Luis Altenfelder Silva Filho

É psiquiatra. Fez residência no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e formação em psicodrama na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Sopsp). No Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) foi preceptor no programa de formação de residentes, e no Hospital das Clínicas trabalhou no Centro de Reabilitação e Hospital-Dia (CRHD), ajudando a reabilitar pacientes com comprometimentos psicossociais graves. Atua em consultório particular e é voluntário em hospitais, utilizando o psicodrama como instrumento psicoterápico. Escreveu inúmeros artigos em revistas especializadas e capítulos de livros. Entre suas obras estão Psiquiatria – Propostas, notas e comentários (Lemos, 1999, em coautoria com Carol Sonenreich e Giordano Estevão), Fundamentos e prática em hospital-dia e reabilitação psicossocial (Atheneu, 2008, em coautoria com Sérgio Vieira Bettarello, Francisco Greco e Maria Cecília Fernandes Silva) e Doença mental, um tratamento possível – Psicoterapia de grupo e psicodrama (Ágora, 2011).

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Técnicas fundamentais do psicodrama – Edição revista

Antônio Gonçalves dos Santos
Arthur Kaufman
Camila Salles Gonçalves
e mais 11 autores
R$68,80

Verdadeiro clássico do psicodrama brasileiro, este livro, organizado pela incansável Regina Fourneaut Monteiro, a Réo, é leitura obrigatória para todos aqueles que se identificam com as propostas de Jacob Levy Moreno. Reunindo renomados médicos e psicólogos, a obra aborda – de forma objetiva e aprofundada – as principais técnicas do psicodrama, servindo como guia e inspiração para estudantes e profissionais da área.

Doença mental, um tratamento possível

Psicoterapia de grupo e psicodrama
Luis Altenfelder Silva Filho
R$101,10

Além de apresentar uma excelente resenha histórica do hospital psiquiátrico, da psicoterapia de grupo e do psicodrama, este livro contém elementos para instrumentalizar todos os que pretendem aplicar a técnica grupal ou psicodramática no atendimento a pacientes em enfermarias, ambulatórios e clínicas privadas. Baseado na premissa de que é possível tratar transtornos mentais graves com psicodrama, o autor constrói uma obra rica e revolucionária.