Moacyr Scliar

Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre em 1937. Formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializando-se em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e doutorando-se também em saúde pública pela mesma instituição.
Trabalhou na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, onde durante muito tempo coordenou o Programa de Educação em Saúde. Trabalhou também na Fundação Nacional de Saúde e foi consultor do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde.
Foi chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre.
Autor de cerca de setenta obras, várias das quais premiadas em diversos países e traduzidas para vários idiomas. Foi também membro da Academia Brasileira de Letras, colaborou com vários jornais e periódicos do país e do exterior. Entre seus livros estão A paixão transformada: história da medicina na literatura (Companhia das Letras, 1996) e Meu filho, o doutor: medicina e judaísmo na história, na literatura e no humor (Artes Médicas, 2000), além de O olhar médico – Crônicas de medicina e saúde (Editora Ágora, 2005).
Faleceu no dia 27 de fevereiro de 2011, de falência múltipla dos órgãos. Ele havia sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 16 de janeiro enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Olhar médico, O

Crônicas de medicina e saúde
Moacyr Scliar
R$70,60

Além de escritor, Moacyr Scliar era médico e atuava na saúde pública. Às vezes os dois ofícios se entrelaçavam e ele escrevia sobre medicina. É o caso da coluna “A cena médica”, que ele publicou por anos no jornal Zero Hora, de Porto Alegre. O livro traz várias dessas crônicas. Escritos com humor e sabedoria, os textos são curtos e os temas, variados: doença e saúde, médicos e pacientes, sexualidade e esporte.

Céu da boca

Lembranças de refeições da infância
Anna Veronica Mautner
Antonio Kehl
Antonio Maschio
e mais 15 autores
R$53,00

Nesta obra, 18 pessoas de diferentes áreas profissionais escrevem sobre a lembrança que lhes ocorreu quando convidados a rememorarrefeições e sabores da infância e adolescência. Textos de puro prazer que remetem o leitor de volta às suas próprias raízes e vivências, num exercício sensorial de memória.