ISBN: 9788571830400

Psicodrama brasileiro

Histórias e memórias

Autor(es): Cybele M. R. Ramalho, Devanir Merengué, Júlia Motta, Lilian Rodrigues Tostes

Obra que reúne a mais ampla pesquisa já feita sobre o desenvolvimento do psicodrama e dos psicodramatistas no Brasil, este livro é fruto do esforço de diversos profissionais – entre eles Wilson Castello de Almeida e Devanir Merengué – que pesquisam ou compartilham suas memórias. A idéia não é ser um livro hegemônico, e sim mobilizador de novas experiências.

Em estoque

R$71,60

ISBN: 9788571830400

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571830400
REF: 20040
Edição 1
Ano 2008
Nº de Páginas 216
Peso 0.24 kg
Formato 14 × 21 cm

Cybele M. R. Ramalho


É natural de Aracaju (SE), psicóloga formada em 1981 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduada em Psicologia Clínica pela PUC-MG. Tornou-se psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama da Bahia em 1990. É membro da Febrap (Federação Brasileira de Psicodrama) e credenciada como professora-supervisora desde 1994. Atualmente, é Coordenadora dos Cursos de Formação em Psicodrama em Aracaju pela Profint (Profissionais Integrados Ltda.). Leciona no curso de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e concluiu o curso de especialização em Psicoterapia Analítica pelo Instituto Junguiano da Bahia. Em consultório particular tem experiência clínica de vinte anos com adolescentes e adultos, nas modalidades individual e grupal. Desenvolve, eventualmente, trabalhos de assessoria em algumas instituições e comunidades, utilizando a metodologia sociopsicodramática.

Devanir Merengué


Psicólogo; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É autor do livro Inventário de afetos - inquietações, teorias, psicodrama, um dos autores dos livros Pesquisa qualitativa e psicodrama, Psicodrama brasileiro - histórias e memórias e  Psicodrama - ciência e arte Todos editados pela Editora Ágora.

Júlia Motta


Nasceu na pequena cidade de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Vinda de uma família de sete irmãos, cresceu entre trabalhadores rurais, cortadores de cana, ferroviários, professoras primárias e alguns intelectuais. Seu primeiro trabalho voluntário na adolescência foi o de professora de alfabetização de adultos. Formou-se psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a trabalhar em psicologia social e clínica. Na década de 1990 começou a se perguntar por que aumentava o número de pessoas que estavam adoecendo com queixas do trabalho. Com essa motivação, fez seu doutorado em Saúde Coletiva, na Unicamp, pesquisando a área de sociologia da saúde na interface entre psicologia, sociologia, história e economia. Júlia é psicodramatista e professora supervisora pela Febrap no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). É autora dos livros: O jogo no psicodrama, Jogos: repetição ou criação?, A psicologia e o mundo do trabalho no Brasil – Relações, história e memória, Psicodrama brasileiro – Histórias e memórias, co-autora na coletânea Laços amorosos – Terapia de casal e psicodrama e uma das organizadoras do livro Psicodrama - ciência e arte,  todos da editora Ágora.

Lilian Rodrigues Tostes


Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [76.14 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicodrama brasileiro”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *