Detalhes do Livro
ISBN | 9788571830059 |
---|---|
REF: | 20005 |
Edição | 1 |
Ano | 2005 |
Nº de Páginas | 168 |
Peso | 0,2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Heloisa Junqueira Fleury, Marlene Magnabosco Marra
Autor(es): Ana Flávia Trindade dos Santos, Antônio dos Santos Andrade, Cristiene Gama Tenório, Cybele M. R. Ramalho, Heloisa Junqueira Fleury, Maria de Lourdes Sgorbissa, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Marlene Magnabosco Marra, Marília J. Marino, Norma Silvia Trindade de Lima, Patrícia Freire Campos, Paulo Bareicha, Stela Regina de Souza Fava
O psicodrama permite renovar as atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas. O livro traz exemplos e soluções de todo o Brasil, com resultados que incrementam o aprendizado e promovem cidadania.
R$65,70
ISBN | 9788571830059 |
---|---|
REF: | 20005 |
Edição | 1 |
Ano | 2005 |
Nº de Páginas | 168 |
Peso | 0,2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
É psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora.
E-mail: hjfleury@uol.com.br
Psicóloga, psicodramatista, especialista em terapia familiar e de casais. Coordenadora e docente do Instituto Aprender Vivo. Mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Distrito Federal (PUC‑DF) e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Psicc/UnB). Tem certificação em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Galveston Institute/Taos Institute). Pesquisadora plena do Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Email: marlenemarra1@gmail.com.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Ainda hoje, pouco tempo e espaço são dedicados ao desenvolvimento dos aspectos relacionais entre educadores e alunos. Em consequência, diversos treinamentos e aulas realizados em instituições e empresas de caráter educacional oferecem uma metodologia mecânica, em que o saber e o sentir do educando são desconsiderados. Fundamentada nesse pensamento, Rosa Lidia Pontes propõe neste livro um novo paradigma educacional, integrando as ideias de dois grandes pensadores que se recusam a fragmentar o ser humano, reduzindo- o apenas à dimensão racional, e acreditam em um futuro para a humanidade e para o planeta calcado no diálogo profícuo entre os seres humanos: Edgar Morin e Jacob Levy Moreno.Obra transdisciplinar e atual, dirige-se a educadores que desejam trabalhar mais eficazmente seus aspectos relacionais com seus aprendizes, considerando ambos seres dotados de razão, mas também de emoção; de mente, mas também de corpo.
Neste livro, María Carmen Bello compartilha suas experiências como psicodramatista e mostra que o psicodrama constitui um método, uma filosofia e uma prática capaz de promover a interação grupal e a resolução de situações de crise ou conflito. Baseando-se em vivências pedagógicas, institucionais, empresariais e sociais, a autora detalha – com linguagem direta e, por vezes, irreverente – um grande leque de aplicações da abordagem criada por Jacob Levy Moreno. Grupos universitários, de mulheres, equipes profissionais e até meninos de rua: ninguém fica incólume à experiência de refletir sobre si mesmo e reconstruir a realidade com dois instrumentos humanos apontados por Moreno como únicos – a espontaneidade e a criatividade. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.