ISBN: 9788571832046

Relação educador-educando, A

Um projeto psicodramático baseado em Morin e Moreno

Autor(es): Rosa Lidia Pontes

Ainda hoje, pouco tempo e espaço são dedicados ao desenvolvimento dos aspectos relacionais entre educadores e alunos. Em consequência, diversos treinamentos e aulas realizados em instituições e empresas de caráter educacional oferecem uma metodologia mecânica, em que o saber e o sentir do educando são desconsiderados. Fundamentada nesse pensamento, Rosa Lidia Pontes propõe neste livro um novo paradigma educacional, integrando as ideias de dois grandes pensadores que se recusam a fragmentar o ser humano, reduzindo- o apenas à dimensão racional, e acreditam em um futuro para a humanidade e para o planeta calcado no diálogo profícuo entre os seres humanos: Edgar Morin e Jacob Levy Moreno.Obra transdisciplinar e atual, dirige-se a educadores que desejam trabalhar mais eficazmente seus aspectos relacionais com seus aprendizes, considerando ambos seres dotados de razão, mas também de emoção; de mente, mas também de corpo.

Em estoque

R$48,20

ISBN: 9788571832046

Assuntos: , ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788571832046
REF: 20204
Edição 1
Ano 2018
Nº de Páginas 120
Peso 0.155 kg
Formato 14 × 21 cm

Rosa Lidia Pontes


Rosa Lidia Pontes

É psicóloga, psicodramatista, psicoterapeuta de alunos, professora e professora supervisora nos focos psicoterápico e socioeducacional. Mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e Organizacional, foi vencedora do Prêmio Febrap – 20º Congresso Brasileiro de Psicodrama – de 2016. É a atual presidente da Federação Brasileira de Psicodrama.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [540.10 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Relação educador-educando, A”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Intervenções grupais na educação

Ana Flávia Trindade dos Santos
Antônio dos Santos Andrade
Cristiene Gama Tenório
e mais 10 autores
R$59,70

Em estoque

O psicodrama permite renovar as atuações profissionais na educação, possibilitando um trabalho criativo com populações com grandes dissonâncias culturais. Também facilita a resolução de conflitos na rotina da escola, permanente desafio para educadores na difícil tarefa de intermediar alunos, professores e colegas. O livro traz exemplos e soluções de todo o Brasil, com resultados que incrementam o aprendizado e promovem cidadania.

Ações Educativas

Vivências com psicodrama na prática pedagógica
Escolástica Fornari Puttini (Org.)
Luzia Mara Silva Lima
R$59,70

Em estoque

A busca persistente de uma forma original de ensinar, privilegiando a espontaneidade, como proposto por Moreno, é o denominador comum dos artigos desse livro. Ele é o resultado do trabalho de um grupo de educadoras de diferentes regiões do Brasil e uma da Argentina, que de diferentes maneiras aplicam o psicodrama em sua prática pedagógica. Abordando temas tão diversos como a relação entre as teorias de Moreno com as de Vygotsky e Wallon, e a expressão da espontaneidade através do Tai Chi Chuan, esta obra irá enriquecer o cotidiano de todo profissional que lida com o ato de educar.

Para aprender no ato

Técnicas dramáticas na educação
Lígia Pizzolante Liske
Luzia Mara Silva Lima
R$64,20

Em estoque

Artigos de vários profissionais da área de educação, que narram experiências diversas, sempre tendo como instrumentos a filosofia de Moreno ou as técnicas de dramatização. Há trabalhos sobre educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, além de temas ligados à práxis do professor. Em comum, a visão diferenciada do ensinar e do aprender.

Lúdico nos grupos, O

Terapêuticos, pedagógicos e organizacionais
Regina Fourneaut Monteiro
R$42,80

Em estoque

Nesta obra, Regina Fourneaut Monteiro apresenta e classifica os jogos de acordo com o objetivo a ser atingido nos trabalhos com grupos terapêuticos, na área de educação ou em empresas e instituições. Destinado a psicodramatistas, psicólogos, psiquiatras, educadores, profissionais de RH e estudantes dessas áreas, o livro propõe o abandono da lógica aristotélica e a abertura para o novo.