Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491708 |
---|---|
REF: | 12170 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 288 |
Formato | 1,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Liane Zink
Nesta obra, Liane Zink compartilha uma rica trajetória profissional e pessoal, entrelaçada com o desenvolvimento da psicoterapia corporal no Brasil e no mundo. Com base em sua experiência como terapeuta, formadora e viajante incansável, a autora nos convida a percorrer não apenas diferentes abordagens teórico‑práticas — como a bioenergética, a biossíntese e a biodinâmica —, mas também geografias, culturas e contextos sociais que moldaram sua visão sobre o corpo, os afetos e a energia.
O livro é fruto de décadas de atuação clínica, docência e pesquisa, marcadas por encontros transformadores com mestres como Alexander Lowen e David Boadella. Liane revela como contribuiu para a expansão das terapias corporais no Brasil, dos tempos pioneiros dos anos 1970 à fundação do Ágora — Centro de Estudos Reichianos e à criação dos encontros 3Bios, espaços de diálogo entre as três grandes escolas de psicoterapia corporal.
Ao relatar treinamentos realizados em países como Japão, Rússia, Portugal e Argentina, esta é uma obra de referência para profissionais e estudantes da área, repleto de reflexões sobre a leitura corporal, a prática clínica, a transferência, a utilização de sonhos e música na terapia, além de propostas vivenciais que resgatam a dimensão somática do ser humano. Trata-se de um mergulho no corpo como território de cura, memória e transformação. Prefácio de Rubens Kignel, apresentação de Carlos Briganti e posfácio de Regina Favre.
R$89,90
ISBN | 9786555491708 |
---|---|
REF: | 12170 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 288 |
Formato | 1,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro, o leitor encontrará inúmeros exercícios e técnicas de psicoterapia corporal que objetivam aliviar as tensões musculares e restaurar a fluidez natural do organismo. Partindo de sua vasta experiência clínica, Lowen apresenta casos de pacientes com sérias dificuldades emocionais que resultaram em dores e em problemas de cunho afetivo, os quais foram resolvidos pela bioenergética. Mostra, assim, que quando atingimos o estado de graça conseguimos nos conectar com todas as criaturas vivas e reconhecer nossa ligação com o mundo.A bioenergética é um caminho para entender a personalidade humana por meio do corpo e de seus processos energéticos. Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica que trabalha corpo e mente para ajudar os pacientes a resolver problemas emocionais e a perceber sua capacidade de obter bem-estar e prazer em todos os aspectos da vida.
Neste livro, o pai da bioenergética faz um relato emocionante da própria vida e mostra como essa forma de psicoterapia – que integra magistralmente mente e corpo – ajuda-nos a resolver problemas emocionais e atingir o máximo potencial para construir relacionamentos saudáveis. A obra é um presente para os admiradores de Lowen e uma introdução deliciosa para os que não o conhecem.
Uma das principais personagens da cultura corporalista no Brasil, Regina Favre registra neste livro sua busca pessoal e profissional de um horizonte em que a cultura do corpo fosse disseminada e consolidada no Brasil. Ao longo destas páginas, ela conta sua trajetória desde os anos 1960, quando entrou em contato com abordagens psicoterápicas como o psicodrama e a bioenergética, passando pelas vivências em Londres e na Califórnia, quando finalmente conheceu aquele que moldaria seu pensamento e sua práxis: Stanley Keleman, o respeitado autor de Anatomia emocional e de diversos outros livros publicados pela Summus Editorial. A partir daí, Regina passou a incorporar também outras influências, como a esquizoanálise de Deleuze e Guattari, fazendo uma crítica ferrenha ao modo capitalista de se apropriar de corpos. Regina produziu, assim, um jeito absolutamente inovador e anticolonialista de enxergar a realidade somática, social e política dos brasileiros.
