime militar, abril de 65. Formado em Psicologia, atua na área clínica junto ao Instituto Renascimento. Há mais de 15 anos, trabalha na UFMG, onde atualmente ocupa a função de Pró-Reitor Adjunto de Recursos Humanos. Mestre em Psicologia Social, leciona disciplinas ligadas à área de Gestão de Pessoas nos cursos de Administração, Psicologia, Ciências Contábeis e Comércio Exterior da PUC-MG e nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública da Fundação João Pinheiro.
Sua trajetória – profissional e pessoal – é marcada pela preocupação em refletir sobre as diversas interfaces entre indivíduo e sociedade, reconhecendo o caráter multidisciplinar dessa questão. Ao mesmo tempo, tenta oferecer propostas que venham a contribuir para destacar do conhecimento acadêmico a sua dimensão prática e auxilie pessoas e grupos a melhorarem a qualidade de suas próprias vidas.
Atualmente, desenvolve pesquisas ligadas às áreas de formação profissional e qualidade de vida, investigando práticas adotadas por organizações não-governamentais na região nordeste de Belo Horizonte.

Livros deste autor

ATENÇÃO
Devido à pandemia de COVID-19, a qual nos impede de estimar e cumprir prazos de entrega, nossa loja está desabilitada para compra até que a situação se normalize. Você pode navegar normalmente, acompanhar nosso blog e comprar as obras nas lojas de nossos parceiros por meio dos links diretos na página de cada livro. Em breve nossa loja estará de volta e voltaremos a atendê-lo diretamente.

Exibindo 1 resultado

Adolescência e Trabalho

João César de Freitas Fonseca
R$48,20

Em estoque

O autor busca entender as reações psicológicas, emocionais e sociais do jovem brasileiro obrigado a trabalhar para sobreviver. Partindo do princípio de que é necessário ouvir os próprios jovens, entrevistou dezenas deles que participam de projetos de educação profissional, conhecendo suas necessidades, expectativas e aspirações. Comparando o resultado obtido a sólidos modelos teóricos, discute o papel e a responsabilidade social das instituições e empresas, oferecendo sugestões para aprimoramento da educação profissionalizante.