É doutora em Psicologia pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Formada em Psicologia
Reichiana contemporânea pelo Instituto Brasileiro de Análise Reichiana (Ibar), atua, por meio dessa abordagem, na clínica psicológica individual e
de grupo. Trabalha em diversas instituições culturais (museus, espetáculos teatrais e produções audiovisuais) por meio da empresa Tropeiro Produções, da qual é sócia‑fundadora. Área em que desenvolve a pesquisa de pós‑doutorado em curso, relacionando psicologia, arte/cultura e saúde.

Livros deste autor

Exibindo um único resultado

Verbos da clínica

Adriana Marcondes Machado
Alexandra Cleopatre Tsallis
Ana Cristina dos Santos Teixeira
e mais 37 autores
R$85,90

O que faz pulsar a prática clínica no contemporâneo? Verbos da clínica nasce de múltiplas práticas e pesquisas para responder a essa questão com uma experiência editorial e teórica inovadora. Organizada na forma de um verbário — aos moldes dos abecedários e dicionários filosóficos —, a obra reúne textos concisos na extensão, porém densos e potentes em proposições. Aqui, o fazer clínico não se restringe às quatro paredes do consultório privado. Em uma escrita polifônica que coloca em diálogo psicólogas e psicólogos de diversas abordagens, o livro entrelaça a clínica tradicional à atuação nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação, alcançando também o território universitário. Cada verbete-ação convoca a presença de um corpo-terapeuta que se constitui na experiência viva do cuidado — de si e do outro —, tensionando e atualizando a dimensão ético-política inerente à psicologia. Tecida no cotidiano dos encontros, no entre-dois e nos coletivos, esta obra reafirma a clínica como superfície viva de experimentação, transformação e cultivo. Mais do que uma consulta teórica, Verbos da clínica é um convite aberto para pensar, sentir e movimentar as práticas de cuidado engendradas no mundo de hoje.