ISBN: 9788571831889

Psicodrama com casais

Organizador(es): Gisela Castanho

Autor(es): Dalmiro M. Bustos, Gisela Castanho, Júlia Motta, Maria Amalia Faller Vitale, Maria Cecília Veluk Dias Baptista, Maria Cristina Romualdo Galati, Maria Rita D’Angelo Seixas, Marina da Costa Manso Vasconcellos, Marta Echenique, Mônica R. Mauro, Vivien Bonafer Ponzoni

Este livro foi escrito para todos aqueles que se interessam por terapia de casal e por psicodrama. São 11 capítulos escritos por psicodramatistas com experiências diversas, dotados de vários exemplos nos quais os profissionais mostram como exercem sua prática clínica.

R$71,60

ISBN: 9788571831889

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788571831889
REF: 20188
Edição 1
Ano 2016
Nº de Páginas 216
Peso 0.241 kg
Formato 14 × 21 cm

Gisela Castanho

Gisela CastanhoPsicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Especialista em Psicoterapia de Adolescentes e em Terapia de Casal e Família. Professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professora em cursos de pós-graduação em Psicodrama. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Orientadora vocacional e autora de livros e diversos artigos publicados.

Dalmiro M. Bustos


Doutor em Medicina, com especialização em Psiquiatria Clínica e Higiene Mental. Formou-se diretor de psicodrama pelo Instituto J. L. Moreno, em Nova York, em 1974. É autor de vários livros e atua regularmente na Argentina, no Brasil e em vários outros países. Contato: bustosdalmiro@gmail.com

Gisela Castanho


Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Especialista em Psicoterapia de Adolescentes e em Terapia de Casal e Família. Professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professora em cursos de pós-graduação em Psicodrama. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Orientadora vocacional e autora de livros e diversos artigos publicados.

Júlia Motta


Nasceu na pequena cidade de São Geraldo, no estado de Minas Gerais. Vinda de uma família de sete irmãos, cresceu entre trabalhadores rurais, cortadores de cana, ferroviários, professoras primárias e alguns intelectuais. Seu primeiro trabalho voluntário na adolescência foi o de professora de alfabetização de adultos. Formou-se psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a trabalhar em psicologia social e clínica. Na década de 1990 começou a se perguntar por que aumentava o número de pessoas que estavam adoecendo com queixas do trabalho. Com essa motivação, fez seu doutorado em Saúde Coletiva, na Unicamp, pesquisando a área de sociologia da saúde na interface entre psicologia, sociologia, história e economia. Júlia é psicodramatista e professora supervisora pela Febrap no Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (IPPGC). É autora dos livros: O jogo no psicodrama, Jogos: repetição ou criação?, A psicologia e o mundo do trabalho no Brasil – Relações, história e memória, Psicodrama brasileiro – Histórias e memórias, co-autora na coletânea Laços amorosos – Terapia de casal e psicodrama e uma das organizadoras do livro Psicodrama - ciência e arte,  todos da editora Ágora.

Maria Amalia Faller Vitale


Terapeuta familiar. Professora doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Organizadora de livros e autora de textos no campo da terapia familiar.  

Maria Cecília Veluk Dias Baptista


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e pelo Instituto Sedes Sapientiae, e pós‑graduada em Psicologia Social também pela PUC‑SP. Psicodramatista didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Terapeuta de casal e família no Serviço de Atendimento a Famílias e Casais (Sefam‑SP). Diretora‑presidente do Delphos Espaço Psicossocial, no Rio de Janeiro, presidente da Febrap (2004‑2006), presidente do XIV Congresso Brasileiro de Psicodrama (Belo Horizonte, 2004), vice‑presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef, 2008‑2010), presidente do IX Congresso Brasileiro de Terapia Familiar (Búzios, 2010) e presidente da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro (ATF‑RJ, 2002‑04). Diretora científica da ATF‑RJ (2011‑16), membro do conselho deliberativo e científico da Abratef (2006‑10, 2012‑16) e coordenadora científica do 20º Congresso Brasileiro de Psicodrama (2016).

Maria Cristina Romualdo Galati


Psicóloga formada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especialista em Psicodrama pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atualmente é doutoranda na Faculdade de Enfermagem da Unifesp e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Família e Comunidade (Gepfac). É orientadora sexual do Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana e colaboradora do Ciesex/Unifesp. Atua como psicóloga clínica e terapeuta sexual em consultório particular.

Maria Rita D’Angelo Seixas


Psicóloga clínica e psicodramatista. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em terapia de casal e de família. Mediadora de conflitos pela Mediativa. Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 1998 a 2008, quando coordenou o Curso de Terapia Familiar em Hospital. Coordenadora da Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico (Esofs). Coordenadora do Grupo de Estudo e Prevenção à Violência Doméstica da Associação Paulista de Terapia Familiar (GEV Pró-Paz APTF). Agente da Paz pelo Instituto Palas Athena. Terapeuta comunitária. Vice-presidente fundadora e coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (CDC-Abratecom) entre 2006 e 2008. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil. Fundadora da APTF e presidente de 1992 a 1994 e de 2008 a 2010. Coordenadora do CDC da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) entre 2004 e 2006. Coordenadora da equipe de Histórico do CDC-Abratef de 2008 a 2010 e da equipe de formação do CDC-Abratef de 2010 a 2012. Presidente e coordenadora científica de vários congressos de psicodrama e terapia familiar. Coordenadora da V Jornada Paulista da APTF pela Paz, em 2009. Autora e organizadora de livros e artigos publicados.

Marina da Costa Manso Vasconcellos


Psicóloga formada pela PUC/SP, com especialização em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicodramatista Didata com foco psicoterápico pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Terapeuta de casais e família pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Mediadora pelo Instituto Familiae/Mediativa. Professora colaboradora do curso de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. Psicóloga colaboradora do AMITI-IpqHc – Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Atende jovens, adultos, casais e famílias em consultório particular. E-mail: marina.vasconcellos@neolatina.net

Marta Echenique


Psicóloga e filósofa, especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, com atividade em clínica particular, diagnóstico e consultoria empresarial. Psicodramatista, docente e supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Fundadora e diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano de Porto Alegre. Coautora dos livros Poder e amor – A micropolítica das relações (Aleph, 1992) e Laços amorosos (Ágora, 2004).  

Mônica R. Mauro


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Psicodramatista, didata e didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP‑SP), mestre em Psicologia Clínica – Família e Comunidade pela PUC‑SP e terapeuta familiar pelo Instituto Sistemas Humanos.

Vivien Bonafer Ponzoni


Psicóloga, psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e terapeuta de família e casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Professora e interlocutora clínica no Instituto Sistemas Humanos de São Paulo e Sorocaba. Coordenadora do Núcleo de Psicodrama de Família e Casal da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Coordenadora do Fórum de Reflexão da Associação Paulista de Terapia Familiar, de 2012 a 2014. Coautora dos livros: Gritos e sussurros vol. I (Vetor, 2006), Mulher do século XXI (Roca, 2008) e Construção pela vivência em terapia familiar (Roca, 2011). Consultora de temas sobre comportamento na mídia escrita e falada.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [587.65 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicodrama com casais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Por todas as formas de amor

O psicodramatista diante das relações amorosas
Adelsa Cunha
Carlos Calvente
Carlos Roberto Silveira
e mais 8 autores
R$62,80

Esta obra amplia as reflexões sobre o amor, trazendo para o leigo informações sobre o tema e permitindo-lhe identificar-se com o conteúdo abordado. Além disso, sensibiliza o psicoterapeuta sobre a repercussão, em sua prática clínica, de conceitos e preconceitos relacionados às diferentes formas de amar. Entre os temas abordados estão homo e bissexualidade, amor na terceira idade, amores adolescentes e a dor do rompimento amoroso.

Laços amorosos

Terapia de casal e psicodrama
Elisa López Barberá
Gilda Castanho Franco Montoro
Júlia Motta
e mais 8 autores
R$84,60

Coletânea de artigos de profissionais de primeira linha que vem sendo pensado e elaborado há anos, com o intuito de dar visibilidade ao trabalho psicodramático com casais ou famílias. Dois planos interagem nos escritos: o impacto de mudanças sociais que interferem na vida familiar e a contribuição de Moreno para a terapia de casal.

Erotismo, Sexualidade, Casamento e Infidelidade

Sexualidade Conjugal e Prevenção do HIV e da AIDS
Ana Maria Fonseca Zampieri
R$81,80

Este livro aborda temas tabus no cenário do casamento brasileiro heterossexual, colocando em evidência a questão da AIDS. Ele contém vários aspectos da visão do mundo, da ciência e das relações de gênero. É obra imprescindível aos profissionais que trabalham com seres humanos tanto do ponto de vista psicológico e clínico, como social. A vasta bibliografia é, em si, muito valiosa.

Vínculo Conjugal na Análise Psicodramática

Diagnóstico estrutural dos casamentos
Victor R. C. Silva Dias
R$68,80

A questão do vínculo conjugal ganha aqui uma análise profunda com orientação e sistematização para diagnóstico e critérios para indicação de psicoterapia de casal. Há ainda outros artigos sobre tópicos atuais como identidade sexual e perfil do cliente nesse final de século.