Heloysa Dantas

Professora pós-doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de psicologia da educação. Obra publicada: A infância da razão – Uma introdução à psicologia da inteligência de Henry Wallon (Manole, 1990).

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista

Teorias psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille
R$62,80

Em estoque

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

Piaget, Vygotsky, Wallon

Teorias Psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille

Indisponível

Três professores da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.