Nesta obra, Alexander Lowen explica como a experiência de prazer ou de dor determina nossas emoções, nossos pensamentos e nosso comportamento. Examinando a psicologia e a biologia do prazer, ele analisa suas raízes na natureza do corpo e mostra que só há saúde emocional quando estamos num estado de prazer – ou seja, quando nos sentimos bem com o nosso corpo. O autor descreve o prazer como uma força criativa — a única forte o bastante para fazer oposição ao potencial destrutivo do poder. Na maioria dos adultos, a luta por poder rivaliza com a busca de prazer, provocando tensões musculares crônicas e minando nossa criatividade. Baseando-se em estudos de caso que ilustram o funcionamento da bioenergética, Lowen mostra que todos podemos nos reconectar com nosso corpo e recuperar o equilíbrio corpo-mente, recobrando nossa espontaneidade natural e a capacidade de sentir prazer e de levar uma vida mais criativa e plena.
A relação entre o amor e o coração é mais do que simbólica, é real. Emoções reprimidas, principalmente conflitos sexuais não resolvidos, bem como mágoas psíquicas profundas podem de fato enrijecer o peito de modo a formar uma couraça. Assim, a energia emocional aprisionada pode literalmente contrair o coração. Lowen esboça sua tese revolucionária através de impressionantes casos verídicos, aplicando os princípios de Reich e analisando os efeitos do trauma emocional sobre o corpo. O livro demonstra como é possível proteger o coração e, ao mesmo tempo, alcançar uma vida amorosa pacífica e gratificante.
O interesse cada vez maior sobre a vida e o trabalho de Wilhelm Reich é indiscutível. Neste livro, David Boadella, com sua capacidade de exploração e pesquisa, percorre a vida de Reich de maneira profunda e esclarecedora, apresentando-nos verdadeiro tesouro de fatos e interpretações.
Ao contrário do que diz o senso comum, os narcisistas não amam a si mesmos nem a mais ninguém. Eles não conseguem se aceitar; ao contrário, constroem uma máscara rígida para ocultar suas emoções. Influenciados pela nossa cultura e predispostos por fatores ligados à personalidade humana, os narcisistas costumam preocupar-se mais em parecer felizes do que em sê-lo. Sedutores e manipuladores, estão sempre em busca de poder e controle, deixando de lado os verdadeiros valores do self – autoexpressão, autodomínio, dignidade e integridade. Nesta obra revolucionária, Alexander Lowen usa sua ampla experiência clínica para mostrar que os narcisistas podem recuperar os sentimentos suprimidos e reaver sua humanidade. Por meio da terapia bioenergética, tanto os narcisistas quanto aqueles que convivem com eles encontrarão o caminho para uma existência plena e verdadeira.
Medo da vida é um estudo aprofundado da condição humana na cultura moderna. Alexander Lowen mostra que o estresse, a tensão, a ansiedade e o comportamento neurótico derivam do medo da vida – são fruto dos esforços inconscientes do indivíduo para superá-lo. Entretanto, é impossível superar esse medo; pode-se apenas suprimi-lo ou negá-lo, à custa da espontaneidade e do equilíbrio mental. Partindo de uma síntese entre as ideias de Freud e Reich – passando inclusive pelo mito de Édipo –, Lowen analisa a oposição entre ser e ter. Mostra, assim, que o indivíduo que almeja ser precisa parar o fazer frenético e investir no autoconhecimento. Quando se tem a coragem de aceitar e sentir a dor, a tristeza e o vazio interior, pode-se curar o trauma e obter prazer, realização e alegria. É esse o propósito da análise bioenergética.
“Medo da vida é meu livro mais importante.” — Alexander Lowen
Para Alexander Lowen, a pessoa deprimida perdeu o contato com a realidade – sobretudo com a realidade do próprio corpo. Este livro, pioneiro no estudo da depressão e de suas consequências físicas e mentais, analisa, de forma clara e direta, as forças culturais e psicológicas que contribuem para a instalação do transtorno e mostra caminhos para que possamos superá-lo. O primeiro passo para isso é, segundo o autor, reestabelecer a conexão com nosso eu interior e aprender a reconhecer as manifestações físicas de nossas emoções. Baseado em sua vasta experiência com pacientes deprimidos, Lowen apresenta uma série de exercícios bioenergéticos que nos ajudam a despertar para nossa energia interna e permitem-nos expressar nossa singularidade e recuperar a espiritualidade e a fé na vida.
A obra reúne textos que retratam a existência de Anna Verônica, psicanalista na Sociedade Brasileira de Psicanálise, da infância, da juventude, militante do Movimento Juvenil Sionista-Socialista (Dror), a convivência com toda uma geração de sociólogos e filósofos que marcaram a esquerda paulista, a fundação do curso de Psicologia Reichiana no Instituto Sedes Sapientiæ, aos dias atuais. Compilado pela filósofa e psicoterapeuta Regina Favre, que compõe um mosaico em que o enigma da mulher moderna se revela com toda radicalidade, dor, espanto, humor, contemplação, ternura, crueldade, gratidão e memória.
Neste livro, que se tornou um grande clássico em diversos países do mundo, Alexander e Leslie Lowen apresentam os principais exercícios usados na bioenergética. Depois de explicar os fundamentos primordiais da abordagem – como grounding, respiração, autoconhecimento e contato –, os autores oferecem mais de 100 exercícios que podem ser realizados tanto em grupo quanto individualmente. Por meio deles, o leitor será capaz de liberar as tensões corporais que restringem seu potencial energético, além de obter uma respiração mais profunda e aumentar sua capacidade vital. Totalmente ilustrada, a obra traz ainda técnicas de massagem e exercícios sexuais.
Neste livro, Alexander Lowen mostra como recuperar a vitalidade do corpo e liberar a energia de sentimentos suprimidos. Partindo de exemplos de sua atuação clínica, ele mostra que as experiências emocionais dolorosas – de abuso sexual ao medo de morrer, passando pela raiva e pelo coração partido – são manifestados em sintomas corporais. Partindo desse conhecimento, o autor ajuda os leitores a identificar esses sinais inequívocos do corpo que clamam por liberdade. A saúde vibrante que resulta desse processo tem benefícios inegáveis para a totalidade do ser, como o aumento do prazer sexual e o aprofundamento da espiritualidade. Este livro, ápice do trabalho de Lowen, é um guia certeiro para a transformação pessoal.
Nesta obra pioneira, Alexander Lowen explica como os indivíduos negam a realidade, as necessidades e os sentimentos do corpo. Essa negação acaba por desenvolver a cisão entre mente e corpo, gerando um ego sobrecarregado e obcecado com o pensar – sempre em detrimento do sentir e do existir.Aqui, Lowen elucida os fatores energéticos que produzem e mantêm tal cisão e apresenta técnicas terapêuticas comprovadamente eficazes para resolver o problema. Por meio de profundas reflexões e da análise de casos reais, o autor também traça um paralelo entre a dualidade corpo-mente nos indivíduos e nossa separação da natureza.
Biossíntese significa a integração a vida, e seu conceito central tem por base a existência de correntes energéticas fundamentais no organismo humano, também denominadas “fluxos vitais”. A trajetória do desenvolvimento e expressões do ser humano, da vida intra-uterina à morte, a partir de fatores biológicos básicos, sobretudo os processos rítmicos do corpo.
Tradução de Cláudia Soares Cruz.
Neste livro, que se tornou um clássico da psicoterapia, Alexander Lowen explica as bases da terapia bioenergética e mostra como ela pode ajudar os pacientes a resolver problemas de personalidade e, também, físicos e emocionais. Nessa abordagem, usa-se o corpo para compreender a mente. Mostrando que a energia do organismo é vital para seu funcionamento, Lowen mostra que, sem ela, a tensão muscular crônica se instala e passa a comprometer o que pensamos, sentimos e fazemos. Partindo da estreita ligação entre processos físicos e mentais, Lowen desenvolveu exercícios especiais para dissolver essa tensão, integrando os níveis emocional, físico e psíquico num todo coerente e pleno. Ricamente ilustrada, esta obra é um marco na área e inspirará tanto psicoterapeutas quanto aqueles que desejam se sentir mais conectados consigo mesmos e com o mundo.