ISBN: 9788571830813

Psicodrama – ciência e arte

Organizador(es): Júlia Motta, Luís Falivene Alves

Autor(es): Agenor Vieira de Moraes Neto, Bernadete Castro, Devanir Merengué, Fernando Cordovio, Jamil Aidar, Júlia Motta, Liliana Lima, Luiz Contro, Luís Falivene Alves, Maria Ester Rodrigues Esteves, Maria do Carmo E. Mazotta, Miriam Tassinari, Moysés Aguiar, Norma Silvia Trindade de Lima

Esta obra reúne trabalhos desenvolvidos por professores do Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). Na primeira parte do livro aprofundam-se, de maneira clara e didática, conceitos e métodos baseados no psicodrama. A segunda parte apresenta trabalhos práticos realizados pelos autores em diversos contextos: educacional, empresarial, social, terapêutico.

Em estoque

R$73,80

ISBN: 9788571830813

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571830813
REF: 20081
Edição 1
Ano 2011
Nº de Páginas 184
Peso 0.29 kg
Formato 17 × 24 cm

Júlia Motta

Júlia MottaNasceu na pequena cidade de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Vinda de uma família de sete irmãos, cresceu entre trabalhadores rurais, cortadores de cana, ferroviários, professoras primárias e alguns intelectuais. Seu primeiro trabalho voluntário na adolescência foi o de professora de alfabetização de adultos. Formou-se psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a trabalhar em psicologia social e clínica. Na década de 1990 começou a se perguntar por que aumentava o número de pessoas que estavam adoecendo com queixas do trabalho. Com essa motivação, fez seu doutorado em Saúde Coletiva, na Unicamp, pesquisando a área de sociologia da saúde na interface entre psicologia, sociologia, história e economia. Júlia é psicodramatista e professora supervisora pela Febrap no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). É autora dos livros: O jogo no psicodrama, Jogos: repetição ou criação?, A psicologia e o mundo do trabalho no Brasil – Relações, história e memória, Psicodrama brasileiro – Histórias e memórias, co-autora na coletânea Laços amorosos – Terapia de casal e psicodrama e uma das organizadoras do livro Psicodrama - ciência e arte,  todos da editora Ágora.

Luís Falivene Alves

Luís Falivene Alves Médico psiquiatra; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos organizadores do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Agenor Vieira de Moraes Neto


Psicólogo; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos autores do livro Psicodrama – ciência e arte  (Ágora, 2011).

Bernadete Castro


Psicóloga; professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É uma das autoras do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Devanir Merengué


Psicólogo; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É autor do livro Inventário de afetos - inquietações, teorias, psicodrama, um dos autores dos livros Pesquisa qualitativa e psicodrama, Psicodrama brasileiro - histórias e memórias e  Psicodrama - ciência e arte Todos editados pela Editora Ágora.

Fernando Cordovio


Psicólogo; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos autores do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Jamil Aidar


Médico; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos autores do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Júlia Motta


Nasceu na pequena cidade de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Vinda de uma família de sete irmãos, cresceu entre trabalhadores rurais, cortadores de cana, ferroviários, professoras primárias e alguns intelectuais. Seu primeiro trabalho voluntário na adolescência foi o de professora de alfabetização de adultos. Formou-se psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a trabalhar em psicologia social e clínica. Na década de 1990 começou a se perguntar por que aumentava o número de pessoas que estavam adoecendo com queixas do trabalho. Com essa motivação, fez seu doutorado em Saúde Coletiva, na Unicamp, pesquisando a área de sociologia da saúde na interface entre psicologia, sociologia, história e economia. Júlia é psicodramatista e professora supervisora pela Febrap no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). É autora dos livros: O jogo no psicodrama, Jogos: repetição ou criação?, A psicologia e o mundo do trabalho no Brasil – Relações, história e memória, Psicodrama brasileiro – Histórias e memórias, co-autora na coletânea Laços amorosos – Terapia de casal e psicodrama e uma das organizadoras do livro Psicodrama - ciência e arte,  todos da editora Ágora.

Liliana Lima


Psicóloga; professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É uma das autoras do livro Psicodrama-ciência e arte (Ágora, 2011).

Luís Falivene Alves


Médico psiquiatra; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos organizadores do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Luiz Contro


Luiz Contro

É psicólogo e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de professor, terapeuta didata e supervisor pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (SP). Coordena grupos em instituições, ONGs e empresas e assessora equipes que discutem seus processos de trabalho. Autor de artigos em periódicos científicos, escreveu Psicossociologia crítica – A intervenção psicodramática (CRV, 2011) e Nos jardins do psicodrama – Entre o individual e o coletivo contemporâneo (Alínea, 2004). É coautor dos livros Psicodrama – Ciência e arte (Ágora, 2011), From one-to-one psychodrama to large group socio-psychodrama (2009, versão digital, acessível em http://www.luizcontro.com.br/livros.php) e de Práticas grupais contemporâneas (Ágora, 2006).

Maria do Carmo E. Mazotta


Psicóloga; professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É uma das autoras do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Maria Ester Rodrigues Esteves


Psicóloga; professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). É uma das autoras do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Miriam Tassinari


Psicóloga; professora-supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É uma das autoras do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Moysés Aguiar


Psicólogo, especialista em Psicodrama e Psicologia de Arte e professor‑supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretor da Companhia do Teatro Espontâneo. Autor e tradutor de vários livros na área de Psicodrama e das Ciências Humanas. Pela Editora Ágora publicou os seguintes livros: Psicodrama e emancipação (org.); Quando a psicoterapia trava;  Teatro Espontâneo e Psicodrama, além de ser um dos autores dos livros  Psicodrama - ciência e arte e Psicodrama público na contemporaneidade. Faleceu em novembro de 2015.

Norma Silvia Trindade de Lima


Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [68.90 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicodrama – ciência e arte”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *