Nilva Pessoa de Souza

Nilva Pessoa de Souza é apaixonada por e estudiosa de jogos e brincadeiras, pesquisando sobre o brincar e jogar pelo olhar de crianças de 4 a 8 anos. Formada em Educação Física, tem mestrado em Pedagogia do Movimento Humano e doutorado em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora aposentada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Livros deste autor

Exibindo um único resultado

Dançarelando

Arte, educação e infância
Andreza Lucena Minervino de Sá
Carolina Romano de Andrade
Deyzylany Ferreira Neves
e mais 4 autores
R$75,70

É na infância que as experiências vividas passam a compor a personalidade adulta. Nessa fase, o contato com o lúdico fortalece os processos de formação da mente e do corpo. Pensando nisso, Fernanda Almeida traz aos leitores aplicações da prática artístico-educativa com crianças de pouca idade. Baseando-se na linguagem da dança, ela e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.

Realizando experimentações em ambiente real – o chão de escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, cultura popular, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências aqui relatadas servirão de inspiração para educadores de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças. Prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.