Maria Celia de Abreu

Nasceu em São Paulo, em 1944. Fez o curso secundário no Colégio das Cônegas de Santo Agostinho e se formou na primeira turma de Psicologia pela Faculdade São Bento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1968. Na mesma universidade, concluiu mestrado e doutorado em Psicologia da Educação.

Hoje aposentada, foi professora universitária. Na PUC-SP, esteve envolvida com planos pioneiros, como a criação do laboratório de Psicologia Experimental, a criação e implantação do projeto do Ciclo Básico de Ciências Humanas e Educação e o Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor Universitário (Sedape). Psicoterapeuta, atendeu em clínica particular por quase trinta anos.

Fundou e coordena até hoje o Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico (Ideac), cujo foco principal, desde 1992, é a psicologia do envelhecimento.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Velhice

Uma nova paisagem
Maria Celia de Abreu
R$67,90

Em estoque

Estima-se que, em 2050, a população de pessoas com mais de 60 anos comporá 30% da população brasileira, ou seja, cerca de 66,5 milhões de pessoas. Ao lado do grande crescimento do número de idosos, há também o aumento da expectativa de vida: hoje, no Brasil, vive-se em média 75 anos. Assim, todos nós estamos ou muito em breve estaremos envolvidos com velhos: por sermos idosos, por termos alta probabilidade envelhecer ou porque nossos produtos tendem a ser consumidos por esse público. Por que, então, a velhice permanece um estigma em nossa sociedade?A fim de mudar essa visão, a psicóloga Maria Celia de Abreu propõe neste livro transformar visões e ideias preconcebidas a respeito do velho. Partindo de estudos teóricos sobre a psicologia do envelhecimento e de vivências colhidas em grupos de estudos, ela propõe que a vida passe a ser encarada como uma estrada que percorre diversas paisagens diferentes – nem melhores nem piores que as outras.Com exercícios de conscientização e exemplos práticos, a autora discorre sobre inúmeros assuntos pertinentes à velhice, como corpo, sexualidade, memória, perdas, luto e depressão. Fundamental para idosos, seus familiares, cuidadores, pesquisadores e para todos os que desejam envelhecer com saúde, autoconfiança e alegria, a obra conta com depoimentos de importantes personalidades sobre emoções que sentem ao encarar a ideia da velhice.

Professor Universitário em Aula, O

Marcos Tarciso Masetto
Maria Celia de Abreu

Fora de catálogo

O livro tenta suprimir a lacuna que há em um docente do ensino superior: o professor se caracteriza como um especialista em seu campo de conhecimento, porém, não necessariamente domina a área educacional e pedagógica. Através de pistas, sugestões, idéias a obra estimula a reflexão, para uma renovação da ação filtrada pela consciência crítica do professor e adaptadas conforme sua vivência e criatividade.Este livro foi substituído pelo recém-lançado “Competência Pedagógica do Professor Universitário”, da Summus Editorial.