Detalhes do Livro
ISBN | 9788532302670 |
---|---|
REF: | 10267 |
Edição | 1 |
Ano | 2012 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0.2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): Jussara Miller
Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.
R$62,80
ISBN | 9788532302670 |
---|---|
REF: | 10267 |
Edição | 1 |
Ano | 2012 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0.2 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro, Jussara Miller apresenta, em caráter inédito, a sistematização da técnica Klauss Vianna, desafiando os limites de se transformar as vivências cinestésicas em texto. A obra busca suprir a carência de registros bibliográficos da pesquisa de movimento dos Vianna e, principalmente, a ausência de registro escrito da sistematização dessa técnica.
Abordando o trabalho da bailarina e coreógrafa Angel Vianna – uma das mais importantes referências na área de corpo, movimento e artes cênicas –, esta obra faz um paralelo entre o trabalho corporal de Angel e a formação do ator. Entre os temas abordados estão as técnicas criadas pela bailarina, sua prática pedagógica, os cursos oferecidos por ela e o uso da criatividade e do movimento no teatro.
Apaixonado pela dança e pelas possibilidades expressivas do movimento, o bailarino, coreógrafo e professor Klauss Vianna apresenta neste livro o resultado de um trabalho de observação, experimentação, estudo e reflexão sobre o corpo humano e suas implicações anatômicas, funcionais psicológicas, efetivas e espirituais.
Pioneira no campo da expressão corporal, Lola Brikman comemora quase três décadas do lançamento de sua obra-prima com uma edição revista e atualizada. Aqui, ela revê alguns conceitos e acrescenta novas experiências adquiridas em décadas de docência. Sempre baseada na ideia de que o movimento pode expressar a personalidade dos seres humanos, ela produz um trabalho original, socialmente relevante e de grande beleza.
Com o lançamento deste livro, o público brasileiro terá acesso a um trabalho pioneiro de educação corporal. Muito antes do aparecimento de todas as “ginásticas suaves”, das quais foi inspiradora, a autora já havia percebido que só um trabalho sutil de conscientização e aguçamento sensorial poderia contribuir para a melhora do indivíduo em seu todo psicossomático.
A dançaterapeuta argentina María Fux é conhecida pela sensibilidade com que trabalha com todos os tipos de público, extraindo dos movimentos corporais, da música e do silêncio uma trama que entrelaça palavras, corpos, ritmos vozes, linhas e cor. Neste livro, ela compara algumas das ferramentas criativas que utiliza para promover a comunicação em seus grupos de trabalho.
Nesta obra, Cora Miller Laszlo apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação somática com adolescentes, partindo tanto de seu processo pessoal como professora de Técnica Klauss Vianna (TKV) para adolescentes quanto como praticante da TKV. O livro apresenta um histórico da Escola Vianna, bem como seus princípios e desdobramentos na cena contemporânea. Além disso, e principalmente, vem suprir a carência de livros voltados para a dança e o adolescer, apresentando uma abordagem de corpo que parte da singularidade de cada um, respeitando as questões que emergem nessa faixa etária e dando-lhes vazão por meio do movimento. Nesse processo, aspectos como liberdade, criatividade e afeto ajudam a abrir outros caminhos de dança.
Avaliações
Não há avaliações ainda.