ISBN: 9786555490602

Dançarelando

Arte, educação e infância

Organizador(es): Fernanda de Souza Almeida

Autor(es): Andreza Lucena Minervino de Sá, Carolina Romano de Andrade, Deyzylany Ferreira Neves, Fernanda de Souza Almeida, Nilva Pessoa de Souza, Princesa Ricardo Marinelli, Taynara Ferreira Silva

É na infância que as experiências vividas passam a compor a personalidade adulta. Nessa fase, o contato com o lúdico fortalece os processos de formação da mente e do corpo. Pensando nisso, Fernanda Almeida traz aos leitores aplicações da prática artístico-educativa com crianças de pouca idade. Baseando-se na linguagem da dança, ela e suas colaboradoras – participantes do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) – apresentam uma série de intervenções realizadas em escolas públicas com o objetivo de sensibilizar meninos e meninas para os diversos caminhos da arte.

Realizando experimentações em ambiente real – o chão de escola –, as pesquisadoras encaram a meninada como seres de direitos e protagonistas da própria vida. Música, poesia, cultura popular, tecnologia, educação para a diversidade, improvisação, apreciação e contação de histórias são apenas alguns dos eixos trabalhados concretamente nesta obra. As experiências aqui relatadas servirão de inspiração para educadores de todo o Brasil interessados em passar da dança para crianças à dança com crianças. Prefácio de Ana Terra, coordenadora do curso de Dança da Unicamp.

R$75,70

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555490602

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490602
REF: 12060
Edição 1
Ano 2022
Nº de Páginas 208
Peso 0,257 kg
Formato 1,0 × 14 × 21 cm

Fernanda de Souza Almeida

Fernanda de Souza AlmeidaFernanda de Souza Almeida é curiosa e entusiasta da vida. Uma pessoa do movimento do corpo, das ideias, dos tempos e dos espaços. Ridente e brincante por excelência, é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. E-mail: fefalmeida@gmail.com.

Andreza Lucena Minervino de Sá


Andreza Lucena Minervino de Sá é criancista e poetisa com a cabeça cheia de ideias mirabolantes, plantadora de sementes e amante dos sorrisos bobos. Graduanda no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiânia (UFG), participa do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância (GPDAEI) e atua como docente mediando experiências dançantes com as crianças pequenas. E-mail: andrezalucenadesa@gmail.com.

Carolina Romano de Andrade


Carolina Romano de Andrade é artista da dança que empresta seu olhar para a educação. Pesquisadora e educadora, trabalha com dança e formação de professores para a dança na educação básica. Bacharel, licenciada em Dança e mestre em artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é também doutora indicada ao Prêmio Capes de Tese. Realizou pós-doutorado em artes na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na área de currículo para a arte/dança. Atua como professora colaboradora do mestrado profissional (stricto sensu) em Artes do Instituto de Artes da Unesp/SP. E-mail: carolromano@hotmail.com.

Deyzylany Ferreira Neves


Deyzylany Ferreira Neves é, parafraseando Paulo Freire, esperançosa do verbo “esperançar”: Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é discente do programa de mestrado profissional de Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae-UFG). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o ensino das artes (Dança) mediado por tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação básica. E-mail: deyzylanyf.n@gmail.com.

Fernanda de Souza Almeida


Fernanda de Souza Almeida

Fernanda de Souza Almeida é curiosa e entusiasta da vida. Uma pessoa do movimento do corpo, das ideias, dos tempos e dos espaços. Ridente e brincante por excelência, é mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como docente no curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação Dançarelando. E-mail: fefalmeida@gmail.com.

Nilva Pessoa de Souza


Nilva Pessoa de Souza é apaixonada por e estudiosa de jogos e brincadeiras, pesquisando sobre o brincar e jogar pelo olhar de crianças de 4 a 8 anos. Formada em Educação Física, tem mestrado em Pedagogia do Movimento Humano e doutorado em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora aposentada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiânia (UFG).

Princesa Ricardo Marinelli


Princesa Ricardo Marinelli é um fractal de desejos, intensidades e sonhos. Artista da dança, terrorista de gênero e entusiasta de um mundo para além da humanidade. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Compõe o corpo docente dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). E-mail: princesa.ricardo@gmail.com.

Taynara Ferreira Silva


Taynara Ferreira Silva é uma empreendedora apaixonada, que floresce a cada amanhecer. Fundadora do Studio Inovarte, localizado na cidade de Inhumas (GO), é graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Grupo de Pesquisa em Dança: Arte, Educação e Infância. E-mail: tay.danca@ gmail.com.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [543.26 KB]

Você também pode gostar de…

Dança e educação

30 experiências lúdicas com crianças
Fernanda de Souza Almeida
R$53,00

A criança tem outro campo de percepção, sua curiosidade, sensibilidade e capacidade de produção simbólica são expressas em gestos e movimentos. Portanto, a valorização do movimento, do brincar, das relações e das interações, oferecendo diversas possibilidades para expandir suas potencialidades, é fundamental.Em Dança e educação, Fernanda de Souza Almeida apresenta 30 sequências didáticas completas que almejam a expansão da criatividade, da sensibilidade, da expressividade e do conhecimento de si, do outro e do meio. Sem reduzir o processo a passos, repetições, elaborações de coreografias para datas festivas ou mímicas de letras de música, a autora inspira o docente a criar novas perspectivas em direção a um processo educacional infantil de qualidade.

Outros caminhos de dança

Técnica Klauss Vianna para adolescentes e para adolescer
Cora Miller Laszlo
R$53,00

Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.

Que dança é essa?

Uma proposta para a educação infantil
Fernanda de Souza Almeida
R$56,10

Nesta obra, Fernanda de Souza Almeida apresenta uma possibilidade de aproximação da dança com as crianças da educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogue com as características e necessidades dos pequenos. De seu trabalho pioneiro resultaram: pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito “socioistoricocultural”, noção do corpo, estruturação espacial e diferenciação eu-outro); estratégias (interação social, jogo, improvisação e apreciação estética); e os quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo), todos acompanhados de dicas, sugestões de vivência e sequências didáticas que podem ser experimentadas na prática educativa.

Dança, A

Klauss Vianna
R$62,80

Apaixonado pela dança e pelas possibilidades expressivas do movimento, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta neste livro o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais.

Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento

Anna Maria Barros
Christine Greiner
Ciane Fernandes
e mais 17 autores
R$106,40

Rudolf Laban é a grande referência no estudo do movimento corporal. Ele deu início a um período de intensa investigação das potencialidades dinâmicas do corpo e ajudou a promover significativas transformações no trabalho corporal. Este livro reúne artigos que contam um pouco das experiências em educação, dança, teatro e terapia com base nos fundamentos universais da arte do movimento.

Educação pela dança, A

Paulina Ossona
R$69,10

Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores.