Ricardo Gandour

Ricardo Gandour é jornalista, diretor de jornalismo da Rádio CBN e professor de jornalismo na ESPM. Foi pesquisador visitante na Columbia Journalism School, em Nova York (EUA). É mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem especializações em Publishing (Stanford University), Gestão Avançada (Fundação Dom Cabral/Insead) e Administração (FGV-SP). É membro do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta e do Columbia Global Center Brazil. Inicialmente graduou-se em Engenharia Civil (USP-São Carlos). Depois, cursou Jornalismo na Fundação Cásper Líbero. Deu os primeiros passos na profissão no semanário A Tribuna, então editado pelo pai em Nova Granada, interior de São Paulo. Iniciou a carreira na Folha de S.Paulo, onde foi repórter, editor e diretor-fundador da Publifolha. Na Editora Globo, foi diretor de publicações e da revista Época. Foi ainda diretor executivo do jornal Diário de S.Paulo e posteriormente diretor de conteúdo do Grupo Estado, responsável pelas redações de O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Rádio Eldorado/Estadão e Broadcast.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

JOURNALISM SHRINKS, POWER EXPANDS (only eBook version)

The second death of public opinion
Ricardo Gandour

This book stresses the importance of professional journalism in an era when direct communication by government authorities via social media networks has escalated while newsrooms have been shrinking for decades. Mixing practical hands-on experience with academic research, in his work Brazilian journalist Ricardo Gandour brings statistical data on both phenomena and warns of the consequences for the information environment and democracies.

JORNALISMO EM RETRAÇÃO, PODER EM EXPANSÃO

A segunda morte da opinião pública
Ricardo Gandour
R$48,20

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.