Jussara Miller

A bailarina, coreógrafa e educadora corporal Jussara Miller é graduada em Dança pela Universidade de Campinas (Unicamp), mestre e doutoranda em Artes pela mesma instituição. Em 1988, começou a estudar o movimento consciente, tendo como professores Klauss Vianna e seu filho Rainer. Posteriormente, foi professora da Escola Klauss Vianna, em São Paulo. Fundou e dirige, em Campinas, o Salão do Movimento, um espaço que enfoca a reflexão sobre o corpo e o estudo do movimento, com a aplicação da Técnica Klauss Vianna. Dirigiu e coreografou, ainda, a Cia. de Dança Quase Mundo e, a partir de 2000, voltou-se para a pesquisa solo de Dança com os espetáculos Cacos de louça acaso quebrada e Corpo sentado.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Escuta do corpo, A – Edição revista

Sistematização da Técnica Klauss Vianna
Jussara Miller
R$53,00

Em A escuta do corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna, Jussara Miller enfrenta o desafio de transformar em texto as vivências cinestésicas e apresenta, de forma organizada e inédita, a prática corporal do coreógrafo Klauss Vianna. Com base no relato da trajetória dos bailarinos Klauss, Angel e Rainer, a autora revela as descobertas dos Viannas, em especial de Klauss, com relação ao corpo e ao movimento – o que lhes permitiu aperfeiçoar a expressão corporal, tornando-a essencial para a prática da dança e da atuação no Brasil. Este livro busca suprir a carência de bibliografia a sobre a pesquisa dos Viannas e, principalmente, a ausência de registro da sistematização dessa técnica. Dessa maneira, a obra divulga uma prática que possibilita atingir a amplitude do movimento corporal e contribui para o amadurecimento da dança no país.

Qual é o corpo que dança?

Dança e educação somática para adultos e crianças
Jussara Miller
R$69,10

Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.