Psicóloga pela Universidade de Blumenau (FURB) e psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Pós‑graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Atua na saúde pública como psicoterapeuta e na área educacional/social com ensino fundamental e projeto com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Integrante do grupo de estudos de psicodrama e relações raciais. Formada em yoga e meditação, atriz e participante de oficinas de iniciação musical.
Contato: adricd@gmail.com

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Etnodrama

Contribuições do grupo de estudos de psicodrama e relações raciais 
Adriana Cristina Dellagiustina
Adriane Rita Lobo
Caroline Batista Bettio
e mais 16 autores
R$74,70

Este livro é fruto de um grupo de estudos coordenado por Maria Célia Malaquias, principal referência em psicodrama e relações raciais no Brasil. As autoras aqui reunidas, propondo-se a repensar suas práticas cotidianas à luz das leituras e trocas vivenciadas no grupo, buscam compreender e denunciar as maneiras pelas quais o racismo estrutural e sistêmico adoece pessoas e relações em todas as esferas da vida. Tecendo interlocuções com as ideias de Jacob Levy Moreno e o pensamento de intelectuais negros e negras, discorrem sobre letramento racial, branquitude, relações familiares afrocentradas, intersubjetividade, mulher negra, envelhecimento e negritude, entre outros temas. Suas reflexões ajudam a entender o psicodrama como uma abordagem psicossocial que tem o potencial de contribuir para a luta antirracista e a construção de relações mais saudáveis.

Psicodrama e relações étnico-raciais

Diálogos e reflexões
Adriana Cristina Dellagiustina
Dalmiro M. Bustos
Denise Silva Nonoya
e mais 8 autores
R$75,70

Apesar da grande produção bibliográfica dos psicodramatistas brasileiros nas últimas décadas, o tema das relações étnico-raciais é extremamente raro tanto em livros quanto em artigos acadêmicos. A fim de preencher essa lacuna, Maria Célia Malaquias reúne neste volume profissionais renomados para discutir assuntos como racismo, protagonismo negro, representatividade, ancestralidade e inclusão. De sua posição de mulher negra, psicóloga e psicodramatista, Malaquias leva o leitor a refletir sobre a desigualdade racial no Brasil e sobre os caminhos e instrumentos que podem ajudar a debelar essa chaga que nos assola há tantos séculos.

Entre os temas aqui abordados estão:

  • A importância do Teatro Experimental do Negro, berço do psicodrama no Brasil;
  • As contribuições do intelectual e ativista negro Alberto Guerreiro Ramos para a terapia de grupo;
  • As consequências nefastas do complexo de vira-latas tupiniquim;
  • O uso das técnicas do psicodrama no enfrentamento do racismo e na ressignificação de experiências doloridas;
  • O papel transformador dos etnodramas na existência de pessoas negras e não negras.