Joselina da Silva

É socióloga, bolsista de produtividade em pesquisa (BPI) pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e professora dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Administração (do campus Cariri) e da pós-graduação em Educação (do campus Benfica) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrou o grupo de redatores dos verbetes relacionados à raça, ao racismo e ao movimento negro presentes na Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe (Boitempo, 2006). Foi membro do conselho consultivo e da equipe de redação da enciclopédia Mulheres negras do Brasil (Redeh/ Ed. Senac Rio, 2007). Além disso, publicou, entre outros trabalhos, o livro O movimento negro brasileiro: escritos sobre os sentidos de democracia e justiça social no Brasil (Nandyala, 2009, em coautoria). É uma das autoras do livro Experiências da emancipação (Selo Negro, 2011).  Atualmente desenvolve pesquisas sobre relações raciais, movimento social negro, antirracismo, mulheres negras e violência contra a mulher.

Livros deste autor

ATENÇÃO
Devido à pandemia de COVID-19, a qual nos impede de estimar e cumprir prazos de entrega, nossa loja está desabilitada para compra até que a situação se normalize. Você pode navegar normalmente, acompanhar nosso blog e comprar as obras nas lojas de nossos parceiros por meio dos links diretos na página de cada livro. Em breve nossa loja estará de volta e voltaremos a atendê-lo diretamente.

Exibindo 1 resultado

Experiências da emancipação

Biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980)
Beatriz Ana Loner
Elizabeth do Espírito Santo Viana
Flavio Gomes
e mais 10 autores
R$103,70

Em estoque

Esta coletânea reúne a história de milhares de ex-escravos e de seus descendentes dos últimos anos do século XIX até a década de 1980. De forma plural e inovadora, analisa os significados do pós-abolição – período de propostas, lutas e expectativas – por meio de biografias, da trajetória dos movimentos sociais e da formação e consolidação de instituições negras.